Texto de: Romário Henderson
O debate sobre a polarização do Campeonato Espanhol entre Barcelona e Real Madrid tomou conta da Espanha. A superioridade dos gigantes em relação aos demais concorrentes nunca foi tão flagrante. As goleadas na rodada inaugural esquentaram a discussão.
O principal vilão é a divisão desigual nas cotas de TV. Barcelona e Real Madrid ficam com 17% do montante pago pela empresa Mediapro. Ambos repartem 212,5 milhões de euros (R$ 486 milhões). O valor restante (em torno de R$ 943 milhões) é divido entre os demais 40 clubes da Primeira e Segunda divisões.
O resultado final se vê na classificação. Nas últimas sete temporadas, Barcelona e Real Madrid sempre estiveram entre os três primeiros. A diferença de pontos é assustadora. Na temporada 2010/11, o Real Madrid, vice-campeão do Espanhol, ficou com 21 pontos a mais do que o Valencia, terceiro colocado.
O presidente do Sevilla, José Maria del Nido, antigo crítico do sistema de divisão de cotas, foi radical em seu posicionamento.
A Liga Espanhola é a maior porcaria do mundo
José Maria del Nido
Porcaria? Temos um campeonato extraordinário com grandes jogadores. Essa é a nossa LigaAndoni Zubizarreta
Dirigente defende greve de clubes
O presidente do Granada, Quique Pina, defendeu que os clubes da Liga Espanhola entrem em greve contra o critério desigual de divisão das cotas de TV.
Com a situação atual é melhor não ter campeonato. Não pode haver uma diferença tão grande de Barcelona e Real Madrid em relação aos demais
Antes você ia ao Bernabéu ou ao Camp Nou com toda a ilusão do mundo. Hoje em dia, se eu fosse treinador pouparia meus jogadores nessas partidas
Quique Pina
A diferença para Barça e Real é brutal. Isso tem que mudar.Marcos Senna
Fernando Roig, presidente do Submarino Amarelo é um dos dirigentes que briga por uma nova divisão nas cotas da televisão.
O atacante Piatti, do Valencia, afirma que a única chance de ganhar um título é com um milagre:
Temos de buscar a vitória, sempre na esperança de Real ou Barça terem um contratempo
Piatti