“Lúcio nova geração”…”arbitragem velha geração”

Belo voleio de David (Chelsea FC)

Chelsea e Manchester United fizeram realmente uma bela partida nessa tarde, mas duas pessoas podem ser destacadas: O zagueiro brasileiro David Luíz e o árbitro Martin Atkinson.

O brasileiro ganhou o meu singelo apelido de “Lúcio Nova Geração”. Os dois tem poucas características semelhantes pra falar a mais pura verdade. David é mais técnico, enquanto Lúcio é mais “grossão”, embora preciso. O zagueiro do Chelsea é mais versátil, pode ser um lateral, enquanto o jogador da Inter é somente zagueiro. Lúcio é mais aguerrido que David. E por aí vão essas comparações…

Mas algo em que os dois se assemelham é essa vontade de aparecer no ataque. Quantas vezes você já viu o Lúcio pegar a bola no campo de defesa e se mandar pro ataque? Pois é, David Luíz faz isso e com certa irresponsabilidade. O zagueiro da Inter chegou a ser enquadrado por José Mourinho, mas com a saída do português, voltou a velha característica, mas também com sua dose de responsabilidade. Lúcio só arranca quando necessário, só pra desafogar seu time mesmo. Agora, o David Luíz parece um “lateral no miolo de zaga”. Ele se manda toda hora, aparece todo o tempo nos arredores da grande área, isso quando não entra.

Chelsea vibra com o gol brasileiro

Na maioria dos jogos, ele costuma ser mais contido – nem tanto, mas se segura mais -, mas no duelo de hoje contra o Manchester United ele estrapolou os limites. Se mandou o tempo inteiro e em vários momentos chegou a prejudicar o sistema defensivo dos Blues ao deixar um buraco imenso na defesa pra Ivanovic se virar. Porém, ele só não foi julgado como culpado por uma eventual derrota, porque ele fez um gol, quando o Chelsea perdia por 1×0 – gol de Rooney. Após levantamento da esquerda, David Luíz estava na segunda trave pra acertar um belo voleio e empatar a peleja.

Tá certo que o gol de David Luíz foi bonito, que ele ir pro ataque é legal e criar chances de gol mais ainda. Mas ele é zagueiro e pelo que eu saiba, zagueiro tem de ficar na defesa e o brasileiro deu muitos espaços em suas investidas ao ataque, foi muito afoito na marcação e tendo cartão amarelo, chegou a fazer uma falta sem bola em Rooney, e Atkinsson fez que não foi com ele. Não foi uma grande atuação de David Luíz. Acho que na estreia ele foi melhor, mas hoje ele foi mal…na defesa, mas no ataque, chegou a jogar mais que Torres por exemplo. Seu instinto ofensivo foi mais na empolgação de um Chelsea jogando bem na etapa final, do que na espera de vencer desesperadamente. Ancelotti precisa dar um toque no garoto, pra que essas várias investidas no ataque não causem problemas defensivos ao Chelsea.

Esse tiozinho aí adora um pênalti

Eis que chega Martin Atkinson. O árbitro que já era conhecido por ter uma arbitragem meio brasileira – muitas faltas, muitos cartões e o pior, muitos pênaltis -, hoje foi muito mal. Primeiramente, acho que distribuiu mal os cartões. Embora tenha expulsado corretamente Nemanja Vidic, David Luíz poderia ter tido o mesmo destino – em falta citada acima -, nada feito. Em alguns momentos deixou o pau comer e o pior de tudo foi o pênalti que ele deu pro Chelsea no fim do jogo.

O russo Zhirkov entrou na área e ao tentar passar por Smalling, caiu. Talvéz até tenha havido o contato, mas só pela queda do camisa 18 do Chelsea, ficou bem claro que não foi nada que o derrubasse. Foi uma queda estranha, ele já estava com um pé no movimento da passada e não completou o movimento, foi esquisito. Lampard converteu o pênalti, virou o jogo e deu uma estragada no jogo. Claro, todos no United reclamaram, não é pra menos, pênalti mal marcado e que só ajudou a piorar a atuação de Atkinson.

Só pra completar, falando dos dois assuntos de uma vez: David Luíz tem um grande futuro e foi muito elogiado na Inglaterra após a atuação de hoje, mas ele tem de ter na cabeça a ideia de que defensor não pode atacar toda hora, que ele tem funções táticas defensivas a cumprir. Pelo futuro dele na Seleção e em sua carreira, esperemos que ele possa realmente colocar isso na cabeça. Já pra Atkinson, que ele evolua e evolua muito. A quantidade de pênaltis à brasileira que tem sido dada na Premier League é gigantesca e esse cara aí ajudou a aumentar esse índice. Espero que isso diminua e que possa parar de atrapalhar os jogos no mundo.

Não custa lembrar que ontem, o Milan bateu o Napoli por 3×0 e o primeiro gol foi num pênalti igualmente ao do Chelsea, mal marcado.

Liga Anti Pênaltis à Brasileira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s