Elas não são tão diferentes assim….

Os troféus pelo menos são bem diferentes...

Em tese, Europa League e Champions League são competições muito diferentes. A UCL reúne os principais times das grandes ligas européias e tem menos times se comparada a competição citada à seguir. Enquanto isso, a UEL reúne times de um segundo escalão europeu, de países sem grande tradição, há muito mais times e por consequencia, mais fases e jogos.

Porém, as quartas de final de ambas as competições mostram que pelo menos nessa fase, elas não são tão diferentes assim.

Como escrevi ontem, três dos quatro jogos da Champions League podem ser considerados definidos. Schalke, Real Madrid e Barcelona dificilmente serão eliminados, após abrirem boas vantagens nos jogos de ida. Chelsea x Manchester United é o único confronto que podemos dizer que está aberto, embora os Red Devils tenham vantagem no placar.

A Europa League manteve a mesma história. Porto, Benfica e Villarreal – curiosamente, mesmo sequencia numérica de países, dois do mesmo país e um de outro – dificilmente serão eliminados, enquanto Braga e Dynamo de Kiev fazem o único duelo aberto.

Falcão, vice-artilheiro da Europa League (Getty Images)

O Porto, que para mim é o grande favorito ao título, mostrou o “porque” de merecer esse rótulo. Enfrentando o bom time do Spartak Moscow, meteu 5×1, com três gols de Falcão García. O atacante colombiano chegou a 10 gols e lidera o ranking de artilheiros da Europa League. Só pra mostrar como será difícil, pra não dizer impossível, a missão russa, o Porto sofreu somente 9 gols no Campeonato Português. O Spartak terá de meter 4×0 pra se classificar!

Se o Porto já está quase classificado, pode-se dizer o mesmo de seu provável futuro adversário, o Villarreal. O Submarino Amarelo pegou o Twente – time que já havia eliminado o bom time do Zenit – e surrou os holandeses com um impiedoso 5×1, com dois gols de Nilmar e mais um do vice-artilheiro da competição, Rossi. Dificil imaginar o líder da Eredivisie fazendo 4×0 no Villarreal, levando em conta que terá de se expor diante de um time que tem Borja Valero ligando os velozes Nilmar e Rossi. É pedir pra tomar contra-ataques e por consequência, gols.

Salvio anotou "dois golos" (Getty Images)

Não é só o líder da Eredivisie que está em maus lençóis, o vice-líder também está. O PSV Eindhoven caiu diante do Benfica: 4×1. A grande notícia do jogo fica à cargo do renascimento dos argentinos que tanto ajudaram os Encarnados na conquista do título português da temporada passada, mas que andavam com um futebol meio xoxo. Salvio, que nem estava no Benfica na última época, fez dois gols, enquanto Saviola e Aimar, destaques do time no então título fecharam a conta. No duelo contra o PSG, deu para ver um Benfica sabendo o que fazer, isso tendo uma vantagem menor e arriscada, dificilmente cairá na Holanda.

Na mesma chave, duelo aberto. Dynamo de Kiev e Braga ficaram no 1×1 e a disputa da vaga vai para Portugal.

Agora tentem ir no mesmo pensamento que eu. O grande favorito da Champions League é o Barcelona. Nas quartas-de-final da dita cuja, o time catalão venceu o Shakhtar por 5×1. O grande favorito da Europa League, o Porto, fez a mesma coisa: 5×1 no Spartak. O Real Madrid, time do mesmo país do Barcelona, venceu o Tottenham por 4×0 e só cai por incompetência própria. O Benfica, time do mesmo país do Porto meteu 4×1 no PSV e está na mesma situação Merengue. O Schalke, time de “país isolado” em relação aos prováveis classificados, venceu a Inter fora de casa por 5×2 e tem tudo para segurar a vantagem. O time do “país isolado” na Europa League, o Villarreal, com o 5×1 aplicado no Twente, tem tudo para passar de fase. No outro duelo de ambas as competições, confronto aberto entre Manchester e Chelsea na UCL e Braga e Dynamo na UEL.

Saldo: 3 times (praticamente) classificados e um duelo aberto nas duas competições.

É, Manolev, ficou difícil.... (Getty Images)

Mas que conclusão dá pra tirar disso? Não sei….Se tivesse que mandar logo de cara, diria que isso tudo é coincidência, mas isso pode mostrar como está nivelado o futebol que até assim, em competições diferentes a semelhança permanece.

A única conclusão que pude tirar realmente veio do tweet do amigo Fernando Ribeiro.

Você realmente está ansioso para os jogos de volta tanto da Champions League e da Europa League? Eu pelo menos nem tanto….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s