O pior jogador da temporada alemã

Mertesacker vibra com seu gol. Uma das poucas felicidades na temporada

Per Mertesacker é indiscutívelmente um dos grandes zagueiros do futebol alemão. Desde que surgiu no Hannover, tem mostrado que não é apenas uma promessa. Lidera há muitos anos a zaga do Werder Bremen e constantemente é convocado pra seleção alemã, tendo inclusive disputado as duas últimas copas do mundo.

Mas acontece que ele vive temporada terrível. Erra em quase todos os jogos. Erra posicionamento e principalmente, tecnicamente. Não parece mais ser aquele jogador inteligente, que dificilmente  era vencido pelos atacantes, aquele zagueiro que dificilmente falhava. “Aquele zagueiro” deve ter ficado na África do Sul, porque ele é, pelo menos pra mim, o pior jogador da temporada alemã.

Claro que devem haver jogadores que estejam fazendo temporadas piores – Camoranesi, por exemplo, chegou com muita badalação no Stuttgart, não jogou nada e está voltando pra Argentina – mas geralmente quando se é feita uma análise dessas, se leva em conta os jogadores de times grandes e de mais nome, é o caso de Mertesacker. Ele é o símbolo da horrorosa campanha do Werder Bremen na Bundesliga.

Nesta spieltag ele teve uma atuação ruim. Junto com Silvestre, ele era o ponto fraco da equipe contra o Bayern, sempre errando passes e perdendo bolas fáceis. Ele até fez um gol com calma de atacante – após desvio de Prödl, ele ficou sozinho na esquerda, parou e bateu no cantinho de Kraft -, mas depois se descontrolou. Fez um gol contra bobo e no fim do jogo, com a vontade de se redimir, foi pro ataque e deixou a zaga nas mãos dos volantes.

Enfim, Mertesacker tem sido o símbolo dessa má campanha do Bremen. Pelo que representa a torcida de seu clube, ele não pode jogar o que está jogando e não pode errar tanto e do jeito que está errando. Pode-se dizer que ele foi contaminado pela crise técnica do time, pela crise interna, que envolve as dúvidas quanto a capacidade de treinar de Thomas Schaaf, assim como a capacidade de contratar de Klaus Allofs.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sobre o jogo, começamos falando do Bayern, que entrou com um esquema diferente. Tá, era sim o 4-2-3-1 habitual, mas Van Gaal fez algo interessante. Colocou Luís Gustavo na lateral esquerda e Danijel Pranjic como volante esquerdo, para segurar Marín e Fritz. Botou dois laterais esquerdos, só que um no meio campo.

Esses dois aí (Schaaf e Allofs) estão ameaçados

Thomas Schaaf escalou mal o time. Se Van Gaal colocou dois “laterais esquerdos”, ele colocou dois direitos, mas sem o mesmo efeito bávaro. Pasanen, jogando na lateral, não subiu, Fritz ficou jogando sozinho no meio campo. Mas o maior erro certamente foi escalar Silvestre. Quando era mais novo, já não era lá essas coisas, imagina agora que ele tem 33 anos. O pior é que no lado dele jogava Arjen Robben. Se o holandês botasse na frente, nem com uma Ferrari, Silvestre o pegaria.

Mas mesmo assim, a primeira etapa foi equilibrada. Poucas chances de gol e muitos erros. Na etapa final, o Bremen abriu o placar com o gol de Mertesacker destacado acima, mas os verdes recuaram demais e dando campo pro Bayern, que alcançou a virada. Na falha dos “três” laterais – Pasanen, que foi mal no 1º combate, Fritz, que foi frouxo no 2º combate e Silvestre, que não acompanhou Robben – Robben empatou. O segundo gol foi contra de Mertesacker, mas a maior falha foi de Prödl – que fazia bom jogo -, que desarmou Gómez na grande área, tentou sair jogando sozinho perdeu a bola e depois saiu o gol contra. O Bremen se descontrolou, foi pro ataque, Mertesacker virou um meia armador, fazendo com que os volantes tivessem de lhe cobrir. Em uma dessas coberturas, Frings se atrapalhou com a bola, Müller ganhou, tocou pra Klose que mandou pras redes. Vale lembrar que Klose fez 53 gols com a camisa do Werder Bremen. Ainda deu tempo pra Tim Wiese dar uma bordoada em Müller e ser expulso de campo.

A única coisa que o Bremen pode reclamar é de um pênalti que Torsten Kinhöfer não deu. Trinks cruzou e Luís Gustavo cortou com o braço. Isso quando o jogo estava 1×1, mas falando sério, o Bayern mandou na etapa final, o Werder Bremen se apequenou e mereceu perder. Não seria esse pênalti que tiraria a vitória, nem desmerecesse a vitória do Bayern.

A vitória bávara lhes coloca no G3, na 3ª colocação, com 36 pontos, 14 atrás do líder, enquanto o Bremen segue em situação delicada, ocupando a 15ª colocação, uma acima da zona de rebaixamento, com 22 pontos. Nos últimos 11 jogos, o Bremen venceu só duas, tendo perdido sete.

TÓPICOS ALEMÃES

>>O Borussia Dortmund voltou a vencer. 3×0 pra cima do Wolfsburg

>>Jurgen Klopp parece querer que Götze seja o substituto de Kagawa, lhe colocando na posição central dos três meias. Outra alternativa é Zidan, que jogou pouco.

>>A vantagem do BVB na liderança é de 11 pontos pro Leverkusen.

>>Na sexta, o Leverkusen venceu o confronto direto contra o Hannover, 2×0.

>>Holtby decidiu o clássico entre Kaiserslautern e Mainz, 1×0 pro 05.

>>Os irregulares Schalke e Hamburgo perderam. Os Azuis Reais perderam pro Hoffenheim por 1×0 e o HSV por 2×0 pro Nüremberg.

>>No Hoffenheim, Ryan Babel estreou. Embora tenha perdido gols fáceis, foi importante nas puxadas de contra-ataque, que aliás, não foram poucos.

>>O St. Pauli conquistou três pontos importantes num confronto direto. 3×0 sobre o Colônia.

>>Takyi fez os dois gols do St. Pauli, aliás, o primeiro foi muito bonito.

>>No domingo, nenhum mandante venceu. O Stuttgart caiu pro Freiburg e o Eintracht pro Monchengladbach, ambos por 1×0.

>>No jogo do Stuttgart, o garoto bom de bola, Harnik, perdeu um gol com a trave aberta. Após rebote do goleiro, a trave ficou vazia, ele com calma e equilibrado pro chute errou.

>>Só pra fechar, foram divulgadas neste domingo, fotos de Robben e Müller. Ambos bateram boca no gramado, mas o holandês acertou um legítimo soco no garoto alemão.

Classificação (Bundesliga)

 

Anúncios

Uma resposta em “O pior jogador da temporada alemã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s