O campeonato europeu mais equilibrado do momento

Outra novidade do blog para o fim de ano e início de 2011 é a coluna de Willian Kressin. Torcedor do Toulouse, Willian falará do Campeonato Francês.

Texto de: Willian Kressin

Ligue 1. Um campeonato por vezes visto como um dos mais fracos da Europa, mas que está mostrando nesta temporada 2010/2011 que pode ser tão atrativo quanto qualquer outro. Qual é o campeonato que tem a diferença entre o líder e o 12° colocado em apenas 7 pontos? A Ligue 1. Um equilíbrio muito grande, onde a cada rodada o líder pode mudar.

Nenhum time conseguiu até o momento fazer uma grande arrancada. A diferença entre o líder e o 2° colocado nunca é maior do que 3 pontos. Isso porque sempre algum time tropeça, e tudo volta a embolar. No entanto alguns times estão dando indícios que logo irão abrir vantagem, ou pelo menos seguirão oscilando entre as três primeiras posições. É o caso do Lille.

Hazard é a estrela do Lille

O Lille está na liderança com 31 pontos, e isso já era de se esperar, pois o time vem apresentando um futebol de grande qualidade a mais de uma temporada. É um time que joga bonito, com os jogadores muito focados e mostrando um futebol muito atrativo pra quem assiste. Alguns jogadores em especial vêm se destacando: Moussa Sow e Eden Hazard. O primeiro é o atual goleador da Ligue 1, com 13 gols. Já Hazard pode ser considerado o homem da equipe. Ele é quem arma o time, quem faz a bola rodar. Vários grandes clubes da Europa estão interessados em contratá-lo. Sem ele o Lille poder perder muito a qualidade de sua equipe.

Nenê vem dando show pelo PSG

Mas não é somente o Lille quem vem mostrando um grande futebol nesta atual temporada. O Paris Saint German também vem mostrando que irá brigar pelo titulo até o final. O time está jogando um futebol muito constante, e conta com o brasileiro Nenê em grande fase. Ele está brigando pela artilharia da Ligue 1, e vem sendo a principal peça da equipe de Antoine Kombouaré. Mas além de Nenê, outros jogadores vêm tendo um papel fundamental nesta equipe. O atacante Hoarau vem tendo uma boa temporada, aparecendo como uma importante arma no setor ofensivo da equipe.

Algumas equipes vêm surpreendendo até agora na competição. É o caso do Brest. O time subiu nesta temporada para a Ligue 1, e todos esperavam que o time lutasse para não cair. Mas pelo contrário. O time está na 6° colocação, mostrando um bom futebol, e complicando muito a vida dos seus adversários. No campo o que se vê é uma equipe bem montada, contando com jogadores de grande qualidade, como Grougi e o jovem atacante Nolan Roux. Aliás, Roux vêm despertando o interesse de outros clubes na França. O Toulouse é quem vem demonstrando a maior vontade de contratá-lo, já que desde a saída de Gignac para o Olympique de Marselha o time não conseguiu achar seu atacante.

Equipes como Olympique de Marselha e Lyon estão crescendo aos poucos, e logo deverão estar brigando pela liderança. Rennes, Montpellier e Bordeaux deverão entrar na briga por competições europeias, enquanto Toulouse, Saint-Etienne, Lorient, Sochaux e Auxerre terão que lutar contra sua irregularidade, para um dia sonhar em buscar lugares mais no topo da tabela, juntamente com os grandes clubes da França.

Na parte de baixo da tabela a briga também está acirrada. Com exceção do Arles, equipe mais fraca da competição e atual lanterna com apenas 7 pontos, Caen, Lens e Monaco estão lutando contra o rebaixamento. Todos estes 3 times estão com 15 pontos, e o futebol que estão apresentando muito abaixo da média. O Caen é uma decepção, pois no inicio da temporada era uma sensação, surpreendendo os times grandes. Mas agora sofreu uma queda de rendimento impressionante. O Lens conseguiu nas ultimas rodadas ter uma pequena recuperação, mas ainda não conseguiu engrenar. E o Monaco pode ser considerado a maior decepção da temporada, porque com o time que tem não deveria estar em uma situação como esta.

A temporada ainda não chegou nem na metade, e tem muita coisa para acontecer. Mas já podemos esperar que a luta pelo titulo da Ligue 1 seja acirrada até o final, já que vários times tem condições de ser campeões da França. Apontar um favorito ao caneco é bastante difícil, mas se eu fosse apostar em alguém apostaria no Lille.

E para você leitor, quem é o principal favorito a titulo da Ligue 1?

3 respostas em “O campeonato europeu mais equilibrado do momento

  1. A Ligue 1 é um pouco deixada de lado pelos brasileiros por conta do fraco desempenho dos clubes franceses em competições europeias. São apenas dois títulos (OM e PSG) em mais de 50 anos de futebol europeu, muito pouco. Mas acredito que, com a falência dos antes milionários espanhóis e italianos, teremos resultados mais positivos dos clubes franceses.

  2. De fato, a Ligue1 é o campeonato mais subestimado da Europa. Eu prefiro assistir jogos do francesão do que assistir qualquer outra liga. Os admiradores do futebol, que endeusam competições como EPL, La Liga e Serie A, poderiam descer do pedestal e valorizar a L1, afinal de contas, é uma das competições que mais exportam jogadores para esses campeonatos, haja vista o Arsenal, por exemplo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s