Gladbach x Bayern – A hegemonia dos anos 70

A Bundesliga será reiniciada nesta sexta-feira. E logo de cara, um jogaço: Borussia Monchengladbach x Bayern. Ambas as equipes estão na parte de cima da tabela e procuram começar bem o 2º turno para manterem o sonho de erguer a Salva de Prata.

Mas ao ver o Gladbach lutando pelo título alemão, não tem como fazer surgir na cabeça dos mais antigos torcedores do clube, as lembranças da época em que os Potros lutavam pela hegemonia nacional. Isso foi nos anos 70!

Aliás, naquela década, após cada início de temporada, uma coisa era certa: o título ficaria com o Gladbach ou com o Bayern. Da temporada 1969/70 até a temporada 1979/80, nove títulos foram divididos entre Potros e Bávaros.

Aproveitando que o jogo desta sexta-feira trará um flashback aos torcedores, decidi “desenterrar” um jogo histórico entre essas duas equipes e que provavelmente decidiu a Bundesliga daquela temporada.

A temporada em questão é a 1970/71. Bayern e Gladbach disputavam ponto a ponto o título alemão. Antes da realização da 27ª rodada, Bávaros e Potros dividiam a liderança do campeonato com 34 pontos, mas o Bayern – com uma partida a menos – levava vantagem nos critérios de desempate. O Gladbach precisava vencer não só para abrir dois pontos – na época, vitória valia apenas dois pontos -, mas também precisava derrotar o Bayern pra ficar com a “liderança real”, que no caso, valeria quando os Bávaros fizessem seu jogo a menos.

O jogo realizado no Bökelbergstadion – válido pela 23ª rodada, mas removido para ser disputado na mesma época da 27ª rodada – foi completamente decisivo para o andamento do campeonato. O Gladbach venceu por 3×1, com gols de Netzer, le Frevre e Laumen e graças ao tropeço que o Bayern já sofrera dias antes diante do Kaiserslautern, assumia a ponta da tabela com 36 pontos, dois de vantagem pros Bávaros.

Pra serviço de informação, o Gladbach seguiu na liderança, viu o Bayern empatar em pontos e ultrapassar no saldo na penúltima rodada. Só que no último jogo do campeonato, os Bávaros perderam fora de casa para o Duisburg, enquanto os Potros derrotaram o Eintracht Frankfurt e se sagraram bi-campeões alemães.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s