Considerações finais sobre a Ligue 1

A Bundesliga se encerrou com o Borussia Dortmund campeão e com o Wolfsburg se salvando do descenso na última rodada. Na Inglaterra, o Manchester United era campeão inglês, o Arsenal iria pra fase prévia da Champions League, enquanto o campeão da Carling Cup, o Birmingham, era rebaixado. Na Espanha, o Barcelona garantia o título e o Málaga era salvo por Júlio Baptista. Na Itália, o Milan era campeão, Napoli e Udinese voltavam a Champions e a Sampdoria era rebaixada. Faltava mais um campeonato a se encerrar.

Não falta mais. Hoje tivemos a última rodada da Ligue 1. Faço abaixo as considerações finais sobre o torneio.

A torcida do Lille tirou a barriga da miséria com dois títulos (AFP)

– Título mais do que merecido pro Lille. O time do norte francês apresentou o melhor e mais vistoso futebol do torneio. Melhor ataque com 65 gols e segunda melhor defesa, com 34 gols sofridos. O trio Gervinho-Hazard-Sow foi o diferencial da equipe.

– Mas o título do Lille se tornou mais possível ainda devido aos tropeços tolos do Olympique de Marseille, que encerrou mal a temporada. Heinze já disse que vai embora. Talvez aconteçam mais mudanças.

– O Lyon não mereceu ir para a Champions League… muito menos o PSG. As duas equipes tropeçaram muito nas últimas rodadas. O OL somou 8 pontos dos últimos 15 e o Paris somou 4, ou seja, foi pra UCL o time que errou menos. Mas se fosse possível fazer uma ‘doação’ de vagas, doaria essa vaga da França pro Hannover na Alemanha.

Carlão ajudou o Sochaux nesta caminhada para a UEL. Ele renovou seu contrato até 2014

– O Sochaux jogará a Europa League muito por sua bela campanha no Stade Auguste Bonal. Dos 58 pontos conquistados pelo time do Franco Condado, 40 foram conquistados em seu estádio. Só Lille e Lyon conseguiram mais pontos como mandantes.

– O Rennes, que chegou a brigar pelo título, caiu demais e ficou fora até da Liga Europa. Isso graças a sua vertiginosa queda nas últimas rodadas. Depois que emendou cinco vitórias seguidas do jogo contra o PSG (1×0 em 05/02) até o 1×0 sobre o Montpellier (05/03), o Rennes jogou mais 12 partidas e venceu só uma. Foram pontos que fizeram muita falta, que caso fossem somados, poderiam deixar o time da Bretanha até com chances de título.

– O Bordeaux foi a grande decepção da temporada. Houve uma grande mexida no elenco e até no comando técnico. Tigana, que substituiu Blanc só estragou um time que já estava aos pedaços e foi demitido no fim da temporada. Brigas, trocas e péssimos negócios marcaram essa péssima temporada dos Girondins.

– Nessa listinha de decepções, entram também Auxerre, Toulouse e Saint-Etienne. O AJA foi a grande surpresa da última temporada, tendo chegado até na fase de grupos da Champions League, mas na atual temporada, chegaram até a figurar na zona de rebaixamento. Já as campanhas de TFC e ASSE começaram de forma empolgante, com os dois lá em cima, mas logo caíram e terminaram a Ligue 1 de forma irregular.

– O saco de pancadas do torneio foi o Arles Avignon, com ridículos 12 pontos e somente duas vitórias. Foram 21 gols marcados e 70 sofridos, pior ataque e pior defesa.

Derrota por 2x0 diante do Lyon, rebaixou o Monaco

– A nota triste do torneio fica por conta do rebaixamento do Monaco, 7 vezes campeão nacional. O time do principado precisava somente vencer o Lyon, mas perdeu por 2×0 e caiu pra Ligue 2. Foi simplesmente o desfecho de uma má organização que já dura anos. A campanha do Monaco foi muito irregular. Só pra tomar de exemplo, no mês de abril, os vermelhos e brancos somaram 9 pontos de 12 e chegaram a vencer o Lille, futuro campeão. Mas no mês de maio, foram somados 6 pontos em 15. Essa irregularidade pesou na queda.

– Só pra fechar: acho que na próxima temporada a mídia deveria dar mais espaço pra Ligue 1, que provou nesta temporada que pode sim ser tão boa quanto qualquer outra. Muito equilíbrio, – algo que muita gente diz pesar a favor do Brasileirão – primeiro na briga pelo título e depois de uma filtrada na luta, veio a briga contra o descenso. Na última rodada, tínhamos 9 times querendo escapar do descenso.

O outro ponto é de opinião minha: Prefiro ver os garotos do Lille jogarem do que o experiente time do Manchester. Não estou dizendo que um é melhor que o outro, só que prefiro ver Hazard-Gervinho-Sow do quê Rooney-Chicharito-Giggs. É só questão de gosto.

2 respostas em “Considerações finais sobre a Ligue 1

  1. sensacional! tenho a mesma opinião, torço pro Lille e ainda bem que tens a mesma opinião, garotada joga bonita demais, apesar do Man Utd ser bem mais compacto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s