Choc des Olympiques: Vira-casaca

 

Veja quem já jogou nos dois Olympique's

Como todo bom clássico, sempre tem aquele que “de repente”, acha que pensou errado e pula a cerca e vai pro “lado inimigo”. No Choc des Olympiques não é diferente. Cerca de 25 jogadores atuaram pelo Lyon e também pelo Marseille. Vou destacar alguns deles abaixo.

  • BENOIT PEDRETTI

Pedretti em seus tempos de Marseille

Pedretti hoje é um dos grandes destaques do Auxerre e por que não do futebol francês (das 16 rodadas da Ligue One, ele esteve presente na seleção da rodada do L’Equipe em 4 oportunidades)? Porém, tanto no Marseille quanto no Lyon, não vingou. Após surgir como uma grande promessa no Sochaux, ele se transferiu pro OM para jogar a temporada 2004/2005. Ele até que jogou um número razoável de partidas (31), mas foram só 3 gols e na temporada seguinte ele migrou para o Lyon, lá também não se acertou e acabou se transferindo pro Auxerre, clube que defende até hoje.

  • PASCAL OLMETA

Olmeta: Um dos goleiros mais irreverentes do futebol francês

Olmeta foi um dos grandes e mais irreverentes goleiros do futebol francês e foi peça importante para as duas equipes. No Marseille, ele atuou 112 vezes e foi campeão francês, mas após a chegada de Fabien Barthez, virou banco e preferiu se transferir pro Lyon. Lá se destacou, com 146 jogos e ainda era um dos grande ídolos da torcida. Mas após briga com Jean-Luc Sassus, foi dispensado pelo OL. Mas Olmeta se destacava mesmo pela sua relação com a torcida e com o seu estilo de jogo. Se hoje em dia vemos goleiros batendo faltas, Olmeta tinha o costume de pegar a bola e sair jogando como se fosse um jogador de linha. Veja abaixo dois vídeos de Olmeta e confira a personalidade da criança.

  • MANUEL AMOROS

Manuel Amoros foi protagonista de um dos dias mais tristes do OM

Amoros é considerado como o melhor lateral-direito da França em todos os tempos e no Marseille, também recebe este rótulo, só que da história do clube, é claro. E na França dá para perceber como um ídolo é respeitado. Mesmo sendo o maior lateral direito da história do OM, na final da Champions League de 90/91, Amoros desperdiçou a única penalidade do Marseille na disputa de penaltis  contra o Estrela Vermelha, mesmo assim, é muito respeitado por lá. Jogando pelo Lyon, ele fez mais de 60 jogos e foi vice-campeão francês.

  • ABEDI PELÉ

Ídolo do Marseille, Abedi Pelé se aventurou no Lyon

Abedi Pelé foi um dos primeiros jogadores africanos a se aventurar no futebol europeu e um dos que fez muito sucesso. Após rodar por alguns times franceses, chegou ao Olympique de Marseille, onde é um grande ídolo. Esteve presente nas campanhas do vice-campeonato europeu em 90/91 e do título europeu duas temporadas depois. Após o escandalo VA-OM, ele se transferiu pro Lyon, clube por onde fez 29 jogos e 8 gols em um ano.

  • LOIC RÉMY

Rémy é cria do Lyon, mas hoje está no Marseille

Loic Rémy é uma das grandes esperanças pro futuro do futebol francês, mas logo já virou a casaca. Ele foi revelado pelo Lyon, só que jogou pouco, de 2006 à 2008 fez só 19 jogos e após passagens por Lens e Nice, nesta temporada ele se transferiu pro Olympique de Marseille, onde já é titular do time.

  • HATEM BEN ARFA

Ben Arfa reencontrou seu ex-clube recentemente

Bom de bola, mas polêmico além da conta. Esse é Hatem Ben Arfa. No início no Lyon, ele tinha problemas com o presidente Jean Michel Aulas e com o treinador Gerard Houllier, mas com a chegada de Alain Perrín, começou a ganhar oportunidades e se tornou titular do OL. Mas com a saída de Perrín, Ben Arfa também foi embora. Brigado, ele saiu do Lyon e foi pro Marseille. No OM, nunca engrenou, arranjou muitas confusões com jogadores e treinadores. Por fim, saiu pro Newcastle, onde até agora, não arrumou confusão, até porque teve sua perna quebrada por De Jong.

  • SYLVAIN WILTORD

Wiltord foi ídolo no Lyon, mas teve passagem discreta no Marseille

Após belas temporadas pelo Arsenal, Wiltord se juntou ao Lyon em 2004. Ficou por lá até 2007, jogando com freqüencia, 114 jogos, além de 32 gols. Foi peça importante pros treinadores que por lá passaram, Gerard Houllier e Paul Le Guen. Após passagem pelo Rennes, clube que o revelou, Wiltord se juntou ao Marseille. A temporada foi decepcionante, em 14 jogos foi só um gol, mas esse gol foi contra o Lyon (veja o  gol abaixo).

  • PEGUY LUYINDULA

Luyindula era o novo Drogba

Luyindula, de 2001 à 2004 fez uma bela campanha no Lyon. Foram 126 jogos e fez 46 gols. A campanha no OL foi tão boa, que em 2004 ele se transferiu pro Olympique de Marseille com o rótulo de sucessor de Didier Drogba. Ele foi o artilheiro do time na temporada, mas deixou a desejar, deixando a torcida com saudades do marfinense. Hoje ele joga no grande rival do OM, PSG.

  • STEVE MARLET

Marlet foi bem no Lyon e até no Marseille

Desde garoto, Steve Marlet mostrava que poderia ser um dos grandes atacantes franceses e quando chegou ao Lyon, mostrou um bom futebol e após 49 jogos, anotou 18 gols, era uma das grandes peças do time. Porém, após a transferência pro Fulham, sua carreira não decolcou. Voltou para a França, pro Marseille, até que foi bem (17 gols em 64 jogos), mas após problemas internos deixou o clube. Abaixo, veja um belo gol de Marlet, com a camisa do Lyon.

  • FLORIAN MAURICE

Maurice se destacou no OL e quase foi à copa

Maurice, ou somente ‘Flo’, atuou de 1991 até 1997 no Lyon, por lá fez 126 jogos e 44 gols. Chegou a jogar pela seleção francesa, disputou as Olímpiadas de Atlanta, mas ficou fora de Copa do Mundo de 1998, embora estivesse cotado para disputá-la. Após passagem pelo PSG, Maurice se transferiu pro Marseille, onde em 62 jogos, marcou 23 gols, isso jogando de 98 à 01. Hoje, Maurice é comentarista esportivo e se destaca falando de arbitragem. Ele comentou por algum tempo na OLTV (tv do Lyon) e em seus comentários sobre arbitragem, em lances contra o Lyon ouvia-se: “escandalo, escandalo”.

  • JEAN TIGANA

Não foi revelado pelo Lyon, mas apareceu lá

Tigana é um dos grandes jogadores franceses de todos os tempos e no Lyon ele apareceu graças ao treinador Aimé Jaquet, que o descobriu no Toulon e o levou pro OL, onde em 111 jogos, fez 17 gols. Após passagem histórica pelo Bordeaux, Tigana transferiu-se pro Marseille, onde encerrou a carreira com dois títulos franceses.

  • SONNY ANDERSON

Sonny Anderson é um dos grandes ídolos lyoneses

Para fechar sobre o assunto ‘vira-casaca’, vou falar do mais emblemático desses jogadores, Sonny Anderson. Ele jogou em três times franceses e fez história nos três. No Marseille, jogou somente uma temporada, mas em seis meses no clube, já era um dos símbolos da equipe. Fechou a temporada com 16 gols em 24 jogos. Na temporada seguinte, foi pro Mônaco, onde dizem que ele chegou ao auge, ganhando vários prêmios e fazendo três anos, onde marcou 67 gols em 117 partidas, chegando a ser dito como um dos melhores atacantes do mundo. Sonny se transferiu pro Barcelona, e após 21 gols em 69 jogos, Jean Michel-Aulas foi buscá-lo na Cataluña e levá-lo pro Lyon. Lá foi um grande ídolo, com 91 gols em 154 jogos e ao deixar o OL pra ir pro Villarreal, milhares de fãs foram saudá-lo. Quem lê páginas francesas que falam sobre Sonny Anderson, repara que os franceses tratam como uma injustiça Sonny Anderson aparecer poucas vezes na seleção brasileira.

  • PRÉVIA VIRTUAL

Assim como fiz no post sobre o Superclásico entre Real Madrid e Barcelona, o Choc des Olympiques não fica para trás, mostrarei vídeos de jogo entre essas duas equipes no mundo dos vídeo-games.

*Começamos com um vídeo do FIFA 2010. Um jogo movimentado e bem interessante. Pelos gráficos, que não deixam a desejar, creio que a partida tenha sido realizada no Vélodrome.

*Migramos pro FIFA 09, onde o Lyon acabou com o Marseille, com um hat-trick de Karim Benzema.

 

[Dailymotion id=xb849d]

Nesse jogo pelo PES, muito equilíbrio, mas vitória emocionante do OM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s