A Ligue One em partes – Parte 3

Texto de: Willian Kressin

Após comentarmos sobre os times que deverão lutar pelo titulo, dos que deverão lutar por competições europeias, e sobre os que deverão ficar no meio da tabela, chegamos a ultima parte da série de reportagens sobre “A Ligue 1 em partes”. Hoje irei falar sobre os times que irão lutar para não cair.

O rebaixamento é a pior coisa que pode acontecer para um time de futebol. Você descer para uma divisão inferior causa além de frustração à torcida e aos jogadores, muita perda de dinheiro pelo clube. Os times passam a receber muito menos direitos televisivos, e os seus elencos acabam perdendo jogadores, devido ao preço da folha de pagamentos. É sempre duro voltar para a elite, e por isso todos lutam com unhas e dentes para não cair.

Parte 3 – Os times na luta contra o rebaixamento

Na atual temporada da Ligue 1, a luta contra o rebaixamento está bastante acirrada. Vários times estão batalhando ponto a ponto para conseguir se manter na elite. Com exceção do Arles (lanterna com apenas 8 pontos, e virtualmente rebaixado), todos os outros times que estão na luta possuem chances continuar na elite. São eles: Nice, Valenciennes, Lens, Monaco e Caen. O Arles como eu disse é um caso a parte. Então vamos analisar esses clubes.

Nice e Valenciennes: Em seus domínios há esperança…

Nice encontra esperança em seu estádio

Nice e Valenciennes não são equipes fortes da Ligue 1. São equipes que normalmente não conseguem conquistar bons resultados no campeonato, e quase sempre estão metidos em uma briga contra o rebaixamento. Nessa temporada isso não é diferente.

O Nice está na 15° posição com 23 pontos, dois pontos a mais que o Caen, primeiro na zona do rebaixamento. Mas se você olhar a tabela, o Nice está a apenas dois pontos do Sochaux, 11° colocado. Então porque o Nice é considerado um dos times que correm risco de cair? Por que o time não consegue jogar bem fora de casa. Dos 23 pontos da equipe no campeonato, apenas 8 foram conquistados fora de casa. Um desempenho baixo, que deixa sua situação complicada no campeonato. Esse é o principal motivo para colocar o Nice entre os times com risco de cair.

O Valenciennes está na 16° posição, com 22 pontos. Praticamente na mesma situação que o Nice. E também o mesmo problema. O Valenciennes também não consegue jogar bem fora de casa, e com isso acaba perdendo muitos pontos, logo vindo a ser um dos times que lutam contra o rebaixamento.

Mas Nice e Valenciennes possuem um fator diferencial nessa luta: sua casa. As duas equipes conseguem em seus domínios jogar bem, e complicam muitas vezes os times grandes. A força de seus estádios será essencial nessa luta contra o rebaixamento.

Lens: Uma torcida que faz a diferença…

A impressionante torcida do Lens

O Lens vive uma situação delicada na Ligue 1. O time está na 17° posição com 22 pontos, e a luta contra o rebaixamento está muito complicada.

Eu sempre gostei do time do Lens, e é ruim ver o ele nessa situação. Um time que possui uma das mais incríveis torcidas da França, que mesmo com o time nessa situação consegue lotar o estádio. O elenco não é muito bom, mas teria condições de estar lutando no meio da tabela. Mas na atual temporada as coisas ficaram complicadas, e o time acabou entrando em crise.

Agora a direção está em busca da reorganização. A primeira decisão foi a troca do técnico Jean Guy Walleme pelo romeno Laszlo Boloni para tentar salvar a equipe do rebaixamento. O Lens tem condições de continuar na Ligue 1, e a principal arma para isso será sua incrível torcida, que sempre faz a diferença.

Caen e Monaco: A cada dia menos esperança…

Guy Lacombe foi demitido

Caen e o Monaco são grandes “favoritos” ao rebaixamento. São duas equipes que estão jogando muito mal no campeonato e não passam muita esperança as suas torcidas.

O Caen foi uma das sensações no início da temporada. O time jogava muito bem e conseguia vencer seus jogos. Mas ai a situação mudou, e o time logo voltou a sua realidade. Com um elenco inferior, era de se esperar que o time lutasse contra o rebaixamento.

Atualmente na 18° posição, o time é o primeiro na zona do rebaixamento. E com o futebol que vem sendo apresentado na Ligue 1, está difícil de imaginar essa equipe fora dali. Apesar de contar com o jovem El Arabi, um só jogador não conseguirá ganhar sozinho.

O Monaco é um time tradicional da França, que no momento está afundado em uma crise que não parece ter fim. Apesar de possuir um elenco com bons jogadores, dentro de campo se vê um time muito fraco. Atualmente na 19° posição, o Monaco está no caminho para o rebaixamento.

O técnico Guy Lacombe foi demitido agora em janeiro, e para seu lugar foi contratado Laurent Banide. É uma das tentativas de salvar essa equipe do rebaixamento. Resta saber se dentro de campo as coisas irão melhorar, porque o que foi visto até agora foi um time do nível da Ligue 2.

Arles: Um time da Ligue 2 na Ligue 1…
Não vou estender muito a analise, mas quero comentar uma coisa sobre o Arles. O time subiu para a Ligue 1 nesta temporada, mas era melhor isso não ter acontecido. Com 20 jogos no campeonato até agora, o time conquistou apenas 8 pontos, e já está virtualmente rebaixado. Um desempenho muito fraco, que mostra que o Arles não deveria ter saído da Ligue 2.

Bom, chegamos ao final da série de reportagens sobre “A Ligue 1 em partes”. Analisamos a Ligue 1 de cabo a rabo, e já podemos ter uma base de como será a temporada até o final. Mas vale ressaltar uma coisa: a análise foi feita em cima do desempenho das equipes até agora na Ligue 1, e não podemos dizer que tudo será como foi analisado, já que como todos sabem o futebol é uma caixinha de surpresas.

Anúncios

Uma resposta em “A Ligue One em partes – Parte 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s