h1

O vexame pode ser evitado agora

23 de março de 2011

Final diferente?

Qual foi a grande decepção da última Eurocopa?

Você pode dizer que foi a França, última colocada em seu grupo na fase final, com apenas um ponto. Pode dizer também que foi a Grécia, que com o rótulo de “atual campeã” terminou com zero ponto. Mas pra mim, a grande decepção da última Eurocopa não chegou nem na fase final…

A Inglaterra, de Steve McLaren caiu na fase qualificatória. Um verdadeiro vexame! O English Team terminou em 3º lugar no Grupo E, com 23 pontos, atrás de Croácia e Rússia. O pior de tudo foi perder a vaga em Wembley, em uma trágica derrota por 3×2 para o selecionado croata. (Não custa lembrar que se a Inglaterra vencesse, se classificaria, deixando a Rússia – que foi a grande surpresa da competição – fora).

Os tropeços daquela época foram simplesmente tolos. 0x0 com a Macedônia em casa, 0x0 com Israel fora não são tropeços dos mais comuns, assim como não é nenhum pouco bom dos quatro confrontos diretos – dois contra Croácia e dois contra a Rússia – ter somente uma vitória e três derrotas. Não à toa caiu fora…

Os tempos hoje são outros. A vaga pode ser garantida com mais calma, tranquilidade e por que não, com soberania.

É fato, esse atual time inglês é muito criticado, talvéz até igualmente ou mais que o time anterior que fracassou na última Euro, mas as atuais críticas vem graças a boa fama que os comandados de Fábio Capello criaram nas Eliminatórias para a última Copa do Mundo, mas decepcionando na África do Sul. A atual Inglaterra não encanta e nem convence, porém, a chance do fracasso ser evitado é muito grande.

O English Team está no Grupo G das Eliminatórias e mesmo não liderando o grupo, o time soma duas vitórias e um empate, tendo um jogo à menos que o líder do grupo, Montenegro. A distância pra Suíça e Bulgária, times mais próximos é de 4 pontos e todas as três equipes tem o mesmo número de jogos.

Inglaterra se prepara para enfrentar País de Gales (Getty Images)

Essa vantagem pode aumentar. A Inglaterra travará nesse próximo fim de semana um duelo britânico contra o País de Gales fora de casa. O time adversário nunca teve uma grande história. Sua “grande história” é um jogador, Ryan Giggs e ainda não venceu nenhum dos três jogos que disputou nesse qualificatória. Embora o jogo seja disputado em Cardiff, no Millenium Stadium, não dá para dizer que o time de Capello jogará “fora de casa”. Certamente, muitos ingleses darão “uma passadinha” por lá.

No mesmo dia, Bulgária e Suíça se enfrentarão em Sófia e só um seguirá numa perseguição mais próxima, se der empate então….

O que quero dizer com esse post que essa é “A Rodada” pra Inglaterra. O time pega o frágil time de Gales, que se limita a alguns artifícios como esse pra criar um frisson no estádio, que tem de se virar com o que tem de jogadores, no caso, o promissor Ramsey, o problemático Bellamy e a realidade Bale e… mais quem? Além de não ter nenhum mísero ponto. Em contra-partida, a Inglaterra terá a disposição jogadores como Ashley Cole, John Terry, Lampard, Wilshere e Rooney e a chance de começar a confirmar a vaga na próxima Euro.

Os torcedores ingleses querem mais momentos como esse (Getty Images)

A rodada será perfeita pro English Team caso vença País de Gales e veja búlgaros e suíços empatando. A Inglaterra chegaria a 10 pontos, empatando com Montenegro e ainda veria os times mais próximos com apenas 4 pontos. O problema, que pode vir a ser solução, é que logo após esse jogo contra País de Gales, a Inglaterra, no dia 4 de junho, pega a Suíça – jogo em casa – e a Bulgária, no dia de 4 de setembro. Será problema se não vencer nenhum dos dois jogos, ou se por acaso perder pro time que vencer o duelo entre Bulgária e Suíça deste sábado. Será solução se vencer os dois jogos. Deixará ambos para trás e Montenegro que se vire segurando-os.

Não querendo ser o portador de más notícias, mas não custa lembrar também: Nos três primeiros jogos da Inglaterra nas últimas eliminatórias da Euro, o time somou os mesmos 7 pontos, com o mesmo histórico, começo com duas vitórias e empate no terceiro jogo. No quarto jogo daquela época, o English Team perdeu pra Croácia por 2×0, será que a história se repete?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: