Um time comum

Juve cai na Coppa Italia

Hoje quem vê a Juventus de Luigi Del Neri jogar chega a uma conclusão: “Que time comum!”

Foi a conclusão que tirei após o jogo de hoje. A Juve encarou a Roma pela Coppa Italia e não fez nenhum esboço de bom futebol. Pra falar a verdade, nem os Gialorossi apresentaram um bom futebol, foi um jogo ruim, mas a ruindade da Juventus “foi melhor” que a ruindade da Roma.

A Juve tinha uma saída de bola lenta. Dependia de mais da saída de Felipe Melo. Pro azar de Del Neri, o técnico Claudio Ranieri botou gente pra marcar a saída do brasileiro, que tinha dificuldades em colocar velocidade em sua saída de bola. Sissoko ou os zagueiros, quando tentavam sair jogando mantinham a lentidão. Pelos flancos, Pepe e Martínez fizeram partidas discretas. Pouco tocaram na bola. Pepe saiu contundido na etapa final, enquanto Martínez trocou algumas vezes de posição, de acordo com as alterações feitas por Del Neri, mas não correspondeu. Na frente, Amauri, que jogou só no primeiro tempo, não recebeu nenhuma bola e se limitou a disputar bolas no meio campo.

Del Piero não pode mais ser o "chefe da companhia"

Aí vem Alessandro Del Piero.

Aos 36 anos de idade, obviamente ele não tem mais o fôlego de dez anos atrás, mas a técnica, claro, ele não perdeu. O problema é que a Juve depende demais do camisa 10. Valia, por exemplo, olhar o exemplo do adversário da noite de hoje. A Roma tem como maior astro Francesco Totti. Ele é banco desse time. Meio irritado, é fato, mas é banco. Obviamente, os Gialorossi não dependem tanto de Totti, até porque jogadores como Borriello, Vucinic e Ménez ora ou outra estão decidindo, fazendo com que Totti não seja tão necessário quanto tempos atrás.

E na Juve? Quem decide na falta de Del Piero? Trezeguet e Nedved não estão mais lá. Vai esperar que um Krasic, que um Amauri, que um Iaquinta, Aquilani ou qualquer outro decida? Acho que não. São os típicos “trabalhadores” e não “donos”.

A Juventus não pode ser escrava do Del Piero. Daqui à pouco ele pára de jogar. E aí? O que acontece? Vai torcer pro Sissoko decidir? Claro que não! Forlán pode vir, mas o uruguaio não é mais um garoto, pode ajudar a Juve em poucos anos. É claro que Del Piero é craque, mas hoje ele está mais pra “funcionário da fábrica” do que pra “dono da fábrica” – se é que você me entende -, então ele não pode mais ser o grande astro da equipe.

Krasic apareceu como esperança de substituir Del Piero no posto de ídolo – até porque os dois atuam em posições diferentes, então somente na questão “ídolo” -, mas o sérvio tem se destacado mais na semelhança com Pavel Nedved do que no futebol, que até tem sido bom, mas nada que coloque a Juve numa posição honrosa na Série A. O jogo de hoje foi um exemplo disso. Krasic entrou no intervalo e até começou bem, buscando o jogo, mas logo entrou no marasmo que foi o jogo da Juve e declinou.

Luigi Del Neri tem culpa nisso. Esse 4-4-2 que ele “arma” é muito ineficiente e previsível. Do modo que ele escalou hoje – Felipe Melo e Sissoko pelo centro e Pepe e Martínez pelos flancos – era esperado um jogo pelas laterais mais efetivo, mas foram vistos lentos toques de bola e muito jogo pelo miolo de defesa. Martínez mal tocou na bola, assim como Pepe, embora seu lado tenha sido o mais explorado pela Juve…Mas com as subidas de Motta e não com a participação do camisa 23.

É verdade que Amauri e Iaquinta não são os atacantes dos sonhos, mas de nada adianta culpá-los se eles não recebem uma bola redondinha.

O jogo de hoje também pode ficar marcado por um momento curioso, que pode até se tornar polêmico: Aquilani esteve pronto para entrar, estando próximo à beira do gramado, mas na hora de entrar, Del Neri preferiu colocar Grosso. Até agora não vi nada nos sites italianos, pode ser que essa “polêmica” seja coisa de minha cabeça, hehe.

Até quando a Juventus perdia por 1×0 e via uma Roma recuada, preocupada em trocar passes e ver o tempo passar, não esboçava nenhuma reação, parecia achar que teria um jogo de volta, foi apática. Era bola no Del Piero e ele que se vire. Pobre coitado! Vovô do time e tendo que resolver.

Mas resumindo, a Juventus é um time comum. Tem uma defesa comum. Com um bom zagueiro – Chielini -, com um zagueiro sujeito a chuvas e trovoadas – Bonucci – e com laterais comuns – geralmente um que sobe mais e outro que fica preso -, um meio campo pouco criativo e um ataque que precisa de boas bolas – em alguns casos, excelentes bolas, pois boas não adiantam – pra marcar. Ou seja, time comum, time que merece a 6ª colocação da Série A, time que merece ser eliminado de uma Liga Europa com 6 empates em 6 jogos, mas que não é um time que honra o nome “Juventus”.

>>>>>>>>>>>>>

Taddei foi pra galera após o gol (EFE)

Sobre o jogo, partida chata…Muitos toques de lado, jogo lento, poucas chances de gol – ainda voltando ao tema Juventus, Júlio Sérgio não fez absolutamente nenhuma defesa – e muitas pancadas, mas olha só, Antonio Damato deu somente dois cartões amarelos, quando mais deveriam ser distribuidos. Ele também deixou de dar um pênalti claro em cima de Del Piero no finzinho do jogo. Mexés deu um abraço no camisa 10 e o derrubou e nada foi marcado.

Digamos que a Roma foi “menos ruim”. Criou poucas chances e fez dois gols, com Vucinic e Taddei e com méritos passa de fase, mostrando que é sim um time copeiro.

A Roma vai pegar a Inter, que nos pênaltis eliminou o Napoli. Na outra semifinal, teremos Milan e Palermo. Se na Espanha a final da Copa do Rei pode ser Barcelona e Real Madrid, na Itália podemos ter Inter e Milan.

Anúncios

Uma resposta em “Um time comum

  1. Cara, também vi o jogo, inclusive fiz o jogo em tempo real, e ia até fazer um post com o mesmo assunto desde, mas não deu tempo. Faço das suas palavras as minhas. Juventus comum, com jogadores medianos, dependendo de lampejos de genialidade de Del Piero. E um time que depende do Felipe Melo para saída de jogo, é brincadeira.

    Parabéns pelo post. Abraço.

    PS: Mancada da Semana: Fair Play esquisitíssimo – Confira: http://blogbolanarede.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s