h1

Derby do Vale do Ruhr: Grandes jogos

2 de fevereiro de 2011

Como todo bom clássico, Borussia Dortmund e Schalke proporcionaram grandes confrontos para torcedores e adimiradores do futebol alemão. Logo abaixo, vão duelos históricos entre essas duas equipes.

5 de Março de 1983, Parkstadion
Schalke 1×2 Borussia Dortmund

Nessa temporada, o Borussia Dortmund venceu de virada, com dois gols de Abramczik, mas ele teve sorte, já que o goleiro Junghans falhou nos dois gols. O BVB terminou no meio da tabela, mas os Azuis Reais foram rebaixados no fim da temporada.

24 de Agosto de 1991, Parkstadion
Schalke 5×2 Borussia Dortmund

Nesse jogo, o Schalke tomou conta do jogo, venceu com autoridade…Mas quem se deu bem foi o Dortmund, que no fim da temporada foi campeão alemão.

23 de setembro de 2000, Westfalenstadium
Borussia Dortmund 0x4 Schalke

Vitória fácil, fácil do Schalke. Muitos erros do BVB e os Mineiros aproveitaram. Ao fim do campeonato, Schalke em 2º, Borussia em 3º.

30 de Janeiro de 2004, Westfalenstadium
Borussia Dortmund 0x1 Schalke

Jogo da 18ª rodada da Bundesliga 2003/04. Partida movimentada. O BVB chegou a perder dois pênaltis, com Köller – aquele mesmo, o gigantão tcheco – e Torsten Frings, mas sofreu um gol no finzinho do jogo, gol de Ebbe Sand. Naquela temporada, o Dortmund terminou uma colocação acima do Schalke, mas nada de outro mundo – 6º e 7º lugar.

19 de setembro de 2010, Veltins Arena
Schalke 1×3 Borussia Dortmund

Esse foi o duelo do 1º turno, onde o BVB simplesmente acabou com o S04. Os próximos dois são os jogos mais épicos.

13 de setembro de 2008, Westfalenstadium
Borussia Dortmund 3×3 Schalke

Grande jogo! O Schalke marcou aos  8 minutos da etapa final, era o terceiro, abrindo 3×0 pros Azuis Reais fora de casa. O BVB se empolgou e conseguiu empatar, com um pênalti mandrake, lance que deu uma sujada no empate do Borussia, que fez por merecer o resultado.

12 de maio de 2007, Westfalenstadium
Borussia Dortmund 2×0 Schalke

Torcedor azul real triste pela perda do título

Esse foi pra mim o jogo mais épico entre essas duas equipes. Era penúltima rodada da Bundesliga. O Schalke liderava a Bundesliga e o BVB já não almejava mais nada. Os Azuis Reais dependiam só de si pra ser campeões após um bocado de tempo e foram ao Westfalen para quem sabe, serem campeões com antecedência. Ouve uma invasão azul real em Dortmund, fora os torcedores que ficaram em Gelsenkirchen, reunidos pra torcer por seu time. Durante alguns momentos do jogo, os adversários do Schalke pelo título – Werder Bremen e Stuttgart – estavam tropeçando e bastaria só um gol pro Schalke confirmar o título. Mas acontece que Frei e Smolarek marcaram pro Dortmund, e o Stuttgart virou seu jogo, o Schalke perdeu o jogo, os vermelhos tomaram a ponta e na última rodada, por dois pontos, foram campeões alemães. Épico, não?

  • Vídeo Especial

Esperamos que os torcedores convivam assim nessa sexta

Procurando alguns vídeos sobre o clássico, acabei encontrando um documentário sobre o jogo. É da ESPN em espanhol, mas dá pra entender legal. É em três partes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: