A muralha Neuer

Neuer teve atuação de gala (Reuters)

Durante a semana, o blog Europa Football fez uma preparação pro derby do Vale do Ruhr que aconteceu na noite de hoje na Alemanha, Borussia Dortmund e Schalke. Passamos as histórias dos times e do confronto, jogos históricos, cantos da torcida, informações e até um pré-jogo. A partida cumpriu com boa parte das expectativas, mas não todas. Faltou algo…o gol.

O Borussia Dortmund, acostumado a ver a sua muralha amarela, viu hoje a “muralha Neuer”. Pra quem não sabe, a “muralha amarela” do Dortmund é a torcida do BVB que fica atrás do gol à esquerda e os torcedores que lá ficam, torcem de pé o jogo inteirinho. Mas hoje, essa muralha, o resto da torcida do Dortmund, além dos jogadores tem de se render a outra muralha: Manuel Neuer.

O goleiro que foi titular da Alemanha na última Copa do Mundo, pegou absolutamente tudo e mostrou o porque de ser talvéz o melhor goleiro da Bundesliga.

Kuba perdeu esse gol no início da partida (Reuters)

Os primeiros dez minutos de jogo foram totalmente dominados pelo Borussia Dortmund. Os aurinegros encurralaram no Schalke na defesa e começaram a criar chances atrás de chances. Com 4 minutos, Neuer já tinha feito defesas importantes, nas finalizações de Götze e Kuba. Aliás, Kuba, o “substituto” de Kagawa – botei entre aspas porque ele entrou no time com a lesão de Kagawa, mas não joga na posição do japonês, quem joga lá é Götze – fez um bom primeiro tempo pela direita, aparecendo bastante pro jogo e tendo obrigado Neuer a fazer outra defesa difícil. O polonês caiu muito de produção na etapa final, se tornando peça nula em campo.

Já o Schalke foi mal na primeira etapa. Começou nervoso, graças a pressão exercida pela equipe adversária, com tempo ganhava confiança, mas dava sequencia a poucas jogadas e Weidenfeller foi um legítimo espectador da partida. A defesa do Schalke também ia mal nas bolas cruzadas. Em todas elas, acontecia qualquer coisa, menos bola pros Azuis Reais.

A grande chance perdida no primeiro tempo não teve participação de Neuer. Lucas Barrios disparou sozinho e ficou na frente do goleiro Azul Real, mas finalizou de bico e mandou pra fora. Nesse lance, o argentino naturalizado paraguaio errou no início da jogada. Ele dominou mal a bola e por isso teve dificuldades de arrancar com a bola, perdendo assim a velocidade e fazendo com que a zaga chegasse pra lhe atrapalhar na finalização.

Na etapa final, os primeiros 20 minutos foram muito disputados. O Borussia parecia um pouco mais tenso, vendo que tinha a obrigação de abrir o placar, enquanto o Schalke ganhava calma pra avançar, mas como na etapa inicial, não dava sequencia a tantas jogadas.

Jurgen Klopp se viu obrigado a fazer uma alteração. Ele tirou o apagado Grosskreutz – se movimentou pouco e não dava sequencia a suas jogadas – e apostou no atacante Lewandowski. O atacante polonês foi um dos protagonistas da defesa mais impressionante de Neuer. Em rápido contra-ataque, o camisa 7 recebeu na intermediária e do nada, Neuer aparece, Lewandowski finaliza, o goleiro dá um pulo, a bola no seu peito e sobra pra Götze na direita que tenta por cobertura, Neuer voltou rapidamente e fez a defesa.

A grande chance do Schalke saiu na esperteza de Raúl, que cobrou falta rapidamente pra Jurado, que parou em Weidenfeller.

A Muralha Neuer (AP)

Após outras defesas, Neuer mostrou ter sorte, pois foram duas bolas na trave, a segunda foi num lance genial de Götze. Ele recebeu belo passe de Bender, dominou com categoria, tirou o goleiro, desequilibrado, teve de girar e bater, a bola foi no poste.

Mas foi uma pena! Um jogaço desses e nada de gol. Mas nem tudo são lágrimas. Foi uma grandiosa atuação de Manuel Neuer, dúvido que tenha passado despercebido por quem tenha assistido ao jogo. Ficará na minha memória e espero que fique na memória dos outros fãs da Bundesliga. Certamente estará na seleção da rodada!

Mas falando sobre a tabela de classificação, o Borussia Dortmund permanece confortável na liderança, com 51 pontos, 12 à mais que o vice-líder Leverkusen. A única coisa que pode incomodar é que esse foi o segundo empate seguido dos aurinegros no Signal Iduna Park.

O Schalke subiu na tabela, ocupa a 9ª colocação com 26 pontos, mas Eintracht Frankfurt, Nüremberg e Wolfsburg podem lhe ultrapassar. Confira abaixo os jogos do fim de semana na Bundesliga.

Mainz x Werder Bremen
Hoffenheim x Kaiserslautern
Colônia x Bayern
Hannover x Wolfsburg
Nüremberg x Leverkusen
Monchengladbach x Stuttgart
Hamburgo x St. Pauli – outro clássico de grande rivalidade local
Freiburg x Eintracht Frankfurt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s