Pobre Adler

As lesões vão atrapalhando a carreira de René Adler (Reuters)

No dia 4 de maio de 2010, houve o anúncio que devido a uma lesão na costela, o goleiro do Bayer Leverkusen, René Adler, ficaria de fora da Copa do Mundo que seria disputada naquele mesmo ano, na África do Sul. O arqueiro do Leverkusen já havia sido escolhido pelo treinador Jogi Löw como titular da Nationalelf na Copa do Mundo. Segundo o próprio Adler, a decisão de não jogar o torneio foi “uma das mais difíceis de sua vida”.

De lá pra cá, sua carreira passou por muitos altos e baixos… Mais baixos do que altos.

Na temporada passada, dá até para dizer que o saldo foi positivo. Adler atuou na maioria das partidas do Bayer Leverkusen, mas sem mostrar o brilhantismo de outrora. Ele foi bem, mas poderia ter jogado melhor.

Na atual temporada, tudo foi por água abaixo. Adler já começou machucado e com o Leverkusen sem goleiros – Fabian Giefer e David Yelldell também estavam contundidos -, um novo jogador para a posição precisou ser contratado. A solução foi Bernd Leno, jovem de 19 anos e que estava no time B do Stuttgart.

Por incrível que pareça, Leno teve grandes atuações e foi um dos poucos que se salvou no início confuso do Bayer Leverkusen. O presidente, Wolfgang Holzhäuzer e o diretor esportivo, Rudi Völler tentaram de todos os jeitos trazer Leno em definitivo. O Stuttgart batia o pé e não cedia. O diretor de futebol dos Suábios, Fredi Bobic chegou a dizer após a primeira proposta do Leverkusen que era “uma oferta que não merecia ser mencionada”. Eis que nesta quarta-feira (30), o Leverkusen anunciou que comprou os direitos de Bernd Leno por 7,5 milhões de euros.

Enquanto isso, no estaleiro do próprio Leverkusen, René Adler fica esquecido…

Leno é Leverkusen! (Bayer04.de)

Não dá para criticar a diretoria do Bayer Leverkusen, que mesmo tendo um grande goleiro como Adler, foi atrás de uma jóia como Leno. Adler tem um histórico preocupante de lesões. Não me surpreenderia se daqui à alguns anos, ele anunciasse uma precoce aposentadoria. O Leverkusen fez bem em ir atrás de Leno.

A preocupação fica com René Adler. O que será de seu futuro?

Dúvido que ele tenha um “poder” parecido com o de Michael Ballack, que “force” Robin Dutt a escalá-lo. Adler também não tem este estilo autoritário.

Já chegaram a cogitar sua ida para o Schalke…

Quem sabe saia da Alemanha….

É um mistério!

Se pudesse fazer uma aposta em seu futuro, não daria mais de um ano de Adler no Leverkusen. Talvez não saia na janela de transferência no meio de temporada, mas ficará difícil ele permanecer nos Aspirinas para a próxima temporada. A não ser que Adler ponha fé em seu taco, confiando de que poderá tirar Leno dos 11 preferidos de Robin Dutt. Isso é muito difícil. Mais do que todos, o goleiro precisa de ritmo de jogo, adaptação, tempo de bola, enfim, precisa ter um costume com a posição. E pra isso, o goleiro precisa jogar.

Chegará um determinado momento em que René Adler terá de decidir entre ficar no Leverkusen e brigar por posição ou ir para um outro clube e já chegar como titular. É uma decisão que ficará interligada com seu futuro na Seleção Alemã. Sua série de lesões surge no exato momento em que goleiros como Zieler, ter Stegen e o próprio Leno começam a garimpar espaço na Nationalelf.

Outro detalhe que me faz crer que René Adler sairá do Bayer Leverkusen é seu contrato. Ele irá se expirar no dia 30 de junho de 2012. Ou os Aspirinas o liberam de graça na próxima temporada ou arranjam uns “cascalhos” agora, vendo Adler. Acho muito difícil que seu contrato seja renovado.

Adler tem um árduo caminho para frente, mas terá de dar um passo de cada vez e o primeiro desses passos é se recuperar completamente da lesão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s