h1

A outra briga da Ligue 1

5 de maio de 2011

Texto de: Willian Kressin

Quando falamos de Ligue 1, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o grande equilíbrio entre os times que lutam pelo titulo e por vagas em competições européias. Porém, a verdadeira briga não está na parte de cima da tabela, e sim na parte de baixo…

A briga contra o rebaixamento muitas vezes é deixada de lado por quem assiste os campeonatos de futebol. Todo mundo dá muita mais ênfase a briga pelo titulo e por competições europeias. É uma questão de instinto. Porém, poucos sabem que a briga contra o rebaixamento é muitas vezes mais emocionante que a do titulo. A Ligue 1 está provando isso nessa temporada.

Oito. Este é o número de times que ainda estão lutando para escapar do rebaixamento. Com o Arles rebaixado, e o Lens em uma situação praticamente irreversível, o ultimo time a ser rebaixado será um desses oito. Toulouse, Brest, Valenciennes, Monaco, Auxerre, Caen, Nice e Nancy não terão vida fácil nas cinco rodadas que faltam para o término do campeonato.

Dentre esse oito times, alguns deles correm mais riscos, e outros tem tudo para conseguir se manter na Ligue 1. Então vamos fazer uma analise dessas equipes, e também as possibilidades de rebaixamento de cada uma delas.

Toulouse, Brest: equipes fortes em posições enganosas

Toulouse já mostrou força contra os grandes

Esses são dois times que tem tudo para se garantir na Ligue 1. O Toulouse está atualmente na 11° posição com 42 pontos, quatro a mais que o Nancy, atual 18° colocado. O Brest vem logo na sequencia, em 12° com 41 pontos.

Toulouse e Brest são equipes que poderiam estar brigando mais na frente. O primeiro já mostrou várias vezes na temporada que é um time muito qualificado. Já o Brest possui jogadores muito bons, e, além disso, a equipe é bastante equilibrada.

Monaco e Auxerre: história e jogadores que podem fazer a diferença

Mônaco ainda sobre ameaça

Monaco e Auxerre estão em 14° e 15° lugares respectivamente, ambos com 39 pontos, um a mais que o Nancy. Situação complicada, mas com grandes possibilidades de ser superada.

O Monaco é um time com muita história. Não somente história na França, mas também na Europa. Apesar de nessa temporada estar bem abaixo do esperado, esse time não merece cair para a Ligue 2. Mesmo em uma situação difícil, o elenco dessa equipe é bom, e pode se manter até com tranquilidade na Ligue 1. Mas terá que provar em campo.

O Auxerre é uma das grandes decepções da temporada. O time mostrou na temporada passada que poderia brigar até pelo titulo, mas decaiu de forma inacreditável. Mesmo assim tem tudo para se manter na Ligue 1, graças aos excelentes jogadores que o técnico Jean Fernandez possui.

Valenciennes, Caen, Nice e Nancy: uma batalha até o final

Caen pode voltar a Ligue 2

Essas são as equipes que estão seriamente ameaçadas de rebaixamento. Não que as outras também não estejam, mas essas correm um risco maior.

Valenciennes, Caen e Nice estão todos com 39 pontos – mesmo número de Mônaco e Auxerre. Já o Nancy está com 38 pontos, e no momento estaria rebaixado. Para essas equipes, os próximos cinco jogos serão uma verdadeira guerra.

Nenhuma dessas equipes terá jogos fáceis. Algumas irão se enfrentar, e praticamente todas terão jogos contra os candidatos ao titulo. Por isso é muito difícil apontar qual delas tem mais chances de cair. Mas uma coisa eu posso dizer: o último rebaixado será uma dessas quatro equipes.

Serão cinco rodadas de arrepiar. Tanto na luta pelo titulo – Lille 1° colocado com 63 pontos, Olympique 2° colocado com 62 pontos – como na luta contra o rebaixamento. O que podemos dizer é: façam suas apostas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: