Derby do Vale do Ruhr: Preparação das equipes

Está chegando a hora pro grande clássico entre Borussia Dortmund e Schalke no Signal Iduna Park. Abaixo, confira algumas informações sobre o jogo desta semana.

  • Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund vem para essa jogo com um retrospecto um tanto quanto negativo. Das últimas 24 vezes que Borussia Dortmund e Schalke se pegaram, o BVB venceu somente 3 vezes – perdeu 10 e empatou 11 -, tendo vencido apenas um de onze em casa. Mas o que pode animar o torcedor aurinegro é o fato de que seu time tem simplesmente o dobro de pontos do rival. Enquanto o Schalke tem 25, o Dortmund tem 50.

Kagawa está fora da temporada

O grande desfalque do Borussia Dortmund não é segredo pra ninguém, Shinji Kagawa. O japonês se machucou durante a Asian Cup e deverá ficar de fora durante o resto da temporada. O jogador foi operado no início da semana em Tóquio, no Japão.

Outro desfalque do Borussia Dortmund é o zagueiro Neven Subotic, que deve ser substituído pelo brasileiro Felipe Santana. O zagueiro tcheco levou o 5º cartão amarelo e está suspenso. Pena pro BVB, pois Subotic e Hummels formam hoje a melhor dupla de zaga da Bundesliga. Ambos tem entrosamento, técnica e boa marcação, realmente formam uma sólida defesa.

Felipe Santana terá de substituir a altura Subotic

Mas Felipe Santana deve cumprir bem seu papel. O Kicker fez uma entrevista com o brasileiro, destacando inclusive, que será a primeira vez que Felipe e Hummels jogarão juntos – as experiências anteriores foram poucos minutos.

Outros desfalques do BVB já são de longa data. Kehl, que adora um departamento médico e Owomoyela, que cá pra nós, não faz falta alguma.

Jurgen Klopp deve levar a campo o que tem de melhor a sua disposição, com Felipe Santana substituindo Subotic na zaga e com Götze ocupando a posição de Kagawa, com Kuba na direita.

O Dortmund deve entrar com: Weidenfeller; Piszczek, Hummels, Felipe Santana e Schmelzer; Bender e Sahin; Kuba, Götze e Grosskreutz; Barrios (4-2-3-1)

A minha aposta pra se destacar no time do Borussia Dortmund é Nuri Sahin. O turco tem comido a bola na Bundesliga. Mesmo jogando como segundo volante, sua chegada ao ataque tem sido uma das grandes armas do time. Com passes precisos, ele tem sido um dos melhores jogadores da temporada européia, e não é exagero não, ele não tem jogado pouco.

A expectativa da diretoria do Dortmund é que o Signal Iduna Park receba mais de 80 mil pessoas nessa sexta feira, praticamente lotação máxima.

  • Arbitragem

Michael Weiner terá de segurar o ímpeto dos jogadores

O árbitro do jogo será Michael Weiner, de 41 anos. Ele apitou 7 jogos nessa Bundesliga, deu 28 cartões amarelos ( média de 4 cartões por jogo), dois cartões vermelhos e duas vezes deu dois cartões amarelos para um mesmo jogador. Sua melhor nota – dada pela revista Kicker – foi 2.0 – a nota é decrescente, ou seja, número mais baixo, melhor nota –  nos jogos Werder Bremen x Kaiserslautern, Mainz x Dortmund e Hoffenheim x Gladbach. Weiner não apitou nenhum jogo do Schalke na temporada, enquanto do Dortmund, além do jogo contra o Mainz, apitou o jogo contra o Nüremberg. Grudzinski e Glindermann serão seus assistentes.

  • Schalke

Já no Schalke 04, o grande desfalque não vem mais. Ivan Raktic se transferiu pro Sevilla, justamente no momento em que surgem questionamentos aos meio campistas do time, que andam criando poucas jogadas, deixando Raúl e Huntelaar sem muita função. Por isso em alguns jogos, Schmitz tem sido a válvula de escape na lateral esquerda e salvando o Schalke de alguns tropeços. Karimi, iraniano que já jogou no Bayern, foi contratado para ser o meia de ligação, mas fora de forma, provavelmente não disputará o derby.

Ainda no Schalke, Metzelder vai enfrentar seu ex-clube pela primeira vez – no 1º turno ele estava no estaleiro. Ele chegou a ficar de fora de alguns treinamentos por causa de uma sinusite, mas deve ir pro jogo. Papadopoulos deve ir a campo, caso Metzelder não tenha condições.

Annan chegou e já vai pro jogo

A novidade no Schalke deve ser Annan. O jogador chegou no último dia da janela de transferências e deve já estrear como titular. Nos treinos da semana, Félix Magath gostou do estilo dele, dizendo que ele é agressivo e sempre quer a bola. Charisteas e Karimi não devem jogar, aprimorando a forma física, já o brasileiro recém contratado com os três jogadores citados acima, Danilo Avelar, deve ficar no banco.

O Schalke tem uma série de jogadores contundidos, mas vou listar apenas os mais importantes. Hoogland, ele tem passado por problemas físicos, sempre que volta aos gramados, novamente se machuca. O meio campista Moritz está com problemas no joelho e é outro que fica de fora. Como disse acima, Karimi e Charisteas devem ficar de fora por problemas na forma física, porém, o iraniano foi convocado pro jogo, talvéz fique no banco, mas o grego está fora mesmo.

Baumjohann havia sido afastado por Magath e deve ficar no banco

Félix Magath deve levar seu time no tradicional 4-4-2, mas como é de costume, mexendo muito nas peças de seu meio campo. Pander e Edú, que ora são titulares, devem ser banco, assim como Baumjohann – que estava afastado pelo técnico (agradeço ao Mário André Monteiro pela informação) -, que volta a figurar entre os convocados. Ele não atua desde a 8ª rodada.

O Schalke deve jogar com: Neuer; Uchida, Höwedes, Metzelder e Schmitz; Farfán, Kluge, Annan e Draxler; Raúl e Huntelaar (4-4-2)

Olha, minha aposta no Schalke é meio perigosa. Acho que quem pode decidir pros Azuis Reais é garoto Draxler. Magath e toda a diretoria do Schalke tem apostado muito nesse garoto e na DFB Pokal ele já mostrou ter estrela – com menos de 10 minutos em campo, ele fez o gol que classificou o Schalke na prorrogação – e talvéz volte a brilhar nessa clássico.

  • Números, números, números

No primeiro post eu já havia passado alguns números, mas agora volto com números mais completos:

Borussia Dortmund GERAL (Bundesliga) Schalke 04
27 vitórias 23 empates 27 vitórias
120 gols 113 gols
Borussia Dortmund Em Dortmund Schalke 04
17 vitórias 11 empates 10 vitórias
69 gols 44 gols
Borussia Dortmund Em Gelsenkirchen Schalke 04
10 vitórias 12 empates 17 vitórias
51 gols 69 gols
  • Palpite

Não podia ficar sem dar meu palpite. O Borussia Dortmund pra mim passa por cima do Schalke e da mística “clássico é clássico”. 4×1 fora o baile.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s