A fórmula do sucesso

Garotos do Mainz são a grande sensação da temporada (AFP)

Na última Copa do Mundo, os garotos da Seleção da Alemanha encantaram o mundo da bola. Embora não tenham ganho a competição, acabaram morrendo nas semi-finais, a seleção germânica ganhou muitos simpatizantes, por mostrar garotos com muita velocidade, habilidade e vitórias. Mas parece que esse momento não surgiu por acaso. Na Bundesliga, vários garotos alemães tem aparecido com grande destaque. O Mainz, grande sensação da Bundesliga, que em 7 jogos tem 7 vitórias, apresenta esses garotos. Por exemplo, na última rodada, onde o Mainz bateu o Hoffenheim, seis jogadores tinham menos de 25 anos (Fuchs, Polanski, Schürrle, Holtby, Allagui e Szalai).

A opção que o técnico Thomas Tuchel faz é interessante. Ele prefere optar por ter uma defesa consistente e experiente, onde o goleiro (por enquanto titular, pois Müller está contundido) Wetklo tem 30 anos, Bo Svensson e Nikolce Noveski tem 31 anos e Zabavnik tem 30 anos, enquanto o novato Fuchs, tem 24, além de ter um ataque com garotos novos, habilidosos e promissores, como Lewis Holtby, praticamente desprezado pelo Schalke 04 e que tem somente 20 anos, Schürrle, de 19 anos, além de Allagui, de 24 anos e Szalai, de 22, sabem botar a bola para dentro.

Não só os resultados que agradam. Os garotos comandados por Tuchel tem mostrado um futebol que tem agradado a todos, com velocidade, agilidade, troca de posições e gols. Grandes times como Bayern e Bremen, já sentiram como esse meninos são ferozes.

O Mainz não é o único exemplo de garotos que fazem sucesso na Alemanha. No atual campeão alemão Bayern, Toni Kroos, que emprestado ao Leverkusen na temporada passada fez sucesso, voltou ao time bávaro e vem recebendo oportunidades, além de Thömas Müller, que tira suspiros de quem gosta de um futebol bem jogado. O Bayer Leverkusen é outra equipe que sempre mostra bons jovens valores. Adler tem 25 e mesmo sendo uma realidade, não deixa de ser um goleiro jovem, com grande futuro. Na defesa rubro-negra, garotos como Reinartz (21 anos), Schwaab (22) e Castro (23) não são novidades dentro de campo, jogam com frequencia. Lars Bender, nessa temporada tem recebido mais oportunidades, assim como Renato Augusto, que tem jogado mais como titular. O Werder Bremen é outra equipe que tem apostado em garotos, como Boesnich e Prödl, que não tem tanto destaque, jogam jogo sim jogo não, quem tem ganhado espaço é o volante Bargfrede, mas o grande destaque é Marko Marín, uma das grandes apostas do futebol alemão.

Só que no futebol alemão, tanta atenção quanto tem chamado o Mainz 05, só o tradicional Borussia Dortmund. O BVB tem mostrado um futebol vistoso e… com garotos. Na defesa da equipe, Subotic e Hummels, ambos de 21 anos são titulares, além de Schmelzer, lateral esquerdo de 22 anos. Sahin está voando no meio-campo do Borussia, ele tem somente 22 anos, assim como Grosskreutz. Kuba entra constantemente, entra bem, nos seus 24 anos. O artilheiro Lucas Barrios tem 25, mas quem tem se destacado realmente é Shinji Kagawa. Nos seus 21 anos, ele tem esbanjado habilidade, técnica e gols, até agora, para mim, é o melhor jogador da Bundesliga, é claro que são apenas 7 rodadas.

Mesmo mal na temporada, o Stuttgart tem mostrado bons garotos, como o já conhecido Tasci, além de Gebhart e Harnik. O Hoffenheim é outra equipe que está lá em cima e que também tem jovens valores, como Beck, que frequenta a seleção alemã e tem 23 anos, Vorsah, zagueiro artilheiro de 22 anos, sem falar de Rudy, Vukcevic e Sigurdsson. O jovem que realmente tem chamado a atenção no Hoffe é Mlapa, de 19 anos. O Borussia Möenchengladbach sempre revela bons jogadores e neste temporada, além do já conhecido Reus de 21 anos, Hermann, de 19, vem despontando.

Enfim, pelo jeito, a fórmula do sucesso recente do futebol alemão parece ser esse: As categorias de base. Acredito eu, que se no Brasil o trabalho que é feito com garotos na Alemanha se repetisse, teríamos um verdadeiro domínio futebolístico, pois há cada ano, surgem vários e vários jogadores, até em clubes menores surgem promessas, mas mal trabalhados, acabam caindo no esquecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s