A cidade de Manchester já passou por uma dupla felicidade

"Faça sua festa, torcedor de algum Manchester!"

A cidade de Manchester entrou em uma grande festa às 14h45 de sábado, – hora da Inglaterra – quando no Ewood Park, no condado de Lancashire se encerrava o duelo onde o Manchester United ficava no 1×1 com o Blackburn e pela 19ª vez se sagrava campeão inglês.

Poucas horas depois, em Londres, se encerrava no Wembley o jogo que culminou no primeiro grande título do Manchester City, depois de 35 anos. O gol de Yaya Touré sobre o Stoke City deu o troféu da FA Cup pro clube azul de Manchester. Os Citizens haviam vencido em 1976 a Copa da Liga Inglesa e seu verdadeiro último título foi o Championship em 01/02.

A cidade parou! Os dois rivais de Manchester eram campeões no mesmo dia. O United se tornava o maior campeão inglês de todos os tempos, enquanto o City saia de uma encômoda fila sem títulos. Ninguém precisava tirar onda com ninguém, só podiam simplesmente sair e comemorar os títulos!

Jogando de camisa listrada, City conquistou a FA Cup

Mas aconteceram épocas semelhantes, onde as duas cores de Manchester puderam comemorar um título.

Primeiro tivemos a temporada que foi examente igual a essa. A temporada 1955/1956, onde o Manchester United, treinado pelo lendário Matt Busby conquistou de forma soberana – onze pontos de vantagem pro vice-campeão Wolves – o Campeonato Inglês e o Manchester City conquistava sua terceira FA Cup, após vencer na final o Birmingham por 3×1 (veja no vídeo abaixo).

Só que a temporada que quero destacar é a temporada 67/68.

Título heróico do City!

Chegamos no dia 11 de maio de 1968. Após meter 6×0 no Newcastle, o Manchester United chegava nesse dia 11 precisando de uma simples vitória em casa sobre o Sunderland para conquistar na época o que seria seu 8º título nacional. Com 56 pontos, os Red Devils observavam logo abaixo, com um ponto à menos o seu rival local, o Manchester City, que precisaria vencer o Newcastle fora de casa e torcer para um tropeço do United para erguer o caneco pela segunda vez em sua história. Pois é, e na base da emoção, isso aconteceu.

No St. James Park, o Manchester City encontrou um adversário cascudo. O Newcastle deu muito trabalho. Os Citizens abriam o marcador… lá iam os Magpies empatar. O City fazia o segundo… o Newcastle empatava. Só quando os visitantes fizeram o terceiro, veio uma folguinha, já que conseguiram anotar o quarto gol também. Mesmo assim, os Magpies descontaram para 4×3.  As mais de 46 mil pessoas que lotaram o estádio puderam invadir o gramado para festejar o título do Manchester City, porque o Manchester United havia perdido pro Sunderland, 2×1.

Com a vitória, o Manchester City terminaria a competição na primeira colocação, com 58 pontos, dois a mais que o United. Foi a última vez que os Citizens conseguiram conquistar o título inglês.

Primeiro "Glory" do United na Europa

Porém, o lado vermelho de Manchester pôde vibrar 18 dias depois, justamente no Wembley, na final da Copa dos Campeões, coincidindo o local da final desta temporada da própria competição.

Na época, os Red Devils encararam o Benfica de Eusébio, treinado pelo lendário técnico brasileiro, Otto Glória. Jogo duro! O placar foi aberto somente aos 8 minutos do segundo tempo, com uma mortal cabeçada de Bobby Charlton. Aos 30 minutos, num tiro cruzado, Jaime Graça veio a empatar. Com o empate no tempo normal, tivemos prorrogação, onde o United sobrou. George Best, Kidd e novamente Charlton fecharam em 4×1 e o Manchester United pôde fazer sua festa também!

Ninguém pôde reclamar. Todos estavam felizes com seus times campeões. A diferença nessa temporada é que alguém vai terminar mais feliz que o outro, já que em menos de duas semanas, Manchester United x Barcelona farão a final da Champions League. Se os Red Devils perderem, os Citizens ficarão mais felizes ainda, já que somarão o título da FA Cup e o fracasso do rival na UCL, mas se o United vencer, a festa é toda deles, já que terão conquistado os dois maiores troféus da temporada.

Quem viver verá….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s