Sacada genial!

No Brasil, não há o costume de vermos jogadores fazendo anúncios publicitários, principalmente para empresas brasileiras. O que geralmente se vê são atletas fazendo isso para empresas que atuam no mundo todo. Essa cultura está mudando. Mas em outros países, jogadores em obras de marketing é cena rotineira. No esporte norte-americano então nem se fala. Jogadores de basquete, futebol americano, baseball e por aí vai, vivem anunciando produtos para várias empresas.

E quem diria que na Europa, uma agência de Assistência Sanitária teria uma sacada genial para divulgar sua marca com atletas de um time de futebol e ainda ganhar enorme espaço na mídia.

Puyol, Xavi, Valdés, Busquets e Villa em anuncio publicitário

Uma agência de assistência sanitária, principal provedor médico da cidade de Barcelona, decidiu anunciar sua marca com essa foto aí em cima. Puyol, Xavi, Valdés, Busquets e Villa estapam a palavra “Unidos”. Para você que não entendeu a “sacada de mestre”, é só perceber que todos os cinco jogadores do Barcelona não mostram simplesmente a mensagem, mas cada um mostra os cinco dedos, referência aos 5×0 que o clube blaugrana aplicou no grande rival Real Madrid na última vez que os dois times se enfrentaram.

Esse tipo de provocação é saudável. Não há ofensas nem aos jogadores, nem a história do Real Madrid. É simplesmente uma “mensagem subliminar”. Se você não for interado, não entenderá muito bem e só achará que é o anúncio da marca.

Mas a provocação também veio em tempo certo, já que ainda nesse mês teremos uma overdose de Superclasicos. Teremos o duelo pelo 2º turno da Liga BBVA, a final da Copa del Rey e os dois prováveis duelos pelas semifinais da Uefa Champions League. Ou seja, já que quase o mundo todo sabe que esses duelos acontecerão nos próximos dias, a Assistência Sanitária decidiu aproveitar para provocar diretamente o Real Madrid e a marca da empresa vai sendo divulgada pro mundo inteiro.

A provocação valeu a pena. A marca foi espalhada por vários cantos da Terra e aqueles que quiserem criar polêmica – vocês devem saber que na Espanha existe a imprensa madridista e a imprensa barcelonista -, que arranjem um bom argumento, porque o futebol vive disso, vive de provocações, de desafios…

Só para fechar, não descobri o nome da pessoa (s) que teve/tiveram essa ideia, mas parabéns, simplesmente genial!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s