h1

Hino Mania: Porto

25 de março de 2011

Continuando com a série “Hino Mania”, voltamos com um time que pode ser campeão nacional no próximo fim de semana: o FC Porto. Basta aos Dragões vencerem o grande rival Benfica na próxima rodada e o poderá erguer o caneco.

Por ser um time de Portugal, será mais fácil de entender tudo!

Só vou contar uma histórinha antes. O hino do Futebol Clube do Porto foi composto em 1922, com letras do dramaturgo e escritor Heitor Campos Monteiro, enquanto o maestro António Figueiredo e Melo compos a música, enquanto Maria Amélia Canossa canta.

Oh meu Porto onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser nobre e leal
Teu pendão leva o escudo da cidade
Que na história deu o nome a Portugal

Oh campeão, o teu passado
É um livro de honra de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

Quando alguém se atrever a sufocar
O grito audaz da tua ardente voz
Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós

Oh campeão, o teu passado
É um livro de honra de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

 

A banda de rock português, Blind Zero também gravou sua versão do hino do Porto, só que em inglês! Para quem não sabe, a banda foi formada em Porto.

Oh dear Oporto
where the eternal youth
Says to people what is
to be noble and loyal
Your standard carries
the city shield
That in history gave
to Portugal is name

Oh Champion, your past
Is a book of honour of unequaled victories
Your blessed coat of arms
Has in Oporto one more triumphal arch

Oporto, Oporto, Oporto, Oporto
Oporto, Oporto, Oporto, Oporto
Oporto, Oporto

When someone dares to stifle
The fearless clamour
of your blazing voice
Oh Oporto
then you’ll see throb
The crowd’s single
cry of us all

Oh Champion, your past
Is a book of honour of unequaled victories
Your blessed coat of arms
Has in Oporto one more triumphal arch

Oporto, Oporto, Oporto, Oporto
Oporto, Oporto, Oporto, Oporto
Oporto, Oporto

Oh dear Oporto
where the eternal youth
Says to people what is
to be noble and loyal
Your standard carries
the city shield
That in history gave
to Portugal is name

Oh Champion, your past
Is a book of honour of unequaled victories
Your blessed coat of arms
Has in Oporto one more triumphal arch

Futebol Clube do Porto
Oporto, Oporto, Oporto, Oporto
Futebol Clube do Porto
Oporto, Oporto, Oporto, Oporto
Oporto, Oporto

 

Outra versão com um arranjo de rock é de Nuno Norte!

 

Em 2003, quando o Estádio do Dragão foi inaugurado, a cantora Isabel Silvestre protagonizou um dos pontos mais altos da inauguração, ao cantar o hino do Porto acapella.

 

Não podia faltar essa! O torcedor cantando o hino do Porto.

 

A Super Dragões, uma das maiores torcidas do Porto – pra não dizer a maior – tem uma série de canções. Confira algumas

TRIPEIRO EU SOU (Versão de uma música da Xuxa, que por acaso não me lembro o nome)

Tripeiro eu sou
E tenho o porto no meu coração
Serás sempre a minha paixão
Eu dou a vida para seres campeão!!
A mim não me interessa o que vais jogar
Seja onde for sabes que eu vou lá estar
Nem a morte nos vai separar
Até no céu eu vou cantar

Tripeiro eu sou
E tenho o porto no meu coração
Serás sempre a minha paixão
Eu dou a vida para seres campeão!!
A mim não me interessa o que vais jogar
Seja onde for sabes que eu vou lá estar
Nem a morte nos vai separar
Até no céu eu vou cantar

 

FILHOS DO DRAGÃO (Botei duas versões: uma gravada e outra da torcida e confesso, foi a que mais gostei)

Aqui estás tu, jovem dragão
acordado do outro século
À espera de um lugar
dificil de encontrar
no treino vive a esperança
no jogo, a certeza… de mais uma vitória
que tens que conquistar,
que tens que conquistar!

Ai estes são os filhos do dragão
unidos para vencer
ansiosos por fazer
deste porto campeão!

Em cada estádio nada a temer,
no momento da decisão
a vitória é uma ordem, ninguem pode furar, o nosso vicio de ganhar!
Ser portista é uma benção, que nao se pode partilhar!
dá tudo pelo clube, porque só o sabe amar!!!

Ai estes são os filhos do dragão
unidos para vencer
orgulhosos por fazer
deste porto campeão

 

ÂNSIA DE VENCER

Não consigo controlar
Largo tudo p’ra te ver
Onde fores jogar

Andam loucos por aí
Que nos querem enfrentar
Guardo ódio a todos eles
O dia vai chegar

Vou continuar a lutar,
Pelo Porto eu vou cantar
Porque Portista eu sou!

…..

Esta ânsia de vencer
Não consigo controlar
Largo tudo p’ra te ver
Onde fores jogar

Andam loucos por aí
Que nos querem enfrentar
Guardo ódio a todos eles
O dia vai chegar

Vou continuar a lutar,
Pelo Porto eu vou cantar
Porque Portista eu sou!

……

Esta ânsia de vencer
Não consigo controlar
Largo tudo p’ra te ver
Onde fores jogar

Andam loucos por aí
Que nos querem enfrentar
Guardo ódio a todos eles
O dia vai chegar

Vou continuar a lutar,
Pelo Porto eu vou cantar
Porque Portista eu sou!

…..

Esta ânsia de vencer
Não consigo controlar
Largo tudo p’ra te ver
Onde fores jogar

Andam loucos por aí
Que nos querem enfrentar
Guardo ódio a todos eles
O dia vai chegar

Vou continuar a lutar,
Pelo Porto eu vou cantar
Porque Portista eu sou!

 

QUERO VER O PORTO SER CAMPEÃO!

Quero ver o porto ser campeão!!!
Esta alegria no coração…
Viver momentos mágicos de vitórias…
Marcaram sempre a nossa história!!!
Com esta vontade de cantar…
Por todo o mundo eu vou lutar!!!

Quero ver o porto ser campeão!!!
Esta alegria no coração…
Quero ver o porto ser campeão!!!
Esta alegria no coração…

 

TÁ NO NORTE (Uma versão rap e ‘um pouquinho’ ofensiva…)

Tá no norte, tá no norte a equipa mais forte
Tá no norte, tá no norte a claque mais forte
Aqui no norte, pode ser que tenhas sorte
Mas se entras no Dragão…BOOM

Dragões foram fundados em 1986
E como todos os anos lideramos como reis
Sempre a rebentar como toda a gente vê
Na boca de um dragão só ouves filhos da puta slb

Em 2005 essa merda foi campeão
Mas esquece esses cá 10 anos já não ganhavam na casa do Dragão
Dizem que na Europa são um clube conhecido
Nunca me esqueço dos 7 frente ao Celta de Vigo.

Os nabos do benfica dão no caneco e fumam crack
Diabos e No Name não têm vida p’ra nossa claque
Bombas de gasolina são roubadas de norte a sul
Quando vierem ao Dragão vão sentir o Inferno Azul.

Andam cheios de vida, dizem que são No Name Boys
Pinta de rabos têm eles, parecem os Backstreet Boys
Agora já não há nada, já não há o tempo de Salazar,
Já não há o palanque do Eusébio, mas há o Veiga…p’ra vos enterrar

Tá no norte, tá no norte a equipa mais forte
Tá no norte, tá no norte a claque mais forte
Aqui no norte, pode ser que tenhas sorte
Mas se entras no Dragão…BOOM

One comment

  1. Sensacional, boa… já tinha baixado o hino do Porto, muito bom…

    E esse rap do fim me lembra aquele do Kanhanga do Mazembe, hehehe…



Deixe uma resposta

