Manchester e Liverpool nos mata-matas

 

Rooney e Torres medem forças na FA Cup

O sorteio da FA Cup foi ingrato com os clubes, mas não com os torcedores, que terão o prazer de acompanhar um grande clássico logo na fase em que os grandes entram na competição, Manchester United x Liverpool. O blog Europa Football vai fazer um balanço cronológico de alguns duelos entre essas duas equipes em copas.

Final da FA CUP – 95/96
11 de maio de 1996
Wembley – 79 mil pessoas
Árbitro: Dermont Gallagher

Liverpool: David James; John Scales,  Mark Wright e Phil Babb; Jason McAteer, Rob Jones (Michael Thomas), Jamie Redknaap, John Barnes e Steve McManaman; Fowler e Collymore (Rush); Roy Evans (treinador)

Man. Utd: Schmeichel; Denis Irwin, Gary Pallister, David May e Phill Neville; Roy Keane, Nicky Butt, David Beckham (Gary Neville) e Ryan Giggs; Eric Cantona e Andy Cole (Paul Scholes); Alex Ferguson (treinador)

Giggs e Scholes bem novinhos

Foi uma final de opostos. O Manchester United chegava de um título do Campeonato Inglês, terceira em quatro temporadas e a terceira final de FA Cup consecutiva. Enquanto o Liverpool começava a sua saga sem títulos, que segue até hoje. Após um jogo muito equilibrado, de chances para todos os lados, um ídolo dos Red Devils decidiu. Aos 40 minutos da etapa final, Beckham cobrou escanteio na área, James saiu mal e Cantona acertou um preciso chute da meia-lua da grande área e fez o gol do título.

Final da FA CUP – 76/77
21 de maio de 1977
Wembley – 99,252 pessoas
Árbitro: Bob Matthewson

Liverpool: Ray Clemence; Phil Neal, Joey Jones, Tommy Smith e Emlyn Hughes; Ray Kennedy, Jimmy Case, Steve Heighway e Terry McDermott; Kevín Keegan e David Johnson (Ian Gallaghan); Bob Paisley (treinador)

Man. Utd: Alex Stepney; Jimmy Nicholl, Arthur Albiston, Brian Greenhoff e Martin Buchan; Sammy McIlroy, Steve Coppell, Jimmy Greenhoff e Gordon Hill (David McCreery); Stuart Pearson e Lou Macari; Tommy Docherty (treinador)

A final de 1977 e que teve quase 100 mil pessoas assistindo no Wembley, foi decidida em cinco minutos. Aos 5 minutos da etapa final, Pearson abriu o placar pros Red Devils, dois minutos depois, Case empatou, mas aos 10 minutos, Jimmy Greenhoff fez o gol do título do United.

Semifinal da FA CUP – 1984/1985
Ida: 13 de abril de 1985/Volta: 17 de abril de 1985
Ida: Goodison Park/Volta: Maine Road

Replay decidiu esse equilibrado confronto em 1985

Poderiamos ter uma histórica final de FA Cup. De um lado da chave, o Liverpool, do outro lado, o Everton, rivais históricos. Enquanto os Toffers passaram pelo Luton Town, os Reds caíram diante do Manchester United. Na ida, em Goodison Park, tivemos um Liverpool aguerrido, que não desistiu. Ficou duas vezes atrás no marcador e buscou o empate nos minutos finais. No tempo normal, Whelan empatou aos 43 minutos do segundo tempo e na prorrogação, Paul Walsh fez o gol que levou a partida pro replay aos 30 minutos.

Na volta, jogando em Maine Road, os milagres do Liverpool se acabaram e o United venceu por 2×1. Futuramente, venceria o Everton na final.

Quarta fase da FA CUP – 1998/1999
24 de janeiro de 1999
Old Trafford

Assim como nesta temporada, United e Liverpool se enfrentaram em fases iniciais da FA Cup. Os Reds chegaram a abrir o placar com Owen – hoje joga no lado adversário – , mas Yorke e o iluminado Solskjaer viraram o jogo, pro time que futuramente seria campeão.

Quinta fase da FA CUP – 2005/2006
18 de fevereiro de 2006
Anfield Road – 44 mil pessoas

Essa cabeçada de Crouch foi fatal

Esse jogo foi o último entre essas duas equipes pela FA Cup mas que também tem sua história. O único gol do jogo, anotado por Peter Crouch acabou com um jejum de 85 anos do Liverpool sem vencer o United pela competição.

Uma resposta em “Manchester e Liverpool nos mata-matas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s