Europa League, com cara de Champions League

Kuyt joga a zebra longe (AP)

Aos poucos a Uefa Europa League vai sendo “filtrada”. As babas vão caindo fora e as potências vão continuando. Na fase de oitavas de final, por exemplo, teremos cinco times que já conquistaram a Uefa Champions League – fora as outras equipes com tradição nacional.

Pode-se dizer que se juntando aos 5 campeões europeus, temos mais ou menos 8 equipes com condições de irem longe na competição.

O brasileiro Marcelo vibra com seu gol (Getty Images)

Esse fato de ter muitas equipes fortes só valoriza mais ainda a competição. Há muita gente que não gosta da Liga Europa por achar ser um campeonato de segundo escalão europeu, de só ter times fracos e de países desconhecidos, mas cá pra nós, não é um barato ver times médios/grandes adormecidos, que geralmente dão trabalho aos gigantes nas ligas nacionais se pegando em uma competição internacional?

Vai dizer que não foi legal ver o Napoli, time que após anos e anos volta a disputar um título italiano, enfrentando o Villarreal, time que tem feito Barcelona e Real Madrid passar por maus bocados? Não foi bacana ver o tradicional PSV enfrentando o Lille, líder da Ligue 1? Ver duelando os tradicionais Stuttgart e Benfica? Acompanhar o sempre perigoso Porto contra o copeiro Sevilla?

Ahhhh, é muito da hora a Europa League!

Os cinco campeões da Champions League que estarão nas oitavas-de-final da Europa League são Benfica, PSV Eindhoven, Porto, Ajax e Liverpool.

Cardozo comemora seu gol e vaga do Benfica pra próxima fase (Getty Images)

Os Encarnados passaram com certa tranquilidade pelo Stuttgart. Fez 2×0 na volta, após ter feito 2×1 no Estádio da Luz. Os holandeses do PSV passaram pelo Lille, 3×1, em jogo que Frau, do LOSC teve grande participação. Ele fez o gol francês, mas foi expulso mais tarde, depois a maionese desandou e o PSV fez 3×1. No agregado, 5×3 e fica claro que o Lille caiu no jogo em casa, quando abriu 2×0 com facilidades e cedeu o empate. Já o Porto protagonizou um belo duelo com o Sevilla. Após vencer no Ramón Sanchéz Pizjuán por 2×1, os Dragões se deram ao luxo de perder por 1×0 – gol de Luis Fabiano – e mesmo assim se classificar. O destaque negativo do jogo foi Hulk, que perdeu uma locomotiva de gols. O Ajax passou com enorme facilidade sobre o Anderlecht. No agregado, 5×0 e no jogo de hoje, 2×0, com dois gols de Sulejmani. Quem teve trabalho foi o Liverpool. Quando veio o sorteio e a confirmação de que o adversário dos Reds seria o Sparta Praga, veio um certo alívio pro time inglês, mas isso não se traduziu no campo. Após 0x0 na República Tcheca, o Liverpool só conseguiu o gol da vitória no Anfield aos 41 minutos do segundo tempo, com Dirk Kuyt.

Villarreal conseguiu rápida reação (Getty Images)

Nessa lista de postulantes ao título, podemos encaixar o Zenit – 3×1 no Young Boys, 4×3 no agregado -, o Bayer Leverkusen – fez jogo treino contra o Metalist, 2×0 e 6×0 no agregado -, o Villarreal – em belo jogo, que pude assistir, bateu o Napoli por 2×1, com gol de Nilmar -, o Dynamo de Kiev – meteu 4×0 no Besiktas e fechou o agregado em surpreendente 8×1 -, o milionário Manchester City – 3×0 no Aris -, e o Paris Saint Germain – ficou no 0x0 com o BATE e de certa forma decepcionou ao se classificar somente nos gols marcados fora de casa.

Ainda teremos nas oitavas de final, o CSKA Moscow – empatou por 1×1 com o PAOK, mas venceu na ida -, o Rangers – 2×2 contra o Sporting e passou no critério “gols fora” -, ambos são times com história na antiga Copa Uefa. Também pasaram Spartak Moscow – 1×1 no Basel, mas venceu na ida -, time ajeitadinho e que tem como grande maestro, Alex, ex-Internacional; Braga – 2×0 no Lech e virou a série pra 2×1 -, time que surpreendeu o Arsenal na Champions League e o Twente – após vencer na ida, empatou em 2×2 com o Rubin Kazan.

PSG passou na bacia das almas

Nessa fase de 16 avos de final, a grande decepção foi o Besiktas. A equipe turca passou de fase em 2º lugar, mas jogando bem, passando com autoridade. A eliminação pro Dynamo não é nenhuma surpresa, mas foi vergonhoso sair com um placar agregado de 8×1. Lille, pela passividade na eliminação, é outra decepção. Dos classificados, decepcionam Liverpool e PSG, que passaram mais trabalho que o necessário. Não tivemos nenhuma zebra.

Na próxima fase, destaco o duelo entre Leverkusen x Villarreal. Tem tudo pra ser um baita jogo, de duas equipes que gostam de jogar no ataque e tem jogadores velozes, podendo proporcionar dois jogos abertos. Dynamo x City também é outro bom duelo, onde reúne uma equipe milionária e outra que passou de forma avassaladora por um adversário forte. Benfica x PSG é o confronto dos times “agora vai”. São duas equipes que quando você acha que irão pegar um ritmo bom na temporada, decepcionam, mas deve ser um duelo aberto. O Porto é favorito contra o CSKA, assim como o Liverpool é favorito contra o Braga, mas os dois adversários são perigosos e todo cuidado é pouco. Ajax x Spartak é um duelo aberto, o fator campo pode decidir. No jogo restante, acho que o Zenit até passará trabalho, mas deixará o Twente pra trás.

Essa é a Liga Europa, que vai afunilando e seu nível vai aumentando. Temos tudo para termos uma reta final de competição muito boa. O campeonato já tinha começado cercado de expectativas, por ter alguns dos grandes clubes europeus e agora com a chegada das fases agudas, a Europa League tem tudo pra melhorar.

Resultados da fase 16 avos de final

CSKA (2) 1×1 (1) PAOK
*Porto (2) 0x1 (2) Sevilla
Zenit (4) 3×1 (3) Young Boys
Sporting (3) 2×2 (3) Rangers*
Liverpool (1) 1×0 (0) Sparta Praga
Spartak Moscow (4) 1×1 (3) Basel
PSV (5) 3×1 (3) Lille
Bayer Leverkusen (6) 2×0 (0) Metalist
Villarreal (2) 2×1 (1) Napoli
Ajax (5) 2×0 (0) Anderlecht
Braga (2) 2×0 (1) Lech Poznan
Dynamo de Kiev (8) 4×0 (1) Besiktas
Manchester City (3) 3×0 (0) Aris
Twente (4) 2×2 (2) Rubin Kazan
Stuttgart (1) 0x2 (4) Benfica
*Paris Saint-Germain (2) 0x0 (2) BATE Borisov

*classificados nos gols marcados fora de casa

Jogos das oitavas de final

Benfica x Paris Saint-Germain
Dynamo de Kiev x Manchester City
Twente x Zenit
CSKA x Porto
PSV x Rangers
Bayer Leverkusen x Villarreal
Ajax x Spartak Moscow
Braga x Liverpool

Anúncios

2 respostas em “Europa League, com cara de Champions League

  1. Pingback: Praga V3S v akci 3

  2. É um torneio legal mesmo, mas só empolga quando chega nas fases de mata mata.
    A partir de agora tomara que o meu Liverpool entre com força “quase”máxima (sem o Suarez) e leve a sério a competição.
    Seria legal uma final envolvendo Ajax, Liverpool ou Benfica.
    No mais, muito legal o blog, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s