Sunderland: Um intruso entre os grandes

Texto de: Gabriel Seixas

Sunderland é uma das pedras no sapato dos grandes

Muita gente não sabe, mas nos primórdios do Campeonato Inglês, o Sunderland era uma das equipes mais fortes do país. Das sete primeiras edições da então Football League, os Black Cats venceram três. Ao longo da história, ainda conquistariam mais três títulos. O último veio a 75 anos, na temporada 35-36. Hoje o clube não goza de tanto prestígio, mas ainda assim protagoniza boas campanhas. Mesmo sem o orçamento milionário do “Big Four” e de Manchester City e Tottenham, o Sunderland segue firme no 7º lugar e sonha em conquistar uma vaga para as competições européias.

Os grandes times vêm tendo trabalho com o Sunderland. A vitória sobre o Chelsea por 3 a 0 em pleno Stamford Bridge ilustra bem esse panorama. Tottenham e Liverpool também já perderam pontos contra os Black Cats em casa. No Stadium of Light, o time ainda derrotou o Manchester City e empatou contra Arsenal e Manchester United, nada menos que os três líderes da competição.

Aliás, o fator casa tem sido um grande aliado do Sunderland na temporada. Apenas Blackpool e Chelsea conseguiram a façanha de derrotá-los em seus domínios. Entretanto, a equipe venceu apenas três partidas como visitante, o que impede a aproximação do time em relação aos cinco primeiros colocados. O treinador da equipe é o experiente Steve Bruce, que como treinador possui um currículo modesto, porém vem fazendo um bom trabalho até aqui.

Gyan se firmando

O treinador é adepto do 4-4-1-1, mas sofreu uma grande baixa neste mercado de inverno: Darren Bent, o grande artilheiro do time nas últimas duas temporadas, foi vendido por 18 milhões de libras ao Aston Villa – um recorde na história do clube. Por um lado, tudo indica que esta é a grande chance de Asamoah Gyan se firmar na equipe. Contratado a peso de ouro (13 milhões de libras), tem deixado a desejar nesta época, marcando apenas 8 gols em 24 partidas.

Os Black Cats foram às compras nesta janela de transferências e trouxeram reforços pontuais. Sessègnon, insatisfeito na reserva do Paris Saint-Germain, chegou ao time e assumiu a titularidade no meio-campo. Steve Bruce não poupa elogios ao jogador, dizendo que tem condições de ser até mesmo o grande ídolo da torcida. Outro reforço é o ganês Sulley Ali Muntari, que se junta aos compatriotas Mensah e Gyan. Ele chega por empréstimo até o fim da temporada.

O elenco, apesar de modesto, tem qualidade. O goleiro é o escocês Gordon, que voltou de uma contusão delicada em novembro e conseguiu recuperar a ótima forma. Com a lesão de Michael Turner, a defesa vem sendo escalada com Onuoha e Mensah nas duas laterais e os ótimos Bardsley e Anton Ferdinand na zaga.

Sessegnon saiu brigado do PSG pra ganhar espaço na Inglaterra

No meio-campo, os recém-chegados Muntari e Sessègnon se juntaram a Richardson e ao talento Henderson, porém o capitão Cattermole deve recuperar a vaga na equipe assim que voltar de lesão. O egípcio El-Mohamadi, que só disputou menos partidas que o zagueiro Bramble na temporada é uma espécie de 12º jogador do time. Trata-se de um winger direito com bastante potencial a ser explorado.

Peças como Angeleri, Riveros, Malbranque, Zenden e Welbeck ainda são excelentes opções. Mas a estabilidade do Sunderland na tabela está ameaçada. Dos próximos cinco compromissos, três serão longe de casa. Todos complicadíssimos: Everton, Arsenal e Manchester City. E no Stadium of Light, alguma moleza? Errado. Tottenham e Liverpool serão os adversários. É a chance de comprovar que a grande campanha da equipe até aqui não é obra do acaso. É melhor não subestimar a força do Sunderland.

Anúncios

Uma resposta em “Sunderland: Um intruso entre os grandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s