Falta ao Chelsea algo que sobra no Manchester

Terry e Essien ainda não tocaram a 'orelhuda' (Getty Images)

Entendo eu que seja indiscutível que esse time do Manchester United não encanta. “Encantar” digo no sentido de jogar um futebol vistoso, de grandes lances, jogadas de efeito, enfim, vocês sabem bem o que eu quero dizer com “encantar”. Mas algo é inegável: é um time que sabe ganhar e tem esse espírito. O Chelsea parece não saber muito bem o que é isso.

Em alguns momentos da “era Abramovic”, dava para dizer que o Chelsea encantava. Jogava bem, Lampard brilhava, Drogba finaliza 5 e marcava 4, enfim, era um time que poderia ser chamado de “favorito a tudo que disputa”. Não é o caso dessa temporada. Pode-se dizer que 2010/2011 é a pior temporada do Chelsea, desde a chegada do russo. E essa má atuação foi completada com a eliminação na Champions League.

O que se viu hoje no jogo de volta contra o Manchester United foi apenas um esboço de time que quer vencer. O Chelsea fez um bom primeiro tempo, mas em dois ataques sofreu dois gols, um anulado, outro validado, que complicou a vida dos Blues. Na etapa final, os Red Devils passaram a administrar a peleja, mas mesmo assim, acabaram sofrendo o empate com Drogba. Segundos depois, Park fechou o caixão, com 3×1 no agregado.

Passa temporada, entra temporada e os times comandados por Sir Alex Ferguson sempre são competitivos e com algo em comum: eles tem o espírito vencedor. A atuação de hoje foi só um exemplo. O Manchester teve menos posse de bola durante boa parte da etapa inicial, mas quando passou a tomar conta da peleja, fez o gol e administrou a vantagem. Quando viu a vaga ser ameaçada, não deu sopa para o azar e logo matou o jogo.

Chicharito tem sido decisivo, assim como Giggs tem arrebentado (Getty Images)

Não consigo dizer que o time do Manchester é brilhante. A defesa sim é, pois tem muita consistência e dá poucas brechas, mas jogadores de ataque, como Nani e Chicharito, nunca me encheram os olhos, mas eles estão sempre decidindo jogos. Hoje, o mexicano fez um gol e o português sofreu as duas faltas que ocasionaram nos dois cartões amarelos de Ramires.

Se Rooney não está sendo tão fantástico como em outros tempos, Ryan Giggs está sim e mostrando ser como o vinho, melhorando com o passar dos anos. Ele foi o grande jogador da série de duas partidas, comandando o meio campo do United. O meia galês tem mostrado que mesmo mais velho, pode ter sua dose de polivalência. Nos anos 90, ele era um ponteiro – winger na Inglaterra -, atualmente, ele tem jogado como segundo volante.

Mas o Chelsea….. Ah, o Chelsea….

"Saia do jogo e da Champions League", disse Olegário Benquerença

Eles não tem o mesmo espírito vencedor do Manchester United. Ancelotti, outrora vencedor no Milan, insiste com Fernando Torres, fiasco da temporada. Contratado por milhões e milhões, o espanhol ainda não balançou as redes no clube londrino e hoje a história se manteve. Torres cansou de perder gols e quando Didier Drogba entrou em seu lugar, o marfinense teve boa atuação, mantendo seu costume de movimentar-se e lutar por todas as bolas. Drogba fez um gol, coisa que Torres não tem feito.

Frank Lampard, que deveria ser o maestro do meio campo blue, não jogou nada, mantendo sua regularidade na temporada, aliás. O camisa 8 londrino tem jogado mais pelo nome, pois como hoje, tem sido peça nula em campo.

Não basta Abramovic gastar milhões com jogadores e treinadores, se o que falta para o Chelsea finalmente conquistar a Uefa Champions League é algo que o dinheiro não compra, é um sentimento, ou como descrevi no United, um espírito. E isso não é qualquer equipe que tem e só o tempo vai dizer que o Chelsea um dia será um Champion.

Ainda hoje…

O Barcelona só administrou sua vantagem e venceu o Shakhtar Donetsk por 1×0, gol de Messi, fechando a série em 6×1. O time blaugrana se tornou o quarto na história a chegar nas semifinais da Liga dos Campeões por quatro anos seguidos. Real Madrid – 55/56, 56/57, 57/58, 58/59 e 59/60 -, Internazionale – 63/64, 64/65, 65/66 e 66/67 – e Juventus – 95/96, 96/97, 97/98 e 98/99 – foram as outras equipes que conseguiram esse feito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s