Lupa na Europa – Ep. 3

País de Zbigniew Boniek, Wlodzmierz Lubanski, Grzegorz Lato, Kazimierz Deyna, Andrzej Szarmach, Jan Tomaszewski e Wlodzimierz Smolarek e atualmente de Boruc, Jerzy Dudek, Kuszczak, Jack Krzynowek, Kuba e Jelen, país também que tem uma densidade populacional de 123 habitantes por km2, onde a renda per capita é US$11.100, onde o fuso-horário em relação ao Brasil é quatro horas à mais, onde há cerca de 1.202 jogadores profissionais no futebol, onde há cerca de 5.690 clubes e cerca de 5,19% da população pratica o nosso amado futebol, a Polônia hoje é berço de 13 jogadores brasileiros. Vamos a alguns deles.

THIAGO RANGEL

Nome: Thiago Rangel Cionek
Nascimento: 21/04/1986, em Curitiba
Posição: Zagueiro
Clubes no Brasil: Cuiabá e CRB
Clubes no exterior: Bragança (POR) e Jagiellonia Bialystok (clube atual)

Thiago Rangel - Jagiellonia Bialystok

Líder do Campeonato Polonês, o Jagiellonia Bialystok tem como uma das principais peças da equipe o brasileiro Thiago Rangel. Das treze partidas de seu time na temporada, ele participou de dez. Recentemente, Thiago deu uma entrevista ao blog do Roberto Silva, que pode ser lido aqui. Vou tentar fazer um balanço do que ele falou. Thiago contou que um agente o viu jogar pelo CRB e o levou para a Polônia, logo, sabendo que descendencia polonesa e ainda apresentando um bom futebol em seu clube, está sendo especulado para se naturalizar polonês e defender a seleção local. Thiago também mostrou como representou para o Jagiellonia o primeiro título da equipe em 90 anos, a Copa da Polônia. Esse título rendeu frutos a equipe, que hoje além de conseguir mais patrocinadores e receber mais apoio de sua torcida, lidera o “Polonesão” e é um dos grandes candidatos ao título. Vale lembrar, que no mesmo clube que Rangel joga Hermes, jogador experiente, de 36 anos, que já jogou em times como Corinthians e Bahia. Abaixo, veja um vídeo de Thiago com a camisa do Jagiellonia Bialystok.

EDI ANDRADINA

Nome: Edi Carlos Dias Marçal
Nascimento: 13/09/1974, em Andradina (SP)
Posição: Atacante
Clubes no Brasil: Santos, Gama, Santo André e Portuguesa Santista
Clubes no exterior: Arsenal Tula (RUS), Gamba Osaka, Oita Trinita, Albirex Niigata, Consadole Sapporo (Japão), Pogon e Korona Kielce (Clube atual)

 

Edi Andradina - Korona Kielce

É veterano, mas tem café no bule. Andradina, de 36 anos é um dos destaques do Korona Kielce. O brasileiro tem 3 gols e é um dos destaques da equipe, que é a segunda colcoada da competição. Andradina tem como companheiro de equipe o compatriota Hernani, defensor que também joga com bastante frequencia. No vídeo abaixo, você vai ver um belo gol de Andradina. O Korona perdia pro Arka por 1×0, até que aos 44 minutos da etapa inicial, o brasileiro acertou um chute maravilhoso de pé esquerdo, na gaveta. Por fim, seu time perdeu por 2×1.

CLÉBER

Nome: Cléber Guedes de Lima
Nascimento: 29/04/1974, em Brasília
Posição: Zagueiro
Clubes no Brasil: Portuguesa, Inter de Limeira, Cruzeiro, Guarani, União Barbarense e Gama
Clubes no exterior: Belenenses, Vitória de Guimarães (POR), Terek Grozny (RUS) e Wisla Krakóvia (Clube atual)

 

Cléber - Wisla Krakóvia

Se Andradina é veterano, Cléber também não fica para trás. O brasileiro citado anteriormente, é um dos grandes ídolos do Korona, Cléber também tem histórias a contar para parentes e amigos. Em 95, conquistou a Série C pela Inter de Limeira, dois anos depois, a Libertadores pelo Cruzeiro e na temporada 2007/2008, foi campeão polonês pelo Wisla, mas dois fatos, um negativo e outro positivo marcam sua carreira. O negativo era que ele estava em campo, com a camisa do Vitória de Guimarães na trágica morte de Miklos Feher, do Benfica. O positivo é que ele conseguiu o que poucos jogadores de times inexpressivos conseguiram: marcar um gol no Barcelona. O time catalão teve de jogar a fase eliminatória da Champions League e teve de enfrentar justamente a tradicional equipe do Wisla Krakóvia. No jogo da volta, no 0x0, Cléber abriu o placar de cabeça. O Wisla foi desclassificado e o Barcelona foi campeão meses depois. Veja o gol.

BRUNO MEZENGA

Nome: Bruno Ferreira Mombra Rosa
Nascimento: 08/08/1988, em Niterói
Posição: Atacante
Clubes no Brasil: Flamengo, Fortaleza e Macaé
Clubes no exterior: Orduspor (TUR) e Legia Warsóvia (Clube atual)

 

Bruno Mezenga - Legia Warsóvia

Bruno Mezenga era uma das grandes promessas do Flamengo, hoje está jogando por empréstimo no Légia Warsóvia. Ele é titular absoluto, além de ser um dos artilheiros da equipe. Mezenga tem três gols em 11 jogos. No Brasil, ele nunca fez nada demais, mas na Europa já tem sua história, mesmo que pequena. Ele estava para se transferir para o Queensland, da Austrália, mas problemas de acerto entre o Flamengo e os australianos impossibilitaram essa transferência, Mezenga acabou por se transferir ao pequeno Orduspor, da segunda divisão turca. Lá ele foi artilheiro da segundona turca. Abaixo você verá um gol importante de Bruno na Polônia. O Legia estava enfrentando o Lech Poznan. Seu time saiu atrás, buscou o empate e Mezenga virou a partida aos 43 minutos do segundo tempo.

BRUNO COUTINHO

Nome: Bruno Coutinho Martins
Nascimento: 21/06/1986, em Porto Alegre
Posição: Volante
Clubes no Brasil: Grêmio e América RN
Clubes no exterior: Nacional (Uruguai), Jagiellonia Bialystok e Polônia Warsóvia (clube atual)

 

Bruno Coutinho - Polônia Warsóvia

Assim como Bruno Mezenga, Bruno Coutinho também era uma grande promessa do futebol brasileiro, só que do Grêmio. Foi titular e capitão das equipes que atuou nas categorias de base tricolores, mas nunca se firmou no elenco principal, sendo emprestado a vários clubes, mas na Polônia se encontrou. Jogando pelo Jagiellonia, foi eleito melhor volante do “polonesão”, e está próximo de jogar pela seleção polonesa. Esse grande destaque lhe rendeu uma transferência pro Polônia Warsóvia. Lá é titular absoluto e mostra uma característica pouco vista nos outros clubes por qual passou: artilheiro. Coutinho já tem 4 gols na temporada. Abaixo, veja o gol dele diante do Slask. O jogo acabou 2×2 e ele marcou o gol que deixou a partida 2×1 para seu time.

DUDU PARAÍBA

Nome: Carlos Eduardo de Souza Tomé
Nascimento: 11/03/1985, em Mari (PB)
Posição: Zagueiro
Clubes no Brasil: Vitória e Avaí
Clubes no exterior: Marek Dupnits, Litex Lovech (BUL) e Widzew Lodz (clube atual)

 

Dudu Paraíba - Widzew Lodz

Mesmo não tendo sua estreia entre os profissionais tão aguardada como jogadores que foram citados acima, Dudu Paraíba não deixa de ser uma promessa do futebol brasileiro. Ele surgiu no Botafogo da Paraíba em 2002 e logo o Vitória o contratou, mas por lá ficou somente nas categorias de base e ao subir pro profissional, nunca vingou, sendo emprestado ao Avaí, mais tade foi vendido ao Marek Dupnits, lá chamou a atenção do tradicional Litex Lovech. Se destacou e se transferiu pro Widzew Lodz. Na primeira temporada, fez quatro gols, nesta ainda não balançou as redes, mas vai aí um vídeo com  uma série de lances do brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s