A situação dos Encarnados

Texto de: Fernando Clemente

Óscar Cardozo lamenta a má fase do Benfica (AFP)

O Benfica fez uma temporada 2010-2011 muito longe da última temporada quando foi bem longe na Liga Europa e ganhou de forma avassaladora o Campeonato Português impedindo que o Porto ganhasse mais uma Liga Sagres que já havia virado rotina no cenário português.

O Benfica montou na temporada passada um elenco fortíssimo e de uma qualidade técnica altíssima, o que impediu a hegemonia do Porto, que também cometeu muitos erros na montagem do elenco e por isso nem se classificou pra Champions League. Mas o Benfica chamou muito a atenção dos clubes maiores da Europa e seus jogadores passaram a ser cobiçados.

Ramires, o polivalente meia que também podia jogar de volante ou lateral, mesmo não sendo titular na maioria das partidas, convenceu o Chelsea a pagar um bom dinheiro por sua contratação. O jogador ainda não se adaptou ao esquema de jogo inglês, mesmo porque substituir Frank Lampard é uma missão quase impossível. E a falta de profundidade do elenco dos Blues também tem que ser lembrada, já que o clube inglês do milionário Abramovich perdeu muitos jogadores e só contratou dois reforços.

E o argentino Di Maria fez sucesso nas terras portuguesas e fez uma bela Copa do Mundo sendo titular da equipe comandada por Maradona. Isso chamou a atenção de José Mourinho, que levou o meia ao Real Madrid onde logo se tornou titular absoluto dos Merengues. Claro que a concorrência com Kaká será muito mais violenta, mas chegar num clube multi-campeão como o Real e logo de cara virar titular é um grande feito.

Benfica caiu fora da Champions League após tomar três do Hapoel (Reuters)

Mas o Benfica não se preparou pra essas perdas e contratou muitos jogadores que ainda não se adaptaram a Portugal nem ao esquema montado pelo técnico Jorge Jesus. Precisava de um meia polivalente e de um ponta criativo, mas contrataram um bom volante direito (Sálvio), um belo camisa 10 (Gaitan) e um ótimo segundo atacante (Franco Jará). Com isso o time caiu de produção e nem conseguiu passar pra segunda fase da Liga dos Campeões num grupo equilibrado.

E os torcedores encarnados vêem até o Porto, outrora campeão português liderar com tranqüilidade a Liga Sagres e tem tudo pra ser campeão novamente. O clube que encontra dificuldades pra alcançar o líder Porto, tem agora que apostar suas fichas na Liga Europa onde encara um Stuttgart, que na Bundesliga luta para não cair pra segunda divisão. O time alemão tem como destaque o alemão Gentner, o brasileiro naturalizado alemão que disputou a ultima copa, Cacau e o russo Pogrebnyak.

O Benfica é franco favorito nesse duelo, até porque os últimos resultados do clube alemão o credenciam a zebra do duelo. Mas o time alemão pode se recuperar na competição internacional e tentar dar um alento a sua sofrida torcida.


Anúncios

3 respostas em “A situação dos Encarnados

  1. Não tenho acompanhado essa temporada da Liga Sagres, mas acompanhei atentamente a última, e na última o Benfica foi impecável. O pior é, como Ramires e Di Maria estavam bem e foram vendidos, contratações para substituí-los deveriam acontecer. Até aconteceu, mas os atletas não o substituem à altura. Abraço

  2. Olá, parceiro!

    Já troquei o link de vocês no nosso blog.

    Sobre o post, a Águia perdeu suas asas, o esquema 4-1-2-1-2 tava perfeitinho, mas perder justamente Ramires e Di María, que faziam os jogadores de meio caindo pelas beiradas, foi fatal, ainda que as contratações até foram boas, os três argentinos citados são muito promissores, mas demoram pra se adaptar.

    Mérito também pro Porto, especialmente ao treinador André Villas-Boas, 33 anos, ex-auxiliar de José Mourinho e que parece ter aprendido muito com ele, técnico pra fazer enorme sucesso na Europa. Não me surpreenderei se vir os Dragões ganhando Liga ZON Sagres e Europa League nesta temporada.

    Abraços!

    André Renato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s