Roma conquista seu título na temporada

Totti decisivo (AFP)

Os clássicos italianos são um barato. São cercados de rivalidade nas arquibancadas e dentro de campo. Muitas vezes, o torcedor prefere ver seu time vencer o clássico regional e do que conquistar um título. É questão de gosto, mas acontece de encontrarmos fanáticos que chegam a esse ponto.

Lazio e Roma fizeram hoje o Derby della Capitale. Ambas as equipes não almejam o título e terão de se contentar com uma eventual vaga em alguma competição internacional. Muito pra um, pouco pra outro.

Os Biancocelesti estavam na 5ª colocação, com 51 pontos e durante bom tempo ficaram ocupando um dos postos na zona de classificação pra Champions League. Definitivamente é uma temporada acima do esperado, se levarmos em conta que a Lazio chegou até a lutar contra o rebaixamento na temporada passada.

Já os Giallorossi estavam na 6ª colocação, com 46 pontos, distante demais do título, distante da zona de classificação da Champions League e ainda era recém eliminado da mesma Champions League de forma vexatória, após tomar 6×2 do Shakhtar no placar agregado. Temporada pra lá de decepcionante, para um time que perdeu a chance de ser campeão italiano na última temporada.

Digo que “perdeu” o título italiano por causa desse jogo aqui, diante da Sampdoria, na 35ª rodada da Série A, quando a Roma, jogando no Olímpico lotado, perdeu pra Samp por 2×1 e desperdiçou a chance de permanecer na liderança da competição. A Inter tomou a ponta e levantou o caneco.

No clássico de hoje então, teríamos a Lazio querendo muito a vaga na Champions League e a Roma tentando se reconstruir e quem sabe, chegar a alguma competição internacional.

Mas se lembra o que digitei acima, dizendo que a “campanha da Lazio é acima do esperado”? Basicamente dá pra dizer que o time não tem cancha, não tem experiência, ou seja, cai fácil na presa do adversário. Assim dá pra descrever o clássico.

Dividida light (Reuters)

A partida foi ruim, muito truncada, poucas chances de gols e muitas pancadas. Costumo dizer que clássicos como esse tem porrada, sangue, braço decepado e tiro na cara. Na hora mais decisiva, a Roma catimbou e a Lazio caiu na armadilha.

Com a partida em 1×0 à favor da Roma – gol de Totti, de falta, num frangaço do Muslera -, os Giallorossi começaram a fazer cera no fim do jogo, prendendo a bola na linha de fundo, demorando pra cobrar faltas, laterais e outras ceras do tipo. Até que Radu deu uma cabeçada em Simplício, primeiro ato de descontrole. O segundo ato de descontrole envolveu o mesmo Fábio Simplício, que sofreu pênalti. Aliás, no jogo do 1º turno, Fábio Simplício também sofreu um pênalti, ou seja, ele foi o grande protagonista do clássico na temporada. No lance, Ledesma foi expulso e Totti converteu o penal.

Totti vibra com o gol (Fotonotizia)

Não é só por causa dos dois gols que Totti foi o grande personagem da partida. Ele apanhou um bocado. Travou duelos de gladiadores com Biava e Matuzálem, mas diga-se de passagem, não foi nenhum santinho em campo. Não fugia de uma dividida, deixa braço, perna, coração…Mas numa balança, ele apanhou mais e não se esquentou tanto como vive fazendo. Porém, com a bola no pé, foi o maestro romanista.

Foi o grande título da Roma na temporada, vencer os dois derbys da temporada. O time pode não erguer nenhum troféu, pode não valer vaga pra nada – embora eu seja um daqueles que ache que título tem seu valor, mesmo não dando vaga pra nenhuma competição -, mas tem o valor motivacional pros jogadores, que podem buscar uma motivação pro restante da temporada e o vale mais pros torcedores, que garantiram mais alguns meses de gozação aos torcedores da Lazio.

Agora pros Biancocelesti fica a sensação de que realmente falta cancha pro time. A Lazio perdeu a cabeça no fim do jogo. Deixou a Roma segurar a bola e impaciente, foi pra porrada. Vale lembrar que provavelmente o time romano vai disputar uma competição internacional na próxima temporada e não é perdendo a cabeça que eles vão fazer bonito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s