Indo direto nos confrontos da Champions League

 

Oitavas de final

E a Uefa sorteou hoje os duelos das oitavas-de-final, e o blog Europa Football vai dissecar os duelos dessa fase. Vamos à eles.

  • Roma x Shakhtar Donetsk

Jogo de azarazões. Embora a Roma seja uma equipe tradicional, a fase não ajuda. Os ucranianos passaram para a fase das oitavas-de-final pela primeira vez. Os Gialorrossi não chegam a viver momento conturbado, mas de fato não se acertam. O técnico Claudio Ranieri é muito contestado, “estrelas” como Totti e Adriano vivem arranjando confusão e poucos conhecem o “time-base” da Roma. Já o Shakhtar Donetsk parece ser uma equipe mais centrada no que realmente quer. Não chega a apresentar um futebol vistoso, mas os brasileiros de seu elenco deixam o jogo do time mais atraente. As duas equipes se enfrentaram duas vezes, na temporada 2006/2007, pelo grupo D da Champions League. Os italianos venceram em Roma por 4×0 e os ucranianos venceram em casa por 1×0. Hoje o Shakhtar leva uma ligeira vantagem em relação a Roma.

  • Milan x Tottenham

Disparidade histórica, mas não dentro de campo. O Milan é multi-campeão internacional, já o Tottenham está de volta da Champions League após 48 anos. Acontece que dentro de campo não é bem assim. Os Rossoneros lideram o Calcio, mas não apresentam um futebol tão convincente assim. Já o Tottenham, mostra um futebol um pouquinho diferente do restante futebol inglês. É um time muito veloz que não presa muito pelo jogo central, e sim aposta na velocidade de seus pontas. É um jogo bem igual para mim, qualquer uma das duas equipes pode passar de fase, ainda mais se levarmos em conta que o jogo é em fevereiro, até lá, tudo pode mudar. Essas duas equipes se enfrentaram pela Copa da Uefa de 71/72. No San Siro, 1×1, no White Hart Lane, 2×1 pros Spurs, que chegaram a final, pois esse duelo foi na semifinal. Na final, o Tottenham foi campeão. Abaixo, veja o vídeo do segundo jogo da semifinal.

  • Valencia x Schalke

Outro jogo de azarões. O Valencia é uma equipe que tem oscilado nesta temporada. Começou bem, inclusive deixando Real Madrid e Barcelona para trás, mas já declinou muito e pula muito entre a 3ª e a 6ª colocação. Já o Schalke também oscila, mas se vê prejudicado pelo péssimo início de temporada, onde chegou a passar várias rodadas na zona de rebaixamento. Hoje oscila, com vitórias sobre Bayern e Mainz e humilhação sofrida contra o Kaiserslautern. Esse é um duelo que não tem favorito. Acho o time do Schalke melhor, mas o meio-campo do Valencia me parece ser mais qualificado. A fase das duas equipes em fevereiro é o que vai pesar. Já aconteceram 4 confrontos entre essas duas equipes. Na temporada 07/08, pela fase de grupos, 1×0 pro Che na Alemanha e 0x0 na Espanha. O jogo mais histórico foi na temporada 96/97, onde essas duas equipes se pegaram pelas quartas-de-final da Copa da Uefa. O Schalke, futuro campeão, venceu na ida por 2×0 e na volta, na Espanha, segurou o 1×1. Veja abaixo, os gols do jogo de ida.

  • Internazionale x Bayern de Munich

Aí já é briga de cachorro gigante. Reedição da última final da Champions League. A campeã Inter, terá de segurar a sede por vingança do Bayern de Munich, temos tudo para termos duas partidas épicas. A Inter ainda não se acertou na temporada. Se classificou em 2º no seu grupo e no Calcio está muito longe da liderança, já o Bayern, está voando na Champions League, passou com sobras, acontece que na Bundesliga oscila muito. Ganha aqui, tropeça ali. Não consegue emendar uma sequencia de bons resultados. Teremos sim, grandes jogos, essa é outra partida para esperarmos até fevereiro para darmos um pitaco final.

  • Lyon x Real Madrid

Velhos fantasmas no caminho do Real Madrid. Primeiro é o fantasma das oitavas-de-final, que já faz um tempinho que o time espanhol não passa dessa fase, e o outro fantasma é o Lyon. Primeiro porque foi o time que eliminou o Real na última Champions League, segundo porque o OL nunca perdeu pro Real Madrid. O time espanhol só sofreu um grande tropeço na temporada, a humilhante derrota pro Barcelona, mas no resto da temporada, tem jogado muito bem e Cristiano Ronaldo têm jogado muita bola. Já o Lyon vive grande fase, mesmo com o técnico Claude Puel sendo contestado. O Real Madrid leva vantagem por ser mais time, mas não seria nada de outro mundo o time francês passar de fase.

  • Arsenal x Barcelona

Todos os primeiros colocados queriam fugir do Arsenal. Todos os segundos colocados queriam fugir do Barcelona. Por acaso do dest… do sorteio, as duas equipes vão se pegar logo nas oitavas-de-final. São dois times que apresentam um futebol bom se ver. Rápido, vistoso e com técnica sobrando, mas há uma “pequena” diferença. O time catalão pode apresentar aquelas velhas características de apresentar um futebol que enche os olhos de todos, mas não tem nada pra provar pra ninguém, sabe decidir jogos, seja na Espanha ou na Europa. É simplesmente a base do time campeão da Copa do Mundo. Já o Arsenal tem que provar alguma coisa, pois contra os pequenos é um time “super gigante”, jogando vistosamente e mostrando quem manda, contra os grandes é presa fácil, a prova foi o último confronto entre as duas equipes pela Liga dos Campeões, onde após empate na ida por 2×2, o Barça meteu 4×1 na volta. Para mim, pelo fator de uma equipe ter que provar algo e outra não, aponto Barcelona como favorito. Abaixo, veja o vídeo da final da Champions League 05/06, onde o Barça bateu os Gunners.

  • Olympique de Marseille x Manchester United

Outro duelo interessante, entre o Marseille, do ainda novo técnico Didier Deschamps, contra o Manchester United, do veterano treinador Alex Ferguson. O OM tem se acertado na temporada e após início oscilante, tanto na Ligue One, quanto na Champions, já está nas cabeças e o time tem se acertado. O grande problema é a defesa. Deschamps perdeu Azpilicueta, lesionado pelo restante da temporada e para fechar esse buraco, o treinador tem feito muitas improvisações. Fanni chegou e essas improvisações devem acabar. Já o Manchester United só perdeu até agora na temporada somente uma partida e foi pela Copa da Liga Inglesa, ou seja, na Champions League chegará pro duelo invicto. Não acho que seja essa barbada que muitos “jornalistas” andam falando, acho sim o time inglês favorito, mas não é nada de outro mundo e nem impossível que o Marseille passe de fase. OM e MUFC se enfrentaram duas vezes pela fase de grupos da Champions League 99/00 e os donos da casa venceramas partidas. 2×1 em Manchester e 1×0 em Marseille.

  • Copenhagen x Chelsea

Por fim, o duelo que indiscutívelmente temos um favorito disparado, que é o Chelsea. Os Blues podem viver má fase, mas pelo time que tem, podem voltar aos velhos tempos até fevereiro. Dizem que Ancelotti tem o cargo ameaçado, creio eu que só uma tragédia derruba ele antes do jogo pelas oitavas-de-final. O Copenhagen vai tentar usar um pequeno hisórico recente para se beneficiar. O Barcelona, líder de seu grupo, teve trabalho diante da equipe dinamarquesa. Venceu no Camp Nou com extremas dificuldades e na Dinamarca, ficou no 1×1, ou seja, o Copenhagen já segurou um bicho papão uma vez, vai tentar segurar outra vez. Nessa o Chelsea é franco favorito.

MUDANDO DE ASSUNTO, MAS PERMANECENDO NO MESMO…

…Você tem ideia de como ficariam as oitavas de final da Champions no “formato Libertadores da América?” Não? Eu respondo pra você, caso tenha dito não. Só para lembrar a quem se esqueceu e avisar a quem não sabe, que na Libertadores não há sorteio pro mata-mata. Pra “poupar tempo”, a Conembol faz o seguinte: 1º geral contra o 16º classificado no geral, 2º contra o 15º, 3º contra o 14º e assim vai. Veja como ficaria.

Real Madrid (1º) x (16º) Milan
Bayern (2º) x (15º) Roma
Chelsea (3º) x (14º) Lyon
Shakhtar (4º) x (13º) Inter
Barcelona (5º) x (12º) Copenhagen
Manchester (6º) x (11º) Valencia
Schalke (7º) x (10º) Marseille
Tottenham (8º) x (9º) Arsenal

Mas essa tabela é baseada na classificação de 1º à 8º sendo os líderes dos grupos e 9º à 16º os vice-líderes. Abaixo vai como ficaria a tabela na classificiação geral.

Real Madrid (1º) x (16º) Milan
Bayern (2º) x (15º) Roma
Chelsea (3º) x (14º) Lyon
Shakhtar (4º) x (13º) Inter
Barcelona (5º) x (12º) Copenhagen
Manchester (6º) x (11º) Tottenham
Schalke (7º) x (10º) Valencia
Arsenal (8º) x (9º) Marseille

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s