Lille acabando com o jejum… em dobro

Texto de Willian Kressin

Foram 56 anos sem um título de importância. Mas no ultimo sábado, o Lille venceu o Paris Saint-Germain no Stade de France e garantiu o titulo da Copa da França. E ontem, após vencer o Sochaux, está com 99,99% de chance de ser campeão da Ligue 1. Ou seja, o Lille é o grande time da temporada 2010/2011 na França.

Muitas vezes considerado somente um time que brigaria por uma vaga na Liga Europa. Outras tantas consideradas um time que começa bem e que depois volta à realidade caindo para o meio da tabela. Quem disse isso pode repensar, pois o Lille provou o seu valor na temporada 2010/2011.

Lille foi campeão da Coupe de France

No último sábado a equipe enfrentou o PSG no Stade de France em busca do titulo da Copa da França. Um titulo que não vinha desde 1955. Quando a bola rolou, a jovem equipe comandada por Rudi Garcia mostrou toda a sua capacidade. Foi o dia em que todos viram do que o Lille é capaz. As 79 mil pessoas presentes no Stade de France viram um grande jogo, onde o time de Hazard, Gervinho e outros bons jogadores conseguiram vencer o PSG de forma irrepreensível. Não foi fácil, mas o belo gol marcado por Obraniak aos 44 minutos do 2° tempo garantiu o merecido titulo ao Lille, acabando com o jejum de 56 anos e dando a oportunidade para a sua torcida tirar o grito de “É campeão” que estava entalado na garganta.

Um dia após vencer a Copa da França, o Lille viu o Olympique de Marseille – único concorrente ao título da Ligue 1 – empatar com o Lorient, dando a oportunidade para o Lille abrir 6 pontos na liderança com apenas mais duas rodadas a serem disputadas, ou seja, somente mais 6 pontos em jogo. Mas para isso o Lille teria que vencer o Sochaux na quarta-feira (ontem).

E agora virtual campeão da Ligue 1

Ontem, quando a bola rolou no estádio Lille-Metropóle, o que vimos foi um Lille alucinado em busca da vitória. O time mostrou um futebol de extrema qualidade, amassando o Sochaux. Mas quis o destino que o gol do Lille não quisesse sair. Gervinho e Sow tiveram várias chances. O primeiro chegou a acertar a trave 3 vezes. Mas o tão esperado gol saiu, aos 9 minutos da segunda etapa, justamente com Gervinho. O gol que garantiu a vitória ao Lille, e convenhamos, garantiu o titulo da Ligue 1.

A vitória contra o Sochaux tornou o Lille o virtual campeão da Ligue 1. Isso porque com 6 pontos de vantagem e somente6 aserem disputados, um empate garante o titulo. Além disso, mesmo perdendo ambos os jogos e o Olympique vencendo os dois, dependendo do saldo de gols, o Lille garante o titulo. Nem o mais otimista dos torcedores do Olympique de Marseille acredita ainda no bi-campeonato.

A temporada 2010/2011 jamais será esquecida pelos torcedores do Lille. Campeão da Copa da França e campeão da Ligue 1. O jejum de títulos que durava 56 anos chegou ao fim e o futuro dessa jovem equipe tem tudo para ser ainda melhor. Isso se a Europa deixar.

É praticamente impossível o Lille manter os jovens jogadores que são as estrelas desse elenco. A saída do belga Hazard é praticamente certa. Moussa Sow também pode deixar a equipe. Sem falar em outros jogadores que podem ir para grandes clubes da Europa.

Para o Lille ter um futuro vitorioso, caberá a direção manter a grande gestão que vem sendo feita nos últimos 10 anos. Algumas saídas serão inevitáveis, mas ainda há muitos jogadores que podem levar essa equipe em frente. Agora chegou a hora do Lille se tornar uma das potências do futebol Europeu.

Uma resposta em “Lille acabando com o jejum… em dobro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s