Essa é a graça da Copa

Angers é uma das surpresas

Essa é a pior época do futebol brasileiro, a época do estaduais. Sou totalmente contra a essa competição, acho que praticamente mina a pré temporada dos grandes times, fora ser uma competição que reúne muitas datas, muitos times, times de empresários, estádios vazios e outras coisas há mais.

Mas sempre aparece um jornalista que defende a competição, dizendo que os times pequenos nunca recebem os times grandes para lotar seus estádios. Pois é, isso não anda acontecendo, mas não é de estadual que eu cheguei pra falar. Esse história de “time pequeno lotar estádio contra time grande”, de “time pequeno bater time” não é bem coisa de estadual e sim de copas nacionais.

O grande exemplo desta “minha tese” é a Copa da França.

Estamos chegando agora na fase de oitavas de final e dos 20 times que disputam a Ligue One, só 7 disputarão essa fase. Bom, aí sim dá pra dizer que os pequenos atrapalham os grandes.

Na fase de 32 avos de final, dez times da primeira divisão já haviam sido eliminados – 50% da liga – e agora na 16 avos de final, mais três times caíram.

Queda! (Girondins.com)

A maior decepção certamente foi o Bordeaux, que foi eliminado pelo Angers, 15º colocado da segunda divisão francesa. Derrota por 1×0, gol de Renouard. Mas o time comandado por Jean Tigana segue acumulando vexames e o futebolzinho dos Girondins tá bem ruinzin….Dos 10 chutes do Bordeaux, apenas três foram na direção da meta. E olha, não é nada de outro mundo o Angers passar de fase, pois o adversário nas oitavas de final é o Strasbourg, 9ºcolocado da 3ª divisão.

Mas a grande zebra da Copa da França no momento é o Chambéry. O time que ocupa a 5ª divisão já havia eliminado o Mônaco nos pênaltis e a vítima agora foi uma das gratas surpresas da Ligue One, o Brest e o resultado foi do jeitinho que foi na fase anterior. 1×1 com a bola rolando e vitória nos pênaltis. E na próxima fase o Chambéry pode sonhar em avançar mais ainda, pois encara o Sochaux em casa e Les Lionceaux estão com uma péssima campanha fora de casa na Ligue One. Já imaginou o Chambéry, da 5ª divisão indo longe na Copa da França?

O outro time da Ligue 1 que caiu cairia de qualquer jeito, pois pegava um time da mesma divisão. E foi o poderoso Lyon que caiu, 1×0 pro Nice, gol do ex-jogador do próprio Lyon, Clerc, na prorrogação. OGCN pega na próxima fase o Dramcy, clube da 4ª divisão francesa e que luta contra o rebaixamento, estando na 14ª colocação.

Mas os times da primeira divisão que não caíram, pelo menos passaram trabalho.

É, Hoarau. A coisa não foi tão simples assim

Sochaux, Nancy, Lorient, Lille e PSG passaram por maus bocados. Todos venceram por um gol de diferença por times de certa forma inexpressivos. O Sochaux venceu o Paris da 3ª divisão por 2×1, o Nancy venceu o Nimes da segundona por 2×1, o Lorient venceu por 1×0 o Fontenay da 4ª divisão, o Lille venceu o Wasquehal, da 5ª divisão por 1×0 e o PSG passou pelo Agen da 5ª divisão por 3×2.

Então fica a mensagem pra quem defende os estaduais “porque os times pequenos lotam os estádios e incomodam os times grandes”. Isso é balela, isso é coisa de copas nacionais, que são jogos isolados e únicos, aí sim esses times lotam estádios, se superam e incomodam os times grandes. É só olhar a Copa da França e comparar com o Campeonato Carioca…

Resultados da fase 16 avos de final (Soccerway)

Jogos das oitavas de final (Soccerway)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s