h1

Resumo dos portugueses na Champions League

23 de dezembro de 2010

*Mais uma novidade no blog é a coluna sobre Futebol Português, produzida por Fernando Clemente

Benfica colecionando decepções

O Benfica na temporada atual nem de longe lembra o campeão português da última temporada européia e que disputou brilhantemente a Liga Europa. Com o titulo português conquistando facilmente, já que tinha um elenco muito superior aos demais, o time parece ter se perdido de uma temporada para outra.

Em menos de um ano deixou de ser o time que enfrenta Bate Borisov, AEK ou Dynamo de Kiev pela Liga Europa pra enfrentar uma dura e desgastante Liga dos Campeões. O sorteio da sua chave foi até comemorado por muitos torcedores e dirigentes, já que nenhum rival tinha uma superioridade técnica e tradição que os encarnados.

O Hapoel Tel Aviv era considerado o clube mais sem tradição e com elenco mais limitado do grupo. Mostrou uma força de vontade e foi além das suas limitações, mas acabou terminando na lanterna do grupo, sem sequer beliscar uma vaguinha na Liga Europa. Era esperado um equilíbrio maior entre as 3 forças do grupo.

Era um grupo que se esperavam classificados só na última rodada, já que os 3 times tinham condições de se classificar em primeiro. O Schalke 04 fez uma bela Bundesliga na temporada 09/10, mas começou muito mal a temporada atual e ainda buscava afirmação.

Sem contar que o elenco ainda se acostumava com jogadores recém chegados como o holandês Huntelaar e os espanhóis Jurado e Raúl Gonzalez, bandeira viva do Real Madrid e artilheiro da Liga dos Campeões. E a defesa alemã ainda sentia a falta do brasileiro Bordon, que por anos foi o alicerce da zaga do Schalke.

O Lyon ainda procurava se encontrar na temporada, já que não é mais o time que colecionava títulos franceses com facilidade. Os outros times franceses haviam crescido demais e mostram ser mais consistentes que os lioneses. Para remediar um pouco a situação o Lyon enfraqueceu o rival Bordeaux ao contratar o principal jogador, Gourcuff, ex-Milan.

Mas perdas como Lisandro López e Cris não eram esperadas e o técnico Claude Puel quase perdeu o emprego graças a uma série de maus resultados na sua liga doméstica, mas se recuperou na Liga e gradativamente também conseguiu melhores resultados na Ligue One. Com isso a pressão sobre ele foi amenizada e do nada Michel Bastos melhorou de produção fazendo uma das melhores temporadas do meia atacante na França.

E com jogadores antes descartados como Gomis e Pied jogando bem, o Lyon foi conquistando resultados expressivos na Liga e ia encaminhando sua classificação pra próxima fase. Até que o Benfica, em um confronto direto contra os franceses fez logo 3 gols e ia eliminando o Lyon da Champions, mas o time português se descuidou na marcação e o time lionês diminui a diferença e acabou perdendo por apenas um gol de diferença um jogo que parecia perdido. De 4 a 1 para um milagroso 4 a 3 foi à senha para a classificação francesa e a derrocada portuguesa.

Decepção para torcedores encarnados e felicidade dos torcedores franceses. O Benfica ainda teve que contar com ajuda do Olympique Lyonnais na última rodada para se classificar para a próxima fase da Liga Europa.

Rapidinhas

Ø     O Sporting como era de esperar caminha tranquilamente no seu grupo na Liga Europa

Ø     O Porto nadou de braçadas no seu grupo. Os adversários bem mais limitados apenas fizeram o seu dever e não atrapalharam a campanha portista que deve voltar a disputar a Liga dos Campeões.

Ø     O Braga, que nas primeiras rodadas foram goleados e massacrados por Arsenal e Shaktar Donestk, se recuperou bem e ganhou preciosos pontos contra Partizan e Arsenal e garantiu vaga na segunda fase da Liga Europa.

Ø     O Vitória de Guimarães vem fazendo o papel do Braga na atual temporada. Vem dando trabalho aos 3 grandes e faz boa campanha na Liga Zon Sagres.

Ø     Tem time que ainda acredita em Coelhinho da Páscoa. Só isso explica o Vitória de Setúbal confiar nos brasileiro Valdomiro e Cláudio Pitbull.


One comment

  1. Passando por aqui para parabenizar pelo conteúdo do blog, que está excelente e também desejar um feliz Natal!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: