O que houve com o Bordeaux?

Texto de: William Kressin

Jean Tigana junto com o presidente, Jean-Louis Triaud

O Bordeaux foi o campeão da Ligue 1 na temporada 2008/2009, e na temporada passada durante o primeiro turno deu indícios de que brigaria pelo bi-campeonato. No entanto, após um segundo turno muito fraco o time acabou não indo nem para a Europa League, perdeu seu técnico e até hoje não conseguiu voltar a ser o verdadeiro Bordeaux.

O Bordeaux é considerado por muitos, um dos maiores times da França. Conquistou o titulo da Ligue 1 na temporada 2008/2009 acabando com a hegemonia do Lyon, e teve uma excelente campanha na Liga dos Campeões na temporada passada, chegando até as quartas-de-final.

Recapitulando:

Na temporada passada o Bordeaux teve um inicio de Ligue 1 excelente. Conseguia vencer seus jogos muito bem, e dava fortes indícios de que conquistaria o bi-campeonato. Mas o time teve uma grande queda de rendimento, perdeu a liderança e no final acabou não conseguindo nem uma vaga para competições europeias. Mesmo assim o time fez uma excelente campanha na Liga dos Campeões, chegando até as quartas-de-final. Mas quando a temporada terminou começaram os problemas.

Onde a crise começou:

O técnico do time, Laurent Blanc, anunciou que iria deixar a equipe para assumir a seleção francesa, que na época era treinada por Raymond Domenech. A partir daí o time saiu em busca de um novo treinador. O nome anunciado foi Jean Tigana, que em 1997 havia conquistado o titulo da Ligue 1 com o Monaco. Muito se esperava do novo treinador, mas após a temporada começar as coisas não aconteceram como o esperado.

A atual temporada vem sendo complicada para o Bordeaux desde o inicio. Logo de cara o time perdeu Gourcuff, seu principal jogador. Em campo os resultados não apareciam, e o time nunca conseguiu figurar entre os primeiros colocados. Com o andamento da temporada nada mudou. Mas o ápice dessa crise vem ocorrendo nas ultimas semanas.

Bordeaux foi humilhado pelo Lorient

O time vive uma fase muito ruim, tendo atuações muito fracas tanto em seu estádio quanto fora. Em campo a equipe parece desmotivada, sem organização nenhuma. Tigana vem sendo muito contestado, e sua demissão é cada vez mais iminente. Principalmente após a derrota que o time sofreu para o Lorient no ultimo final de semana. Mas não foi uma simples derrota: foi uma goleada de 5 a 1.

Esse jogo mostrou bem a fragilidade do Bordeaux. Não dava para entender o que o time estava fazendo. Muita desorganização, jogadores jogando fora de suas posições. Era uma coisa terrível de se assistir.

É difícil entender como o Bordeaux entrou nessa situação, e está sendo ainda mais difícil enxergar como o time irá sair dela. Muitos querem a demissão de Tigana, para que o time consiga se recuperar. Mas será que só demiti-lo irá fazer tanto a diferença? Pode ser que sim, ou pode ser que não.

Só nos resta esperar, e ver o quanto o Bordeaux irá se enterrar na sua crise, porque com o que vem sendo apresentado não podemos acreditar que o time irá dar a volta por cima. Talvez as coisas melhorem de uma hora para outra, mas isso não é muito provável.

2 respostas em “O que houve com o Bordeaux?

  1. Pingback: Tweets that mention O que houve com o Bordeaux? « Futebol Europeu Online -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s