Essa época de copas nacionais é uma das mais legais que tem na temporada europeia. Você sempre vê os grandes times das primeiras divisões tendo de se aventurar em estádios pequenos e acanhados, tendo de enfrentar equipes de um nível técnico muito abaixo, mas que contam com torcidas fanáticas.
Diferentemente da Copa do Rei, que tem regulamento de ida e volta e dá uma baita chance aos grandes se recuperarem num eventual tropeço, competições como a FA Cup e a Coupe de France – competições que hoje tiveram o seu “início oficial”, com a entrada dos grandes – não dão essa chance pros grandes e por isso, muitas zebras rolaram.
No primeiro jogo do dia, primeira zebra. O Arsenal perdia pro Leeds United por 1×0 – gol de Snodgrass de pênalti – conseguiu o gol no finzinho do jogo com uma ajudinha da arbitragem. Mas vamos desde o início. Aos 44 minutos do segundo tempo, Walcott caiu dentro da área e a bola sobrou para o avançado Bendtner. O árbitro deu pênalti no camisa 14, e o bandeira deu impedimento do camisa 52 e Phill Dowd voltou atrás, deu impedimento. Quem é meio maluco como eu, vai entender o que eu vou tentar escrever, pois é meio complicado de explicar. Se ele deu pênalti e pênalti não tem vantagem, por que assinalar impedimento? (Só para constar, não seria nada de outro mundo ele dar pênalti em Walcott). No minuto seguinte, Theo Walcott foi tocado e se jogou, o árbitro compensou e deu pênalti. Fábregas converteu e forçou o replay.
Outra equipe da primeira divisão que decepcionou foi o West Bromwich. O WBA, que faz boa campanha na Premier League, foi eliminado pelo Reading, perdendo por 1×0 – gol de Long -. Não chega a ser uma grande decepção, pelo fato do West Brom não estar passando por um de seus melhores momentos e pelos Royals, que fazem boa campanha na segundona inglesa. O mesmo exemplo do West Brom é o Blackpool, que é uma surpresa da EPL, mas que caiu. Os Tangerines – que fazem boa campanha fora de casa – caíram pro Southampton por 2×0, justamente fora de casa.
Se o Blackpool sempre mostra um bom futebol fora de casa, o Sunderland costuma mostrar um bom futebol em casa, e no Stadium Of Light, perdeu pro Notts County por 2×1 e é outra equipe que foi eliminada. Os Black Cats estavam na minha lista de equipes que poderiam surpreender nesta FA Cup. Só que a maior de todas as zebras foi na pequena Stevenage, onde o clube local, o Stevenage, atual campeão da quinta divisão, passou pelo Newcastle na FA Cup. A pequenina equipe, que ocupa a 15ª colocação da quarta divisão, marcou com Bostwick, Winn e Williamson contra e viu os Magpies descontarem com Barton. Mas não deixa de ser surpreendente e porque não, vergonhosa a eliminação do Newcastle diante do Stevenage.
Zebras também ocorreram na França e elas começaram a passar na sexta-feira, no Stadium Municipal, quando o Toulouse caiu em casa diante do Paris FC, time da terceira divisão. O time da capital abriu 2×0, com Traoré e Vincent e o TFC descontou com Mansaré, nada que diminuisse a vergonha dos donos da casa, que aliás, já foram eliminados pelo Paris FC na mesma Copa da França, duas temporadas atrás.
O Mônaco segue seu inferno na temporada, completando com uma eliminação na Copa da França para um time da 5ª divisão, o Chambéry. Após 1×1 no tempo normal e na prorrogação – Dubard pro time da 5ª divisão e Malonga pro time da 1ª divisão – , o Chambéry venceu por 3×2 nos pênaltis, eliminando o Mônaco. Decepção e Guy Lacombe segue ameaçado. E olha o Auxerre. Até ontem, o AJA estava conquistando uma vaga na Champions League e meses depois enfrentando os gigantes Real Madrid, Milan e Ajax, agora se vê eliminado pelo ‘poderoso’ Wasquehal, da 5ª divisão. O Auxerre até começou bem, abrindo o placar com 13 minutos, gol de Coulibaly, mas aos 35 minutos do segundo tempo, Debuchy e aos 43 minutos, Coulibaly de pênalti marcaram pro Wasquehal e eliminaram o AJA de forma precoce.
Se já não bastasse os vários anos na fila e as constantes temporadas decepcionantes – e até lutando contra o descenso -, os torcedores do Saint Etienne tiveram de aturar mais um vexame. Jogando no Geoffroy Guichard, o ASSE caiu pro Clermont, da segundona francesa. Privat e Haquin marcaram pros visitantes e eliminaram o Saint Etienne, com uma surpreendente derrota por 2×0.
Agora estamos de volta a FA Cup, mas para falarmos das equipes que não deram sopa pro azar, ou que passaram por equipes que em tese oferecem certos perigos, como o Blackburn, que passou pelo líder da segundona, o Queens Park Rangers por 1×0, gol de Hoilett. O Bolton passou trabalho. Enfrentava no Reebook Stadium o York, da 5ª divisão e a vitória só veio na parte decisiva do segundo tempo. Aos 38 minutos, Davies e aos 44′, Elmander marcaram pros Wanderers e classificaram a surpresa da Premier League, evitando um vexame.
Mal na Premier League, o Fulham começou muito bem a FA Cup simplesmente atropelando o Peterborough. Um impiedoso 6×2 e a vaga garantida com tranquilidade. O Wigan também está mal na Premier League, mas conseguiu também uma importante vitória, 3×2 no Hull City fora de casa. Quem também está mal na EPL e começou bem a FA Cup foi o West Ham, que venceu o Barnsley por 2×0. Mas vale lembrar pros times que estão na parte debaixo da tabela – como o Wigan e o West Ham – que na temporada passada, o Portsmouth, que foi rebaixado na Premier League ‘com méritos’, chegou a final da FA Cup. Será que a história se repete?
A dupla de Birmingham passou de fase. O Aston Villa com algumas dificuldades: 3×1 pra cima do Sheffield United. O Birmingham também não teve trabalho para passar pelo Milwall. 4×1 e vaga garantida. O Everton passou com tranquilidade pelo Scunthorpe, um dos últimos colocados do Championship. 5×1, com destaque para o belga Fellaini, que fez bela partida.
Repetindo o trajeto, voltamos a França, falando agora dos times que não estavam nem aí pros pequenos e já passaram de fase, como o Nice, que teve trabalho. Após 1×1 no tempo normal e no extra contra o Creteil – Lesage pro Creteil e Mouloungui pro Nice – Le Gym venceu nos pênaltis, 6×5. Líder da Ligue One, o Lille passou sem grandes dificuldades pelo Forbach da quinta divisão, 3×1 – Hazard, Chedjou e Gervinho pro LOSC e Errai de pênalti descontou (nome apropriado para um cobrador de pênalti). O Bordeaux teve de vencer o Rouen no Chaban Delmas de virada. Após sair atrás, com um gol de Rodríguez, Modeste e duas vezes Diabate deram a vitória e a vaga pros Girondins. O Lyon também teve trabalho para bater o Caen, 1×0, gol de calcanhar de Diakhaté.
PSG e Lorient passaram com facilidades. O time da capital meteu 5×1 no Lens e Les Merlus meteram 4×1 no Vannes – jogo que não foi tão fácil assim, pois o Lorient vencia por 2×1 até nos acréscimos, quando conseguiu dois gols.
Amanhã, mais jogos fecham as rodadas da FA Cup e da Coupe de France, então falarei desses jogos e passarei os outros resultados.
Fala Eduardo, valeu pelo comentário lá na “Minha Gorda Querida”. A gente pode fazer uma tabela sim. Já linkei seu blog. Me adiciona lá no twitter @ambrosiotauan Abraço!