Parte 2: O que rolou de novo na parada da Copa

Alexandre Pato
Na segunda parte deste post, começo falando do futebol espanhol, e de Alexandre Pato. O jornal Sport disse que Silvio Berlusconi ofereceu ao Barcelona uma troca: Ibrahimovic vai para Milão e Pato para a Cataluña. Pato entra pra lista de “especulados” no lado do Barcelona, onde jogadores como Torres e Robinho já foram especulados. O empresário de Ibrahimovic, Mino Raiola disse que pra Itália, Ibra não volta e que ficaria no Barcelona, não sei se a segunda coisa acontece.

*SONHO ANTIGO… O Barcelona quer contar com Mascherano, e não é de hoje. Com a  ida de Yaya Touré para o Manchester City, o The Sun especula que 25 milhões de libras deverão ser ofertados pelo Barcelona para tirar o argentino do Liverpool. Não sei se seria uma boa pro Barcelona. Muda um pouco o estilo de seu meio-campo, que conta com bons trocadores de passe, Mascherano é mais um destruidor, em todos os sentidos.

*Na Espanha a mania era especular sobre quem entra e sai no Real Madrid, mas a mania mudou de lado e foi pro Barcelona, aguenta mais uma aí. As atuações de Özil na Copa chamaram a atenção, o Barça estuda oferecer ao Werder Bremen o zagueiro brasileiro Henrique, o meia bielorrusso Hleb e mais uma quantia em dinheiro. Reza Fazelli, empresário de Özil, diz que o atleta admira o Barcelona. Vai ser dificil o Werder Bremen segurá-lo.

Thierry HenryO ciclo de Thierry Henry no Barcelona parece ter realmente chegado ao fim. O diretor geral corporativo do Barcelona, Joan Oliver disse que tanto atleta quanto clube estão chegando a um acordo, e a vontade expressada por Henry em deixar o clube foi algo que prevaleceu muito. Henry está muito próximo de chegar a um acordo com o New York Red Bulls dos EUA. Uma pena ver a decadência de Henry. Em um curto espaço de tempo, tivemos de ver um grande craque participando de um dos lances mais polêmicos dos últimos tempos (a mão contra a Irlanda), ser banco no Barcelona e quase nem entrar (caso do jogo de volta da semifinal da Liga dos Campeões contra a Inter, quando Guardiola apostou na entrada de garotos ao invés de Henry), participar de um verdadeiro fiasco de sua seleção nacional em uma Copa do Mundo. A ida pros EUA é pura e simplesmente uma ida para fazer caixa e encerrar a carreira.

*É Barcelona ainda. O Marca disse que os catalães haviam contratado Juan Mata, do Valencia, mas tanto jogador quanto atual clube desmentem.

*Se lembra que eu falei que Fernando Torres foi especulado no clube catalão? Pois é, o Daily Mail disse que o Barça quer oferecer 46 milhões de euros para o atleta do Liverpool.

*REAL MADRID: Contentes? Falarei dos merengues. Por 25 milhões de euros, o Real acertou a contratação de Dí María, que estava no Benfica. Bela contratação. Dí María é um garoto promissor, habilidoso, com grande técnica, vamos ver se ele consegue se firmar na capital espanhola.

*MENOS, MENOS… O jornal As disse que o Sevilla está de olho em Jucilei do Corinthians, mas o “Menos, Menos” que eu teclo é que o jornal disse que Jucilei é o melhor volante do Brasil. Um pouco de calma. Tá certo que o cara é promissor, mas nem titular absoluto do Corinthians ele é. Outras opções são Alou Diarra do Bordeaux e Boateng do Getafe. Para essa posição, Guarente foi trazido da Atalanta.

Filipe LuísO Barcelona tentou trazê-lo na temporada passada, sem sucesso, agora é a vez do Atlético de Madrid tentar tirar Filipe Luís do La Coruña. A proposta feita foi de 12 milhões de euros, mas o “seu” Augusto César Lendoiro, presidente do La Coruña, quer 15 milhões. Acho eu que Filipe Luís cairia como uma luva em vários times da Espanha, é um grande lateral.Filipe Luís

*No Valencia, chega o reforço que ocupará o lugar no banco de reservas que era ocupado pro Zigic (que se transferiu para o Birmingham), e é Roberto Soldado, revelado pelo Real Madrid e que estava no Getafe. Achei boa a contratação. Soldado pode não ser atacante do nível de Real Madrid, mas para ser reserva de Villa no Valencia faz sentido. Ainda falando do Valencia, o clube espanhol fez um contratação interessante, Alberto Costa, meia que defendia o Montpellier. A transação girou em torno dos 6,5 milhões de euros e o argentino diz ser um sonho estar no Valencia e ainda citou vários atletas argentinos que por lá passaram. Costa tem como qualidade a bola parada.

*Para o lugar de Soldado, o Getafe trouxe do Zaragoza, Arizmendi, que fez boa temporada. Pode-se dizer que trocou seis por meia dúzia, mas também vale lembrar o fato de que o time do subúrbio de Madrid jogará a Europa League 2010/2011.

*Popular em Portugal, Jesualdo Ferreira tenta fazer carreira fora do país lusitano e acertou com o Málaga. O treinador estava no Porto desde 2006. Vale lembrar também, que recentemente o sheik Abdullah Bin Nasser comprou o Málaga, ou seja, um investimento maior deve acontecer no clube.

*Grande surpresa da última temporada do Campeonato Espanhol, o Mallorca trouxe um novo treinador para comandar a equipe na Liga Europa, é o dinamarquês, o ex-jogador Michael Laudrup. Ele treinará a equipe por duas temporadas. Brondby, Getafe e Spartak Moscow foram equipes que já tiveram Laudrup no comando.

FUTEBOL ITALIANO

ITALY SOCCER SERIE A
Começamos a falar do futebol italiano com Luca Toni. O “pequeno atacante” foi contratado e já apresentado pelo Genoa. Vamos ver se é uma boa, porque Toni está em uma fase maldita a um bom tempo.

*Agora falando de atleta brasileiro… O goleiro Rubinho, que esteve há algum tempo atrás cotado para ir para a Seleção (Graças as grandes atuações pelo Genoa) acertou sua ida para o Chievo. Desde que deixou o Genoa, Rubinho não se acertou em clube nenhum.

*O Milan acertou com um treinador. Após a saída de Leonardo, chega Massimiliano Allegri, que estava no Cagliari. Bom, ele montou um bom time no Cagliari, só que montar um bom Cagliari pra ficar no meio da tabela é uma coisa, agora montar um Milan pra ser campeão é outra coisa completamente diferente… Ainda falando do Milan, o Rossonero agora sim tem UM GOLEIRO, não um goleiro, e sim UM GOLEIRO, que não cometa tantas falhas como cometiam Dida, Abbiati, Kalac e outros, seu nome é Amelia, com passagens pela Azzurra e que estava no Genoa.

*Boa notícia para clubes que querem um zagueiro e um atacante. Mauricio Zamparini, diretor do Palermo disse que o clube não poderá contar com alguns jogadores de seus elencos e o defensor Kjaer e o atacante Cavani dificilmente ficarão na Siciglia.

*Para Júlio César não se acomodar no gol, a Internazionale tratou de trazer um goleiro de bom nível para fazer sombra ao brasileiro, Castellazzi, que estava jogando a um bom tempo na Sampdoria.

Rafa BenitezApós perder José Mourinho para o Real Madrid, a Internazionale tratou de recompor seu banco e trouxe Rafael Benítez, ex-Liverpool. O valor da transação não foi divulgado. Muitos podem dizer que é uma boa contratação, eu digo que é uma incógnita. Benítez é um bom treinador, só que ele pode fazer grandes contratações (como Liverpool fez com Torres) e contratações ridículas (jogadores como Riera), e que geralmente são seus conterrâneos, podem pintar espanhóis na Inter.

*Tentando melhores resultados na temporada, a Juventus começa a se reforçar e Simone Pepe, ex-Udinese, é um reforço. Vale lembrar que sem jogar absolutamente nada em três jogos, Pepe foi titular nos jogos da Itália na Copa. Marco Motta, que estava por empréstimo na Roma, mas que pertence a Udinese, jogará na Juventus por empréstimo de um ano. A Juventus pagou 15,5 milhões de euros para o Bari para trazer Bonucci, que estava no Bari. 12 milhões de euros foi o que o time de Turim gastou para trazer Martínez, que estava no Catania.

*O Imperador voltou. A Roma trouxe o problemático Adriano. Espero que os romanos saibam o pacote de responsabilidades que esteja trazendo. Como jogador, um dos grandes atacantes do mundo, já na vida fora de campo, um dos mais problemáticos do mundo. Na mesma Roma, quem chega é Fábio Simplício. Não tinha mais clima pra ele no Palermo. Desde o meio da temporada passada quando foi falado que ele iria para a Inter a torcida passou a pegar no seu pé.

*Especulado na Inter antes da vinda de Benítez, Sinisa Mihajlovic assumirá a Fiorentina.

*Preocupada com a péssima campanha na Copa do Mundo de 2010, a Federação Italiana anunciou que diminuiu de 2 para 1 o número de jogadores extra-comunitários. Os clubes, no entanto, poderão permanecer com aqueles que já estão no elenco, tendo, obrigatoriamente, que negociar ou dispensar um extracomunitário para trazer o outro.

*A Sampdoria perdeu seus dois goleiros (Castellazzi e Storari), tratou então de trazer um goleiro, seu nome é Gianluca Curci, que estava no Siena e tem passagem pela Roma e pela Seleção Italiana.

RESTO DA EUROPA

Quim
Começamos falando do futebol português: O goleiro Quim, que esteve cotado para ir à Copa do Mundo por Portugal (ele foi titular em algum tempo na seleção lusa) trocou o Benfica pelo clube que o revelou, o Braga, só que ele conseguiu um grande feito. Em seu primeiro treino no novo clube, sofreu uma lesão no tendão de aquiles e deverá ficar parado por seis meses. QUE FASE!!!!!

*A eliminação de Portugal na Copa tem gerado muitas consequencias. A imprensa pede a cabeça de Carlos Queiroz, que nega que irá pedir demissão. Deco (que deve jogar no Brasil) anunciou que não joga mais na Seleção lusa, e agora, foi a vez de Luís Figo criticar a postura como capitão de Cristiano Ronaldo:

“Minha impressão é que um capitão pode ser diferente de outras pessoas, mas um capitão, independentemente do sucesso ou fracasso, sempre tem que defender o grupo. Nos momentos difíceis, deve dar a cara pelo grupo”

ManichePelo jeito não passou só de uma boa Copa do Mundo. Em 2006, Maniche surpreendeu fazendo uma boa Copa do Mundo com a camisa de Portugal, porque desde lá, ele tem perambulado de time em time atrás de se firmar em algum clube, porém, nada deu certo. Seu novo clube é o Sporting. Maniche volta a sua casa, o futebol português.

*No atual campeão português, o reforço vem da Argentina. Nicolás Gaitán vem do Boca Juniors, por cinco anos. O Benfica parece querer meio que copiar o sucesso que o Porto fez com jogadores argentinos, como Lucho González e Lisandro López, que não só renderam títulos ao clube, mas também dinheiro com vendas no futuro.

*De Portugal vamos para a “amorosa” Rússia, já que Vágner Love está de volta ao CSKA Moscow. Love ficou de 2004 até o meio de 2009 no CSKA. Nesse meio tempo de saída, ele teve uma passagem pouco feliz no Palmeiras e uma passagem boa no Flamengo. O último clube dele não conseguiu um acordo com o representantes do jogador e ele voltará a Rússia, porém, sua permanência não é certa. Ainda falando do CSKA, o time russo acertou com a revelação sérvia, Zoran Tosic, por cinco anos. O garoto estava por empréstimo no Colônia, mas pertencia ao Manchester United.

*Pulamos para a Ucrânia, e o Dynamo de Kyev está montando um ataque interessante. O clube já tem o veterano Shevchenko, Guilherme, ex-Cruzeiro está voltando. Ele estava por empréstimo no CSKA. Tanto o atacante quanto o clube russo não se acertaram para uma compra definitiva. Para fechar, o Dynamo tirou um dos garotos prodígios do Santos, o atacante André, por 7 milhões de euros e por cinco temporadas. Olha, do jeito que o Sheva anda mal das pernas, não me surpreenderia com ele sendo banco de Guilherme e André.

*Atual campeão holandês, o Twente anunciou o substituto de Steve McLaren (Que acertou com o Wolfsburg), seu nome é Michel Preud’homme, que estava no Gent da Bélgica.

*Um dos mais criticados por ser titular da França na Copa do Mundo, Sidney Govou tratou de deixar o país para não arranjar confusão. Ele é o novo reforço do Panathinaikos. O atacante estava sem contrato no Lyon e assinou por 2 anos com o clube grego.

*Após uma campanha ruim na Copa (porém histórica, pois a Grécia marcou seu primeiro gol e venceu seu primeiro jogo em Copas), a Grécia perdeu seu treinador, Otto Rehhagel, que teve seu contrato expirado, mas um novo treinador vem aí. O treinador português, Fernando Santos assumirá o comando da equipe. Santos levou a desconhecida equipe do PAOK para a Liga dos Campeões. Dia 11 de agosto será seu primeiro jogo, contra a Sérvia.

*O PAOK perdeu seu treinador mas trouxe um jogador de prestígio na Grécia. Salpingidis está de volta. Ele surgiu em 1999 no próprio PAOK, mas se transferiu para o Panathinaikos, porém, seu contrato acabou, e o bom filho e casa torna.

*Agora, falando no futebol turco, o Ankaraguçu trouxe um dos artilheiros da Copa do Mundo. O eslováco Vittek foi comprado por 2,1 milhões de euros. Ele já estava na Turquia por empréstimo do Lille, agora foi comprado em definitivo.

*O brasileiro naturalizado turco, Gokçek Véderson trocou de clube na Turquia. Ele que defendia o Fenerbahçe está de saída para o Bursaspor.

Ricardo QuaresmaO Besiktas está investindo para essa nova temporada e trouxe Ricardo Quaresma, que estava encostado na Internazionale. O clube turco desembolsou 7,3 milhões de euros para trazê-lo. Sinceramente, nunca vi nada de mais no jogador português. Para mim, nunca passou de um firulento que só sabe fazer média com a bola no pé. Outra que chega ao clube turco é o técnico Bernd Schuster, que estava sem clube, desde que deixou o Real Madrid.

*Para fechar este post, uma notícia que me deixou de boca aberta. Mário Jardel ainda está jogando, mas não está em algum clube perdido nesse Brasilzão, ele acertou sua ida para o Cherno More Varna, da Bulgária. Ele chegou prometendo gols e dizendo que quer conquistar a Liga Bulgara. Ele ainda teve a audácia de dizer que não joga em alto nível a 14 meses. Eu me lembro dele no Criciúma, ele não jogava em alto nível, era um peladeiro em campo, isso foi 2008. Vamos calcular: agora é o mês julho, ou seja, mês 7, ou seja, ele diz que não joga em alto nível desde maio de 2009.

Uma resposta em “Parte 2: O que rolou de novo na parada da Copa

  1. Pingback: Twitter do blogueiro | Futebol Europeu Online

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s