h1

O show de Berlusconi

20 de julho de 2010

Silvio Berlusconi, dono do Milan

Na reapresentação do Milan, hoje no CT de Milanello, quem chamou a atenção das camêras foi esse cidadão aí acima, Silvio Berlusconi, dono do Milan. O impacto (ou falta do que falar) foi tão grande, que no site da Gazzetta dello Sport, a página da notícia da reapresentação do Milan, teve um texto enorme e mais uns trocentos vídeos.

Começamos com os protestos. Mais ou menos dois mil torcedores foram ao CT de Milanello para recepcionar o time, mas principalmente, protestar contra a gestão Silvio Berlusconi. Ou seja, segurança reforçada. Muitos torcedores reclamaram dos poucos reforços que chegam e desses poucos, nenhum tem um nome impactante:

“Antes contratavamos Baggio, hoje só Caravaggio”

Dizia uma das faixas, em referência a compra feita por Berlusconi, que comprou um quadro do pintor Caravaggio.

ZLATAN IBRAHIMOVIC

Um dos jogadores mais desejados do momento é Zlatan Ibrahimovic, esquecido no Barcelona. Perguntado se faria alguma loucura para trazê-lo pro Milan, Berlusconi foi claro:

“Não sei até que ponto ele se encaixaria na equipe”

Me parece ser uma desculpa esfarrapada de um time com pouca grana. Até parece que o Ibra não se encaixaria no Milan. Vai me dizer, Berlusconi, que tu preferes ter no ataque Borriello e não Ibrahimovic? Francamente.

PADRÃO TÁTICO (WHAT?)

Uma das coisas mais chatas que tem no futebol é quando um dirigente ou o presidente (como é nesse caso) quer se meter na escalação do time. Se ele se mete nesse assunto, por que paga um treinador? Pois é, Silvio Berlusconi disse como quer que o Milan jogue:

“A missão é muito clara. Temos que atacar, não queremos ter só um atacante, isolado, mas dois homens na frente”

Isso me soou como uma crítica a treinadores passados. Carlo Ancelotti, que tinha pouco material ofensivo, jogava de certa forma retrancada (o que lhe deu fama de retranqueiro, o que é um baita de um esteriótipo, pois no Chelsea ele mostrou “o quanto retranqueiro” ele é) e com um atacante só, às vezes Pato, às vezes Inzaghi. Leonardo usava o esquema da moda (além dos quatro atrás, dois volantes, um meia criador, dois pontas e um centro avante), mas que tinha somente um centro avante (não gosto de dizer só um atacante, porque Pato e Ronaldinho mais atacavam), Borriello.

“Quando entrei neste esporte como presidente, há 25 anos, entendi uma coisa básica: no futebol é preciso ganhar. Para ganhar, é preciso fazer gols. Para fazer gols, deve-se finalizar. E para criar oportunidades, é necessário ter atacantes dentro da área ou próximos a ela”

Por quanto mais problemas Berlusconi tenha, nessa eu tenho que concordar com ele. Prefiro mil vezes três atacantes ou armadores, do que três volantes ou zagueiros.

Berlusconi poderia fechar essa seção com aquele discurso diplomático “de que a opção é do treinador, isso é só um pitaco”, mas ele foi direto ao assunto.

“Fui muito claro a respeito disso com o treinador”

RONALDINHO GAÚCHO

Para fechar, vamos falar do astro brasileiro. Ronaldinho está sendo especulado em tudo quanto é lugar, Brasil, EUA, Grécia e por aí vai. Mas Silvio Berlusconi tratou de dar um basta nesse assunto:

“Ele é o maior de todos os tempos. Posso colocar claramente que ele vai permanecer no Milan até o fim de sua carreira”

Bom, com esse papo, ele pelo menos deixa claro a gratidão que ele tem em ter Ronaldinho no seu time. Pode ser verdade, pode ser mentira, mas o Gaúcho ouvindo isso pode ter ficado com o “coração amolecido”. Mas esse papo de “até o fim da carreira” me deixa um pouco encucado. Será que Ronaldinho ficaria treinando toda a semana, jogando toda a semana até o fim da carreira, sabendo que no Brasil ele pode ficar a semana inteira sem treinar, aparecer só no dia da partida e jogar?

Faixas de protesto contra Berlusconi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: