Superclásico: Notícias e preparação

 

Cristiano Ronaldo vs Messi

O último post do esquenta pro Superclásico, darei os destaques das duas equipes, com notícias, declarações e espectativas.

A semana começou com a declaração no mínimo arrogante de José Mourinho. Ele simplesmente desmereceu o clássico:

Será apenas mais uma partida das 38 que temos na Liga

José Mourinho, entrevista ao Marca

É até um pouquinho aceitável dizer que “é só mais um jogo entre os 38”, mas primeiro: Barça-Madrid não é só um simples jogo, é a maior rivalidade da Espanha; segunda, o Real lidera com 32 pontos e o Barça vem em segundo com 31, ou seja, o time de Mourinho pode perder a liderança e a temporada passada nos mostrou que o clássico decide o campeonato.

Se no Real Madrid, José Mourinho não poupou sua pimenta e esquentar o clássico, Pep Guardiola preferiu “blindar” seus atletas. O treinador do Barcelona orientou os jogadores do Barcelona a evitar declarações que polemizassem, além de pedir que os jogadores cancelassem seus eventos promocionais, publicitários além de entrevistas individuais com a imprensa. Durante as coletivas, Guardiola e seus atletas se esquivavam de perguntas sobre o clássico. Tá aí outra diferença entre as duas equipes: uma convive abertamente com a imprensa, outra prefere não polemizar.

José Mourinho seguia com seu jogo de palavras, isso após rasgar elogios ao técnico adversário:

Se fosse Sandro Rossel (presidente do Barça), renovaria com Pep por 50 anos porque é um homem da casa, que mamou no barcelonismo desde cedo. Ele conhece a casa, sabe a filosofia que quer o torcedor. É o técnico ideal para dirigir o Barcelona até quando quiser

Se é um outro treinador, eu diria que estaria fazendo média e sendo políticamente correto, mas todos nós conhecemos como é José Mourinho, então podemos dizer que algumas coisa ele quer.

Guti foi durante um bom tempo, um dos símbolos do Real Madrid. Hoje ele está jogando na Turquia, no Besiktas, mas não perdeu a chance de dar uma pressionada no rival catalão. O camisa 14 disse que o Barça se sai melhor fora de casa do que no Camp Nou:

Quando se vai a Madri, percebe-se que todas as pessoas estão atentas a este jogo. Ambas as equipas chegam a este encontro em um momento semelhante e o Barça costuma jogar melhor no Bernabéu que em Camp Nou. Eles vão passar um mau bocado

Realmente, os números vão de encontro a declaração de Guti. Com a campanha em casa, o Barcelona é o 8º colocado, com 13 pontos em 18 disputados. Fora de casa, o Barça tem melhor campanha e o Madrid a segunda melhor.

Segundo Arbeloa e Xabi Alonso, não haverá uma atenção especial a Messi. Primeiro porque creio eu que esse negócio de marcação individual está meio ultrapassado, acredito mais em marcação forte. No mais, só aquela velha politicagem:

Até segunda vamos nos preparar para a partida. Veremos, mas não creio que exista nenhum plano. Sou partidário de treinar forte e que o técnico decida, que é ele quem manda. Seja o que for, tem nosso apoio

Arbeloa

É uma equipe que na frente tem muita habilidade. Não se pode centrar só em um jogador. Se não, outro vai aproveitar esse espaço

Xabi Alonso

Eu já tinha ouvido a declaração de Cristiano Ronaldo de que ele “achava” que daria Real venceria, mas na declaração abaixo…

Nós sabemos que o Barcelona está jogando em um ótimo nível e por isso o jogo é tão importante e bonito. Que vença a melhor equipe. E a melhor equipe será o Real Madrid

Cristiano Ronaldo

Bem… isso aí para mim não é “achar”, é ter certeza. Dá uma motivada no adversário. Não sou daqueles politicamente corretos, acho que tem que falar, não faltou com respeito a ninguém.

Uma coisa é certa: o Camp Nou estará lotado e com um mosaico incrível. O Barcelona vai disponibilizar para seus torcedores cerca de 100 mil cartolinas, sendo 45 mil nas cores grená, 35 mil azul e mais 20 mil amarelas. O mosaico vai ocupar todo o estádio e uma frase vai ficar estampada: “T’Estimo Barça” (Eu te amo Barça).

Não diga que Mourinho quer é promover um jogo de palavras? Dias depois da declaração de que “Barça-Madrid é só mais um jogo”, o português disse que esse jogo tem ser mais que isso, e sim uma superpartida:

Se não for uma grande partida, será culpa nossa. Temos todos a responsabilidade de dar ao mundo uma superpartida

É uma baita contradição. Uma hora diz que é só mais um jogo, depois que tem de ser uma superpartida. Ele quer mesmo é polemizar e pressionar.

No Barcelona, Busquets não polemizou, mas também não ficou de bico quieto:

É o seu papel, seu estilo. É um treinador que sempre fala, mas não nos preocupa o que vem de Madrid. Temos que estar à margem disso

Sérgio Busquets

Realmente, o certo não é se preocupar, mas nem sempre é assim. Alguns jogadores se sentem pressionados para calar Mourinho, outros motivados a calar o português e outros acabam ficando abalados pelas declarações do português.

Mas a notícia mais triste do clássico foi o apedrejamento ao ônibus do Real Madrid, na chega a hotel Juan Carlos I. A pedrada foi direta nos assentos onde estavam Arbeloa e Albiol, mas nada aconteceu aos dois, mas um segurança da delegação merengue levou pedradas na cabeça e nas costas.

José Mourinho foi mais longe em suas declarações, dessa vez ao criticar o árbitro da partida, Iturralde González:

O Barça está feliz com Iturralde (Gonzalez, árbitro da partida) e o Madrid nem tanto. São dados que estão aí. É uma coisa aleatória, não tem um significado mais profundo. Tenho confiança no árbitro, intenção de ajuda-lo, e não de complicar sua vida

José Mourinho

Com essa declaração, uma coisa ficou clara pra mim: Ele tá botando uma pressãozinha extra no árbitro, sabendo que a arbitragem espanhola é muito, mas muito ruim, parecida com a brasileira, marca muitas faltas e vai dando cartões a qualquer lance.

Fugindo do habitual, apareceu alguém no Barcelona pra cutucar o Real Madrid. Seu nome é Xavi:

Respeito muito Mourinho, mas para mim quem ficará na história é Guardiola, assim como o Sacchi, o Cruyff, e também Ferguson. Eles deixaram algo a mais, criaram um sistema de jogo diferente do que existia, e venceram com eles

Xavi

De notícias chega, é isso por hoje, mas claro, será um jogão. Fique atento, por volta das 16h, estarei aqui no blog pra fazer um pré-jogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s