TOP 7: Decepções italianas na fase de grupos

Nesta semana, se iniciou a Uefa Champions League e com ela, tivemos uma grande surpresa. A Internazionale tropeçou em casa logo em sua estreia, perdendo pro Trabzonspor da Turquia, por 1×0. Não custa lembrar que o time turco entrou no torneio graças ao escândalo de manipulação de resultados no futebol do país, que acabou tirando o Fenerbahçe da competição. Ou seja, a Inter perdeu em casa pra uma espécie de convidado da Champions.

Isso me fez imaginar em uma série de jogos onde os times italianos acabaram bobeando na fase de grupos e perderam jogos bobos. Na minha lista, saíram 15 jogos, mas como a tradição do blog é do “Top 7”, tive que eliminar alguns. Mas quem perceber que esqueci de algum tropeço marcante, é só lembrar nos comentários que citarei aqui no post.

Vamos aos vexames!

7) 2008/09 – Anorthosis 3×3 Internazionale

A fase de grupos da temporada 08/09 foi meio desastrosa para a Inter. Mesmo tendo passado de fase, o time nunca convenceu, somando decepcionantes resultados. Fiquei em dúvida entre a derrota em casa para o Panathinaikos por 1×0 – derrota essa que custou a liderança do grupo – e o empate com o Anorthosis. Acabei escolhendo o tropeço contra o time do Chipre… por ter sido um empate contra um time do Chipre. Isso fala por si só. Na citada partida, a Inter esteve duas vezes na frente do marcador e acabou cedendo o 3×1. Um gol de Júlio Cruz, aos 35 minutos do segundo tempo evitou a derrota. Só pra constar, Adriano não jogou aquela partida. Mourinho havia afastado ele por indisciplina. Novidade!

6) 2010/11 – Werder Bremen 3×0 Internazionale

Já não bastava ter acabado atrás do Tottenham e ter levado um chocolate do time londrino no White Hart Lane, a Inter completou o show de horrores daquela fase de grupos com uma derrota pro Werder Bremen por 3×0. Tá certo que foi fora de casa, mas o Bremen estava acabado na temporada passada, tanto até que lutou contra o descenso na Bundesliga. Para mim, derrota vexatória!

5) 2009/10 – Juventus 1×4 Bayern de Munich

A Juventus tinha tudo para se classificar naquela edição da Champions League. Um mísero empate em casa diante do Bayern, classificaria a Vecchia Senhora. Mas como nas últimas temporadas a Juve tem vacilado feio em momentos decisivos, e naquela ocasião não foi diferente. Os italianos até saíram na frente, mas os alemães meteram mais quatro. Até o goleiro Butt marcou! A Juve caiu em casa por 4×1.

4) 1999/00 – Galatasaray 3×2 Milan

O Grupo H da Champions League 99/00 chegava na última rodada com a seguinte formatação:

1º) Chelsea – 8 pts
2º) Hertha – 8 pts
3º) Milan – 6 pts
4º) Galatasaray – 4 pts

Chelsea e Hertha se matariam e bastaria o Milan vencer o Galatasaray na Turquia que ficaria com uma vaga na segunda fase de grupos do torneio. Com Weah, os Rossoneros abriram o placar, mas logo cederam o empate para Capone. Aos 6′ da etapa final, Giunti recolocou o Milan em vantagem e classificava o time italiano para a próxima fase. Mas Sukur, aos 43 minutos e Ümit, de pênalti, aos 45 minutos viraram pro Galatasaray e eliminaram o Milan, que nem pra Copa da Uefa foi…

3) 2003/04 – Lokomotiv Moscow 3×0 Internazionale

A fase de grupos da temporada 2003/04 foi muito desastrosa para a Inter. O time não só não passou de fase, como acumulou alguns tropeços importantes, o mais importante deles ocupará a primeira posição do ranking. Mas naquela temporada, a Inter foi até Moscow e tomou uma sapatada do Lokomotiv por 3×0. A Inter acabou ficando na primeira fase, sendo eliminada pelo próprio Lokomotiv, tendo feito os mesmos 8 pontos do time russo, mas com o curioso saldo de -3.

2) 1996/97 – Milan 1×2 Rosenborg

Era a última rodada do Grupo D da edição 96/97 da Champions League. A única equipe classificada era o Porto, que já tinha seus 13 pontos e a liderança garantida. Milan, com 7 pontos e Rosenborg, com 6, fariam no San Siro o jogo que definiria o segundo classificado. Parada mole pros Rossoneros! Nada disso. Com gols de Brattbakk e Heggem, o RBK venceu o Milan por 2×1 e se classificou, calando as quase 30 mil pessoas que foram ao San Siro.

1) 2003/2004 – Internazionale 1×5 Arsenal

Esse primeiro lugar pode até gerar algumas controvérsias, afinal, perder pro Invincible Arsenal naquela época era normal. Mas as circunstâncias me fizeram colocar esse jogo como vexame. Primeiro, tomar cinco em casa é demais pra minha cabeça. Segundo, no jogo do primeiro turno, a Inter havia vencido o Arsenal por 3×0 sem grandes dificuldades, ou seja, o 5×1 surpreendeu muito. Na última rodada, aparentemente “baleada” após a porrada desferida pelo Arsenal, a Inter ficou no 1×1 com o Dynamo de Kiev e foi eliminada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s