Perda prejudicial

Schweinsteiger deixou o campo contundido contra o Napoli (Dennis Brosda)

O meio-campo formado pro Tymoshchuk/Luís Gustavo, Schweinsteiger, Kroos, Müller e Ribéry talvez seja o melhor da Alemanha. Técnicos e entrosados, esses cinco meio campistas do Bayern de Munich formam a espinha dorsal da equipe.

A grande característica que faz com que esse meio campo seja muito forte, esteja no grande entendimento que a dupla Toni Kroos e Bastian Schweinsteiger tem dentro de campo. Jogadores de características semelhantes, ambos conseguem unir as suas habilidades com trocas de posicionamentos, aproximação e avanços precisos ao campo de ataque.

Mas justamente no momento em que o Bayern começa a flertar com a irregularidade – após início avassalador, os bávaros já empataram com Hoffenheim e Napoli, perderam pro Hannover e quase entregaram uma vitória certa pro time italiano citado anteriormente -, o time perde uma peça importante: Schweinsteiger.

O camisa número 31 contundiu a clavícula durante a partida de ontem contra o Napoli e ficará de fora até 2012. Um problema e tanto para o técnico Jupp Heynckes, que não tem um substituto à altura para o jogador.

A princípio, o veterano treinador deverá fazer o mesmo que foi feito durante a segunda etapa contra o time italiano e utilizar a dupla Tymoshchuk e Luís Gustavo na cabeça de área, mas a diferença do volante brasileiro pro alemão ficará nítida.

Schweini é técnico, bom chutador, em outras palavras, é um meia armador que joga recuado. Luís Gustavo é primeiro volante, mas devido a seu bom passe e avanço, pode jogar mais à frente, porém, seus avanços acontecem mais no sistema elemento surpresa, enquanto Schweinsteiger de surpresa não tem nada, ele sempre está no campo ofensivo.

Outra opção é Danijel Pranjic, mas o holandês não tem muita moral com Juup Heynckes – não dá pra reclamar do treinador… – e dá pra o considerar carta fora do baralho.

O normal seria o recuo de Toni Kroos. O camisa número 39 jogou boa parte da última temporada nessa função e tem as mesmas características de Schweinsteiger, ou seja, não vai sentir problemas em jogar por lá. A grande dúvida é: vale à pena tirar Kroos da armação do time?

É uma dúvida e tanto!

Ele tem se saído bem por lá e tem feito partidas convincentes pelos bávaros. Claro que o apoio de Schweinsteiger é um fator que acrescentou bastante para a elevação de seu futebol, mas obviamente não foi só isso que fez as suas atuações melhorarem. Creio eu que o teste seja válido. Sem falar que as opções pra meia ofensiva sejam mais numerosas.

Juup Heynckes pode colocar Alaba, fazendo com que Müller ou Ribéry joguem centralizados. O mesmo pode acontecer caso entre Olic. Sem falar de Robben, que breve deve retornar. Sempre lembrando que essas alternativas surgiram no caso de Kroos ser recuado pra função de Schweinsteiger.

Mas a grande conclusão que pode-se tirar do assunto é que mesmo tendo um time bem arrumado e muito forte técnica e taticamente, o elenco do Bayern não é tão numeroso assim. Claro que ter um reserva a altura de Schweinsteiger é difícil de encontrar, mas basta ver que além de Schweini, o único jogador que pode jogar de segundo volante na equipe com uma eficiência parecida com a do camisa 31 é Toni Kroos, que está jogando como meia armador. E se você tirar Kroos da função de armação, não terá mais ninguém capaz de armar o jogo, apenas jogadores que quebram um galho por ali.

Na Champions League, o problema não é tão grande, mas na Bundesliga, pode ser a chance que times como Borussia Dortmund e Schalke 04 queriam para poder se aproximar do Bayern. No meio tempo que Heynckes pode levar para encontrar o substituto para Schweinsteiger, a dupla do Vale do Ruhr pode se aproximar e conseguir pontos preciosos na luta pelo título.

Agora Juup Heynckes que se vire! Ele terá que arrumar um substituto para Schweinsteiger – uma tarefa bem difícil -, dar um jeito de não desarrumar a equipe tentanto completar a primeira missão e ainda fazer com que alguns jogadores não caiam de rendimento pelo simples motivo de não ter Schweini em campo.

Juup Heynckes teve de ver um de seus principais jogadores sair de maca (DPA)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s