Da lama à glória

Swansea será o primeiro galês a jogar a Premier League (AFP)

Pela primeira vez na história teremos um time galês disputando a Premier League – no formato existente desde 1992. O time que conseguiu este grande feito foi o Swansea City Association Football Club. O clube da segunda maior cidade do País de Gales bateu o Reading no playoff final do Championship e jogará a Premier League.

The Swans viveram no final dos anos 90 e início dos anos 2000 uma dura crise financeira. Na temporada 02/03, a queda para a 5ª divisão inglesa era iminente. O dia 2 de maio de 2003 acabou entrando para a história do Swansea. Naquele dia, o time galês venceu o Hull City por 4×2 e com um ponto de vantagem pro 23º colocado, Exeter City, evitava o descenso para a 5ª divisão inglesa.

Roberto Martínez: de jogador a treinador do Swansea

Duas temporadas depois, o Swansea vencia o Bury por 1×0 e subia pra League One, a terceira divisão inglesa. O comandante da equipe era o espanhol Roberto Martínez, que nos anos de sofrimento na 4ª divisão, atuara pelo Swansea como jogador. Logo em seu primeiro ano como técnico, já levara o time galês ao acesso. Na sua primeira temporada na divisão de cima, os Swans e Martinez quase subiram. Perderam no playoff final pro Barnsley.

Na temporada 2007/2008, o Swansea – que na temporada anterior quase foi pros playoffs, ficou por três pontos – era campeão da terceira divisão, com 92 pontos, dez de vantagem pro Nottingham Forest.

Na temporada 08/09, o Swansea de certa forma se adaptou ao Championship. Ficou em 8º, sem grandes aspirações. Na temporada seguinte, já sem Martínez, que iria pro Wigan, viria a decepção. Os Swans perderam a chance de se classificarem pros playoffs, ao ficarem no 0x0 em casa com o Doncaster, na última rodada. Por um ponto, o Blackpool ficou na frente do Swansea e futuramente subiria para a Premier League.

Nessa atual temporada não teve erro. O time galês terminava em 3º e conseguia uma vaguinha nos playoffs. Após bater o Nottingham Forest, o Swansea venceu nesta segunda-feira o Reading em um 4×2 eletrizante.

Brendan Rodgers simplesmente concluiu o belo trabalho iniciado por Roberto Martínez no início da última década. Agora é esperar para ver no que dará o time galês na Premier League.

*Agradeço ao seguidor no twitter, Alexandre Perin, que também é blogueiro no ClicRBS, – Almanaque Esportivo – que na sexta-feira destacou essa histórinha do Swansea, que me motivou a escrever sobre o time galês.

Deixe um comentário