h1

Análise da reta final da Ligue 1

7 de abril de 2011

Texto de: Willian Kressin

A nove rodadas do final, a Ligue 1 continua tendo grandes disputas. Há times lutando pelo titulo, outros lutando por competições europeias e ainda os que lutam contra o rebaixamento. Então vamos analisar o que nos espera nessa reta final de campeonato.

A briga pelo titulo…

Lille já está vendo a taça...

A briga pelo titulo da Ligue 1 mudou. Em vez de vários times lutando, parece que teremos apenas dois. Porém, um deles vem mostrando que dificilmente perderá o caneco: o Lille.

Com nove rodadas para o término do campeonato, o Lille está caminhando a passos largos rumo ao titulo. O time é o líder da competição com 58 pontos, quatro a mais que o vice-líder Olympique de Marseille. Já soma 16 vitórias, 10 empates apenas 3 derrotas. Desempenho de um campeão, principalmente em um campeonato tão equilibrado como o francês. E olhando os próximos jogos da equipe, é possível dizer: o Lille está com a mão na taça.

Nas próximas nove rodadas, o líder do campeonato terá pela frente os seguintes adversários: Mônaco (fora), Bordeaux (casa), Lorient (fora), Arles (casa), Nancy (fora), Saint-Etienne (fora), Sochaux (casa), PSG (fora) e Rennes (casa). Destes nove, apenas Saint-Etienne, PSG e Rennes podem dificultar a vida do Lille. E olhando para o atual desempenho da equipe, nem esses times parecem poder pará-los.

Mas vale ressaltar uma coisa: o vice-líder é o Olympique de Marseille, atual campeão da competição. Com 54 pontos, o Marseille é o único time que teoricamente ainda pode tirar o titulo do Lille. Mas também será muito difícil.

Os próximos adversários do Olympique serão: Toulouse (casa), Montpellier (fora), Nice (casa), Auxerre (casa), Lyon (fora), Brest (casa), Lorient (fora), Valenciennes (casa) e Caen (fora). Os jogos mais complicados serão contra Montpellier e o Lyon. E neste meio tempo o Olympique ainda terá pela frente na final da Copa da Liga Francesa o Montpellier. Não é impossível ser campeão da Ligue 1, mas vale dizer que é muito difícil.

A briga pelo titulo está somente entre essas duas equipes porque Rennes, Lyon e PSG acabaram se distanciando após tropeços, e não parecem que irão voltar para a briga.

Vagas em competições européias…

Montpellier pode garantir uma vaga na Europa League

A briga por vagas em competições europeias está muito acirrada. Além de Lille e Olympique, que praticamente já garantiram vagas, Rennes, Lyon, PSG e Montpellier ainda brigam.

Rennes e Lyon lutarão pela terceira e ultima vaga francesa na Liga dos Campeões. O primeiro está com 51 pontos, e o segundo com 50 pontos. É difícil dizer qual dos dois irá conseguir terminar na frente, mas se olharmos os próximos jogos de cada um, daria para apostar no Rennes. O Lyon terá pela frente jogos muito complicados, contra adversários como PSG, Montpellier e Olympique de Marseille. Enquanto isso o Rennes terá de difíceis apenas Saint-Etienne e Lille.

Por uma vaga na Liga Europa tem na briga PSG e Montpellier. Mas para o Paris essa vaga só virá se o Olympique de Marseille vencer a Copa da Liga, pois assim a 5° posição da Ligue 1 garantiria mais uma vaga francesa na competição. Porém, o adversário do Olympique será o próprio Montpellier, que se vencer garantirá sua vaga, deixando assim o Paris de fora. Mas não custa lembrar que o PSG é semifinalista da Copa da França e caso seja bicampeão, irá para a Europa League.

A briga contra o rebaixamento…

Mônaco vem lutando para não cair

A briga contra o rebaixamento com certeza será incrível até a última rodada. Vários times ainda correm o risco de caírem para a Ligue 2.

O Arles-Avignon dá para ser considerado rebaixado. O time conquistou apenas 12 pontos até agora e deverá ser rebaixado matematicamente na próxima rodada.

O Lens está com 28 pontos, cinco a menos que o Auxerre, primeiro time fora da zona do rebaixamento. Uma situação que está se tornando cada vez mais irreversível.

O terceiro time a ser rebaixado permanece uma incógnita. Atualmente seria o Mônaco, que está na 18° posição com 32 pontos. Mas Auxerre (33 pontos), Valenciennes (34 pontos), Nice, Caen e Brest (35 pontos) estão muito ameaçados. É difícil dizer qual deles irá cair.

É claro que essa analise não está afirmando que tudo irá acontecer desta forma. Podemos ter um desfecho totalmente diferente, tanto na briga pelo titulo quanto na luta contra o rebaixamento. O que nos resta é esperar para ver.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: