Um fim de semana para ninguém botar defeito

Até o Garfield vai acompanhar os jogos do fim de semana

Você fica a semana inteira trabalhando, estudando e sem tempo para nada. Eis que chega o fim de semana! Dois dias de descanso, em que você pode sentar no sofá, ficar de bobeira ou sair e dar uma volta. Mas nesse fim de semana, você que não pode ficar rodando pelos estádios europeus, pode sim ficar em casa assistindo TV, não tem do que reclamar.

Será um fim de semana de muito respeito na Europa. Grandes jogos serão realizados e muitos campeonatos passarão a ser decididos à partir dessas pelejas.

Derby de Manchester no Wembley!

Começamos na Inglaterra, onde teremos as semifinais da FA Cup. No sábado, duelo local entre Manchester United x Manchester City. Os Citizens querendo um título na temporada, irão com quase tudo para cima do maior rival. “Quase tudo” porque Carlos Tévez, grande astro do time está contundido e ficará de fora da partida. Há a possibilidade também do argentino ficar de fora do resto da temporada. O United não fica muito atrás e não terá seu grande nome: Wayne Rooney, suspenso por fazer algo inédito no futebol mundial, falou palavrões na comemoração de um gol. Porém, quem tem jogado mais nos Red Devils é o galês Ryan Giggs.

Tem tudo para ser um jogão. Alex Ferguson pode algumas vezes não dar muita bola para a FA Cup, mas quando o assunto é deixar o City na fila… Ah, isso é com Fergie. Quem não se lembra da Carling Cup da última temporada? Quando nas semifinais, o United perdeu na ida pro City com um time misto e na volta, com força máxima, virou o jogo e evitou que os Citizens chegassem a final.

Roberto Mancini joga todas as suas fichas na FA Cup. Mesmo colocando o Manchester City na próxima Uefa Champions League, ele talvéz não siga no comando da equipe, mas quem sabe ganhando a copa? Claro que Tévez fará falta, mas um time que se gaba por fazer investimentos com números absurdos não pode ficar a mercê de apenas um jogador, mesmo levando em conta que seja o principal do time.

O jogo será realizado no mítico Wembley Stadium, às 13h15 – horário de Brasília – e vocês podem assistir na ESPN ou no Esporte Interativo.

Owen Coyle pode levar o Bolton a final da FA Cup

A outra semifinal será jogada no domingo, também no Wembley, só que com menos badalação do que o duelo do sábado. Bolton e Stoke City ocupam posições intermediárias na Premier League, mas tem a chance de ouro de chegarem a uma final de uma copa nacional. E mesmo vivendo nesse cenário pouco chamativo, entendo eu que a partida é sim interessante.

O Bolton, de Owen Coyle caiu muito nesta temporada. A equipe chegou a figurar entre os quatro primeiros no início do Campeonato Inglês, mas o time declinou muito. The Trotters tem jogadores interessantes, que despertam interesses de outros clubes do futebol inglês, como o zagueiro Cahill e o atacante Elmander, além de atletas como Petrov, que já jogou em times como Atlético de Madrid e Manchester City e Kevin Davies, que chegou a ser convocado por Fábio Capello e defender o English Team.

Já o Stoke costuma sempre ter jogos legais. Não por apresentar um futebol vistoso, de grande técnica e lances de efeito e sim pelo “Futebolton” que apresenta. The Potters sempre que podem, mandam os zagueiros para a grande área e com Delap, a catapulta humana, cobra os laterais na área, sempre causando um alvoroço na defesa adversária. Os jogos do Stoke tem muita graça. A ruindade deles é que deixa a partida interessante, pois eles fazem de suas limitações um ponto forte.

Bolton e Stoke se pegam no domingo às 12h. A ESPN HD e o Esporte Interativo transmitem a peleja.

Reds e Gunners já protagonizaram jogos históricos e cheios de gols

Como pano de fundo das semifinais da FA Cup, temos rodada da Premier League. O Arsenal, podendo ficar 4 pontos atrás do líder Manchester United, terá de vencer o clássico contra o Liverpool. Não custa lembrar que os Reds costumam jogar mais nas partidas consideradas grandes. A vitória é imprescindível pros Gunners, que se quiserem se manter na luta pelo título, precisam começar a cortar pontos.

Porém, todos sabem que a briga mais alucinante da competição é contra o rebaixamento. Teremos duelos diretos nesse fim de semana. No sábado, o 16º colocado, Birmingham, recebe o 13º, Sunderland. O lanterninha Wigan jogará fora de casa contra o 17º colocado, Blackpool. Os Tangerines podem entrar na zona de rebaixamento com uma eventual derrota. O Aston Villa, 14º colocado, irá até Londres pegar o 18º, West Ham.

Wigan, Wolves e West Ham, os três times que ocupam a zona de rebaixamento podem sair dela nessa rodada. Blackpool, Blackburn e Birmingham podem entrar lá. A briga é boa e por termos tantos times lutando para não cair, a expectativa é que essa luta dure até as últimas rodadas.

Slomka poderá sorrir mais se levar o Hannover para a Champions League

Agora voamos para a Alemanha, onde teremos a 30ª rodada e talvéz a mais importante de todas.

No sábado, o Hannover vai até a HSH Nordbank Arena encarar o Hamburgo. Jogo complicado. Os comandados de Mirko Slomka terão de vencer o HSV, que ainda sonha com uma vaguinha na Europa League e jogará suas últimas fichas nas próximas rodadas, já que o Mainz está escapando. Um tropeço e a vaga do Hannover para a próxima Champions League pode ir para o espaço, já que o Bayern de Munich joga em casa contra o Leverkusen.

Hamburgo e Hannover será transmitido pelo Band Sports, no sábado, às 10h30.

Mesmo assim, os ainda comandados por Jupp Heynckes – ele assumirá o Bayern na próxima temporada – podem ser chamados de favoritos. O Leverkusen vive boa fase, com 5 vitórias seguidas. A última derrota do Bayer 04 foi no dia 5 de fevereiro, já se foram dois meses! O time está entrosado e tem a segunda melhor campanha como visitante, porém, falta uma vitória em jogo decisivo. O Leverkusen até venceu o Dortmund, mas foi na primeira rodada, ou seja, era um jogo grande, mas não decisivo. No 2º turno, foi facilmente derrotado pelo BVB. No duelo contra o Bayern no 1º turno, ficou no empate.

Andries Joncker está em uma situação difícil

Já o Bayern de Munich está em uma grave crise. No sábado, a equipe bávara ficou no 1×1 com o Nüremberg e o gol do empate adversário saiu em uma falha grosseira de Kraft. Sendo o goleiro aposta de Louis van Gaal e a diretoria nunca ter gostado dessa decisão, o técnico holandês rodou. Andries Joncker, assistente de van Gaal e que como treinador passou por vários times pequenos e sem nenhum sucesso, assume o comando técnico. Pobre dele! Joncker terá de colocar o Bayern na próxima Champions League.

Para esse jogo, Renato Augusto volta ao time do Bayer Leverkusen, enquanto o novato Andries Joncker terá alguns desfalques. Robben está suspenso e não joga. Ribéry não treinou nesta sexta-feira com dores musculares e é dúvida para o jogo. Schweinsteiger também corre o risco de ficar de fora da partida. O Bayern não pode perder, pois poderá ver o Hannover disparar na 3ª colocação e com poucas rodadas para o final, a classificação para a Champions League se tornará quase impossível. O Leverkusen também não pode pensar em perder. Cinco pontos atrás do líder Dortmund, o time não pode perder pontos e sim tirar, para poder encostar no topo da tabela.

Às 10h30 de domingo, a ESPN Brasil transmite a peleja.

Jurgen Klopp levando o BVB ao título

O Borussia Dortmund terá duelo fácil…mas nem tanto. Vai receber o Freiburg no Signal Iduna Park. Por causa do adversário, a responsabilidade do Leverkusen bater o Bayern aumenta, pois dificilmente o BVB perderá pros Brasileiros de Breisgau. Mas não custa lembrar que o principal jogador do Freiburg é Papiss Cissé, artilheiro da Bundesliga com 20 gols. Ao final da rodada, o Dortmund pode ficar com 8 pontos de vantagem pro Bayer 04 e ficaria a poucos pontos do título.

A ESPN Brasil transmite a partida logo após o jogo do Bayern

A briga lá embaixo também estará em cena. O vice-lanterna St. Pauli jogará fora de casa contra o ante-penúltimo colocado Wolfsburg. As duas equipes tem o mesmo número de pontos – 28 – e podem de uma vez só afundar o derrotado e puxar o Stuttgart, dois pontos acima, para a zona de repescagem. O Stuttgart também terá jogo duro, vai enfrentar o Colônia fora de casa. Os Bodes precisam tomar cuidado, pois uma nova derrota pode trazê-los de volta para a briga contra o rebaixamento.

O mundo vai parar!

Porém, o grande jogo da Europa no fim de semana será realizado na Espanha. Começaremos a sentir os efeitos de uma overdose de um grande jogo. O Superclásico entre Barcelona x Real Madrid. Serão dois jogos pela Champions League, e um de cada na Liga BBVA e na Copa del Rey.

Neste sábado, o jogo será realizado no Santiago Bernabéu. A chance de título Merengue é mínima. A equipe tropeçou demais e seu adversário é um time que simplesmente não perde. Então, pelo menos a impressão que tenho é que essa partida está com cara de revanche do primeiro turno do que uma nova oportunidade de querer conquistar o título. No primeiro turno da Liga BBVA, o Barcelona venceu o Real por 5×0, por isso até o sentimento de revanche. Se o Madrid vencer, diminui desvantagem que tem pro Barça para 5 pontos, ainda será muita coisa, se levarmos em conta a velha ladainha que “o adversário do Real Madrid é o Barcelona que dificilmente perde”.

José Mourinho conseguiu nesta sexta-feira provocar a ira dos jornalistas espanhóis. Ele não respondeu a nenhuma pergunta, e sim seu assistente, Aitor Karanka. Os repórteres simplesmente saíram da sala de imprensa. Por ser o Mourinho, muita gente diria que o português está fazendo um jogo de cena para tirar as atenções de seu time, mas acredito eu que seja o jeitão dele. Não foi a primeira vez que José Mourinho mandava Aitor Karanka responder por ele.

Barcelona humilhou o Real na temporada 08/09

O Barcelona parece estar levando o duelo do sábado na mesma toada do jogo do 1º turno: falando pouco. Pep Guardiola, por exemplo, disse que o Real Madrid é o favorito. Na época, vimos o que aconteceu… Não duvido que um novo 5×0 ou 6×2, se puxarmos pela memória o duelo de 2008/2009, possa novamente acontecer. Mas acredito eu, que dessa vez o duelo será mais equilibrado e de certa forma até, imprevisível.

O grande reforço do Barcelona será o capitão Carles Puyol. O camisa 5 não joga desde janeiro e dificilmente seria relacionado para o duelo, mas o zagueiro recebeu a alta médica e Guardiola relacionou o jogador para a partida.

Será um duelo imperdível, no qual você conhecerá aqui no blog como “Batalhas”. Simples assim! O de amanhã será “Batalha I” e assim vai.

E pra vocês leitores? Qual é o grande jogo do fim de semana?

Menções honrosas: PSG e Lyon na Ligue 1. O time da capital precisa da vitória para encostar no próprio time lyonês para voltar a sonhar com a vaga na Champions League. Já o OL precisa vencer para voltar a sonhar com o título.

Ainda na Ligue 1, Mônaco e Nice fazem duelo direto contra o rebaixamento. Quem perder pode entrar na zona de descenso.

Na Liga BBVA, duelo direto por uma vaga na Liga Europa. O Espanyol, 8º colocado com 44 pontos, recebe na Cataluña o Atlético, 7º colocado com 45 pontos. As duas equipes precisam vencer e quem conseguir a vitória pode ultrapassar Athletic ou Sevilla e entrar na zona de classificação pra UEL.

Para fechar, na Série A, o Napoli, na briga pelo título, vai enfrentar a Udinese, 5ª colocada e lutando por uma vaga na Champions League. Jogo bom no San Paolo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s