Hertha com o caminho trilhado

Hertha só não sobe se não quiser....

Dos 18 times que disputam a primeira divisão da Bundesliga, nenhum representa a capital do país, Berlin. O Hertha, principal time da cidade – embora nunca tenha conquistado a Bundesliga –  foi rebaixado na temporada passada e o Union está há vários anos jogando as divisões inferiores da Alemanha. Mas essa história está prestes a mudar.

Não é o Union Berlin que voltará. Aliás, o time mantém suas campanhas ‘insonsas’. O time é atualmente o 11º colocado, foi 12º na temporada passada e não subirá. Mas quem deve subir é o Hertha. A Alte Dame venceu hoje um confronto direto contra o Bochum e está há 5 pontos de um acesso. O time de Gelsenkirchen era o 3º colocado com 55 pontos. Uma derrota congestionaria a parte de cima da tabela, já que Bochum e Augsburg ficariam com 58 pontos e um ponto acima ficaria o Hertha. Isso é para se ter uma noção de como foi importante essa vitória do time de Berlin.

Os irmãos Raffael e Ronny se destacando no Hertha

No duelo de hoje, Niemeyer e Raffael marcaram pro Hertha. O brasileiro tem sido o grande destaque do time nesta temporada. Com o gol do jogo de hoje, ele chegou a 10 gols. Raffael tem 5 assistências em 26 jogos disputados, 2041 minutos jogados, 1906 contatos com a bola, 45 chutes à gol e 20 com direção da meta, 82% de acerto em seus passes, foram cinco gols com o pé direito, 4 com a canhota e mais um de cabeça. Sim, essas estátísticas são reais, já que o site da Bundesliga é bem completo nesses aspectos. O brasileiro, inclusive, deu uma entrevista para o site Trivela, dizendo que gostaria de se naturalizar alemão. Não vem de encontro com o tema central do post, mas vou dar uma pincelada rápida sobre isso: Não gosto dessa história de naturalização. Acho que o jogador tem de ter alguma relação cultural ou familiar com o país para se naturalizar, mas de se destacar lá e por isso jogar na seleção local não é de meu gosto.

Outro destaque da equipe é o brasileiro Ronny. Revelado como lateral-esquerdo no Corinthians, ele hoje se destaca no meio campo do Hertha. O brazuka ficou alguns anos “perdido” em Portugal e à pedido de seu irmão, Raffael, acabou sendo contratado pelo time de Berlin. Hoje, Ronny tem 19 partidas, 1059 minutos jogados, 2 gols e 5 assistências.

Com a vitória de hoje, são 19. O Hertha é a equipe que mais venceu. Em seguida, vemos 5 empates, somente Bochum, Fortuna Dusseldorf e FSV Frankfurt empataram menos. E mais 5 derrotas, número que só o Augsburg tem igual. As demais equipes perderam mais de cinco vezes. Com 59 gols, a Alte Dame tem o melhor ataque da segundona, além de ter saldo de gols mais positivo – +34. O Hertha tem a 3ª melhor defesa, com 25 gols sofridos. Augsburg, com 21 gols e Greuther Furth, com 22 gols, sofreram menos gols.

Esse é Markus Babbel, jovem treinador do Hertha

Uma campanha sólida comandada pelo jovem técnico Markus Babbel, de 38 anos. Se a Alemanha tem revelado bons jogadores, como Müller, Özil, Götze e por aí vai, poucos destacam, mas o país germânico tem revelado muitos técnicos também. Os grandes exemplos são Jurgen Klopp, que deve levar o Borussia Dortmund ao título alemão e Thömas Tuchel, que tem chances de colocar o pequenino Mainz na Europa League. Markus Babbel entra nessa lista. Ele foi assistente no Stuttgart, mas logo foi chamado para substituir Armin Veh no comando técnico da equipe. Ele tirou Die Roten da zona de rebaixamento e os colocou nas ligas européias. Na temporada seguinte, acabou sendo demitido após uma série de maus resultados. Agora no Hertha tem mostrado seu valor nessa grande campanha para a primeira divisão.

A vaga para a repescagem é quase certa para a Alte Dame. O 4º colocado, Greuter Furth tem 51 pontos, 11 atrás do Hertha. A vaga para a primeira divisão vai demorar um pouquinho mais para chegar, mas deve vir com tranquilidade. O Bochum, 3º colocado, tem 55 pontos, 7 atrás do time de Berlin.

Niemeyer fez apenas seu 3º gol na temporada

O Hertha pega nas próximas rodadas o Osnabruck, time que luta desesperadamente contra o rebaixamento, Duisburg, time que sonha com a vaga na repescagem – mas é bem difícil -, Munich 1860 de férias, Erzgebirge Aue, sonhando com uma vaguinha na repescagem e na última rodada, o jogo que pode ser a decisão de quem fica com o título – isso se o Hertha tropeçar em algum desses jogos -, contra o agora vice-líder Augsburg. Lembrando também que na última rodada, os Rot-Grün-Weiß podem estar decidindo uma vaga direta na primeira divisão, pois estão somente três pontos acima do Bochum.

O Hertha Berlin depende de si. Tem tudo para voltar a primeira divisão e capital voltará a assistir jogos da primeira divisão alemã, o que é bom, pois é um desperdício o Olympiastadion ficar abrigando jogos de segunda divisão!

Em tempo…

Augsburg quer subir diretamente para a primeira divisão

Darei uma atualizada na 2. Bundesliga. Tirando o Hertha, que já destaquei acima, temos o Augsburg, com 58 pontos, Bochum, com 55 e Greuther Furth, com 51 brigando por uma vaga na primeira divisão. O time de Berlin já está virtualmente classificado para a primeirona, então resta uma vaga direta e uma para o mata-mata contra o 16º da primeira divisão. O 2º lugar deve ser disputado fervorosamente por Augsburg e Bochum, enquanto o Greuther Furth luta com o time de Gelsenkirchen pela vaga na repescagem.

Lá embaixo, o Arminia Bielefeld é o virtual rebaixado. Com 15 pontos, a equipe está 14 atrás do Karlsruhe, que está fora da zona de rebaixamento e 12 atrás do Osnabruck, time que iria disputar a repescagem. O Oberhausen tem 24 pontos e estaria sendo rebaixado diretamente. Como disse anteriormente, o Osnabruck jogaria um playoff contra o descenso, tendo 27 pontos. Karlsruhe com 29, Ingolstadt com 31 e Padeborn com 32 também lutam contra o rebaixamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s