E foi-se um dos últimos moicanos

Será que a torcida engole uma eventual ida para o Bayern?

O “amor à camisa” é algo que está em falta no mundo do futebol. Hoje em dia, pode-se contar nos dedos os casos de jogadores que rejeitam salários astronômicos para ficar ganhando menos em seu clube de coração.

Um dos últimos casos no planeta futebolístico será encerrado, provavelmente ao fim da temporada européia. O goleiro Manuel Neuer deixará o Schalke 04 no término de seu contrato em 2012 e deverá mesmo sair já no término da atual temporada.

Neuer tem 25 anos e está desde 1991 no Schalke 04, passando pelas categorias de base, pelo time B do Schalke e agora no time principal. Nesse período, o goleiro passou pelas Seleções alemãs sub-18, sub-19, sub-20 e sub-21, além da seleção principal, onde foi titular na Copa do Mundo de 2010.

Hoje, Manuel Neuer “representa” o Schalke. Ele não é um mero jogador do clube, mas é sim um ídolo e uma inspiração para futuros atletas azuis reais. Basta acompanhar sua história no clube. Ele está lá desde 1991! Já são 20 anos. Certamente está na história do clube.

Se já são raros os exemplos de jogadores que ficam em seus clubes por um bom tempo, imagina aqueles que ficam sem ter ganho nada…

No Brasil, vemos Rogério Ceni, que ganhou Libertadores, Mundial, Brasileirão, tudo pelo São Paulo. Na Europa, vemos Giggs, campeão inglês, europeu e mundial com o Manchester United, Javier Zanetti, campeão de tudo com a Inter, mas os que não ganham nada e permanecem por vários anos em seu time são raros. Tanto até que é normal ver atletas trocarem de clube com o discurso de “querer conquistar títulos”.

Neuer pode ganhar a Copa da Alemanha no fim da temporada

O Schalke está sem ganhar o Campeonato Alemão desde os anos 50 e o último título azul real foi a extinta DFP-Ligapokal – Copa da Liga Alemã, como queiram – em 2005 e desde que Neuer chegou as escolinhas do Schalke, em 1991, o time só ganhou 4 títulos e Neuer não participou de nenhum deles. Mas Manu permaneceu lá, firme e forte, acumulando grandes atuações e chamando a atenção de vários clubes. Mas o Schalke segurou Neuer, ou Neuer se segurou no Schalke.

Quem ficará com Neuer? O Bayern de Munich? Essa é uma incógnita. O goleiro já disse odiar o clube bávaro. Outra hora falarei detalhadamente desse “ódio” de Manu, mas vai agora só uma passada rápida: Em 2001, o Schalke precisava de uma vitória e uma derrota do Bayern para ser campeão alemão. Os Azuis Reais fizeram sua parte e venceram o Unterhaching, só que seu jogo terminou antes do jogo do Bayern, que perdia pro Hamburgo. A torcida invadiu o gramado, fez sua festa, só que no último minuto, os bávaros empataram, se sagraram campeões. Oliver Kahn comemorou o título segurando a bandeirinha de escanteio. A imagem ficou marcada em Neuer, que anos mais tarde repetiu o gesto em uma vitória do Schalke sobre o Bayern e que atrapalhou a caminhada bávara rumo ao título que ficara com o Wolfsburg.

O tiozinho não quer Neuer

Até por causa disso, não é só Neuer que odeia o Bayern, mas também a torcida bávara odeia o goleiro! Recentemente, nas semifinais da DFP Pokal, disputada entre Bayern x Schalke, os torcedores bávaros levaram vários cartazes com a frase: “Koan Neuer”. Não achei a verdadeira tradução dessa frase, mas é algo do tipo “não queremos Neuer”, ou “sem Neuer”. Enfim, é uma frase contrária a vinda do arqueiro.

Muitos acham que Neuer não jogará no Bayern por odiar o clube. Mas será? Na Alemanha é dado como certa a ida dele para a baviera. E se a torcida não gosta dele, o mesmo não pode ser dito da diretoria do clube, que vê Neuer como sonho de consumo.

Clubes como Manchester United e Arsenal também correm atrás do goleiro. Os Gunners não especulam tanto, pois parecem apostar suas fichas no jovem Sczezny. A especulação em torno dos Red Devils já foi maior, até porque dizem que o jovem De Gea já acertou com o clube. É um mistério o novo clube de Neuer!

Não sou daqueles saudosistas que acha que o jogador tem de ficar 756 anos em um só clube, acho sim que o atleta deveria muitas vezes pensar melhor em suas decisões, para ver onde realmente pode se fimar na carreira e se tornar um jogador de ponta. Mas também entendo que o atleta “sabe” o que faz.

Neuer e seus fãs

Mesmo eu sendo declarado torcedor do Borussia Dortmund, gostaria mesmo que Neuer permanecesse no Schalke 04. Ele criou uma relação legal com a torcida. É ídolo, é amado, enfim, é um exemplo para seus admiradores. Mas o que será que pesou para sua saída do clube? Por que não renovou seu contrato? Uma das teses seria um corte salarial. Não custa lembrar que o Schalke está nas semifinais da Champions League e só disputará a mesma competição se vencê-la na atual temporada. Deve haver um certo prejuízo no cofre azul real, por isso a venda agora, pois se for esperado o fim do contrato, ele sairá de graça.

Mas se for por dinheiro, sua fama de bom moço vai para o espaço! E se for pela falta de títulos então, minha teoria de “amor ao clube mesmo sem títulos” será totalmente descartada.

A torcida do Schalke já se atiçou após o anúncio e promete cantar uma canção anti-Bayern no jogo Schalke x Kaiserslautern, neste sábado.

Aguardemos os próximos capítulos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s