A Ligue One em partes

Texto de: William Kressin – Colunista do Futebol Francês

Com o término do primeiro turno da Ligue 1 já podemos fazer uma analise dos principais times candidatos ao titulo, os time que lutarão por vagas em competições europeias, os times que não farão nada e os times que correm risco de rebaixamento.

No meu primeiro post aqui no Blog, eu fiz uma analise do equilíbrio da Ligue 1, comentando um pouco dos principais times. Então a partir deste post começarei uma série de reportagens falando das equipes que brigarão pelo titulo, das equipes que lutarão por vagas em competições europeias, das equipes que deverão ficar no meio da tabela, e das equipes que correm risco de rebaixamento, de uma forma mais detalhada.

Pra começar, vamos analisar os times da ponta:

Parte 1 – Candidatos ao titulo

Os candidatos ao titulo parecem ser bem claros para quem está assistindo a Ligue 1 até agora. Pelo nível das atuações, é fácil dizer que Lille, PSG, Lyon e Olympique de Marseille são os principais candidatos ao titulo. Então vamos analisar um por um.

Lille: Trabalho árduo muito bem recompensado…

O Lille está jogando muito

Não é de hoje que se esperava um Lille brigando por títulos. Há várias temporadas a equipe vem mostrando progressos impressionantes, principalmente em seu elenco. Agora, isso tudo vem sendo recompensado. O time é o atual líder da Ligue 1, e quem vê eles jogarem, sabe que isso é merecido.

As atuações da equipe por vezes são impressionantes. Um futebol vistoso, que dá gosto de ver. Jogadores muito bons, com uma velocidade impressionante, que colocam na roda qualquer adversário. A equipe ainda conta com o artilheiro da Ligue 1, Moussa Sow, que vem jogando demais. Ele, junto com Hazard, estão comandando esse time, que para mim é o principal candidato ao titulo

Mas o mercado de transferências do inverno pode fazer essa equipe despencar se seus principais jogadores forem embora. Chegou o momento da direção do clube mostrar que tem pulso para manter seus craques, e para assim lutarem pelo titulo da França.

PSG: Uma nova era, com um grande craque…

Nenê tem literalmente "ganho jogos" pro PSG

O PSG é considerado por todos um dos maiores clube da França, mas que não vem tendo boas temporadas a muito tempo. Mas na atual temporada as coisas mudaram. O time voltou a figurar entre os lideres, e está brigando diretamente pelo titulo.

O Paris voltou a mostrar o futebol que se espera de um grande clube. O time joga muito bem, principalmente em casa, e vem conquistando várias grandes vitórias. Mas um jogador em especial vem jogando muito: o brasileiro Nenê.

Sem o brasileiro o PSG não teria conquistado muitas destas vitórias. Sem ele, o time não seria o mesmo. Graças a Nenê, o time vem vencendo, mostrando que pode sim chegar ao titulo. Se ele continuar na grande fase que está vivendo, o PSG tem tudo para brigar até o final pelo caneco.

Lyon: Um grande time, que falta engrenar…

O Lyon tem um bom time, mas ainda não engrenou

Todo mundo conhece o Lyon. O time que venceu sete campeonatos consecutivos, entre 2001 e 2008. O time que era considerado a maior potencia do futebol francês. Mas sua hegemonia foi quebrada na temporada 2008/2009, quando o Bordeaux ganhou o titulo. Desde então, o Lyon está tentando voltar a ser campeão.

Já faz duas temporadas que o Lyon perdeu o posto de maior clube da França. No entanto, o time continua sendo uma grande potência. Na atual temporada a equipe vem brigando para chegar à liderança, e tem totais condições de conseguir isso. Mas não será uma tarefa fácil.

A equipe do Lyon tem um problema: não consegue engrenar. O time consegue ter grandes atuações, mas de repente, em um jogo fácil, desperdiça pontos. Se isso parar de ocorrer, o time volta a ser um grande candidato ao titulo.

Olympique de Marselha: O time que pode despontar…

Marseille querendo o bi-campeonato

O Olympique de Marseille é o atual campeão francês, e chegou a esta temporada com o semblante de principal candidato ao titulo. Porém, o inicio de temporada foi bastante conturbado, sem a equipe mostrar um bom futebol. Mas ao longo do primeiro turno o time se encontrou, e agora está perto da liderança.

O Olympique talvez seja o time mais perigoso destes que lutam pelo titulo. É um time que conta com jogadores muito bons, de extrema qualidade técnica. É um time que pode a qualquer momento aparecer na liderança, e fica difícil segura-los após isso. No entanto, ainda não conseguiu fazer isso.

O Olympique para mim está junto com o Lille na corrida pelo titulo. Mas terá que provar dentro de campo que merece conquistar o bi-campeonato. Mas não será fácil, porque o time está envolvido com a Champions League, e isso pode tirar o foco da Ligue 1. Mas um time como esse tem a capacidade de conciliar as duas competições.

Bom, chegamos ao final da primeira parte da série de reportagens sobre a Ligue 1 em partes. No próximo post trarei os times que brigarão por vagas nas competições europeias, e também os times que deverão ficar no meio da tabela. Então, fiquem ligados.

Anúncios

2 respostas em “A Ligue One em partes

  1. William, parabéns pela ótima análise desta metade da temporada.

    Para o OM está faltando o Gignac voltar à sua velha forma, que o transformou em titular da seleção francesa. Com Gignac em bom momento, dificilmente o OM deixa o bicampeonato escapar.

    Mesmo com o bom futebol apresentado pelo Lille, ainda acho que a briga pelo título ficará restrita a OM e Lyon, até por contar com elencos mais equilibrados.

    PSG tem um bom time, mas depende muito de Nenê e acho isso pouco para uma equipe disputar um título da Ligue 1.

  2. Primeiramente obrigado Fernando.

    Concordo com você na questão do Gignac. Ele é um grande atacante, com uma capacidade imensa. Poderia decidir os jogos, mas parece que ainda não se encontrou no Olympique. Mas se ele se encontrar será difícil para-lo.

    Para mim o Lille tem condições de brigar pelo titulo, mas terá que segurar seus principais jogadores. Sem ele a coisa deve desandar.

    Já o PSG tem o problema da “Nenê dependência”. Concordo que só ele não irá conseguir ganhar a Ligue 1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s