h1

O Jogo da Década

5 de abril de 2012

Para começo de conversa, o título do post nem seria este. Eu teria mais ousadia e diria que o duelo destacado será “O jogo do século”, mas como bom zagueiro que sou – ??? -, tenho um pouco de cautela e digo que Bayern x Real Madrid será o “Jogo da Década”.

E por que penso assim?

Ora, um duelo que bota frente a frente times do calibre de Bayern de Munich e Real Madrid em um campeonato como a UEFA Champions League por si só já é algo de outro mundo, mas a temporada de ambas as equipes dão impressões ainda maiores de que será um duelo marcante para a história da competição.

O Real Madrid de José Mourinho vai encaminhando a conquista da liga espanhola e na Champions League deixou CSKA Moscow e APOEL pelo caminho sem grandes dificuldades.

Cristiano Ronaldo tem em jogadores como Kaká, a ajuda para decidir (Reuters)

Cristiano Ronaldo tem sido o grande nome do time, batendo recordes atrás de recordes, mostrando que “pipoqueiro é a vó!”. O português só está abaixo de Messi e olhe lá, depende do ponto de vista. O argentino demonstra em campo mais genialidade, enquanto o gajo parece ter recursos ofensivos ilimitados. São dois craques, é inegável.

O Real também tem um bom conjunto, dando um excelente cartel de coadjuvantes para Ronaldo, como Dí Maria, Benzema, Kaká e Özil.

O Bayern parece viver o contrário. Não há uma estrela em destaque e vários bons coadjuvantes a seu redor, mas sim diversos nomes destacados e poucos figurantes.

Os jogadores mais chamativos dos bávaros são Arjen Robben e Franck Ribéry – a dupla Robbéry -, mas se olharmos de forma mais ampla, poderemos notar que Mário Gomez já decidiu uma dúzia de jogos, assim como Kroos e Schweinsteiger. Os coadjuvantes do Bayern são os homens responsáveis pelo trabalho sujo, como Philipp Lahm e Luís Gustavo.

O que parece desequilibrar o duelo em favor dos espanhóis é a defesa. Mas isso se dá pelos nomes e não pelos números. Uma zaga formada por Holger Badstuber e Jérôme Boateng não é muito confiável, mas foram apenas 18 gols sofridos. E um número desses num campeonato como a Bundesliga – conhecida pelos jogos abertos e cheios de gols – deve ser muito valorizado.

Mas uma coisa é certa: o Campeonato Alemão tem vários bons atacantes, a maioria em conjunto, capaz de marcar mais de 18 gols no Bayern, mas nenhum tem o nível do Cristiano Ronaldo. Anular o “Gerd bom” é uma coisa, mas impedir que o Gajo ótimo faça estragos é outra bem diferente. A história muda totalmente de contexto com isso.

Contexto: tai um ponto que acho que acrescenta demais a minha “tese” deste ser o jogo da década.

A dupla Robbéry vem se entendendo nos jogos recentes (Reuters)

Não há uma longa história recente de duelos entre bávaros e madridistas. Essa faixa da UEFA Champions League poderá ser escrita a partir destes confrontos, pois não há uma rivalidade antiga.

É óbvio que existir uma rusga entre os times é bom para “climatizar” o confronto, mas sem ela, o foco não muda, todos querem o jogo. É diferente de Barcelona x Chelsea, por exemplo, onde existe um sentimento revanchista de 2009. Vai ser difícil ver alguém não se lembrar daquele jogo. Mas em Bayern x Madrid, o foco vai ser a partida e nada mais.

Para mim, nem aquele interminável rali entre Barça e Real no ano passado se iguala a esta partida. Os insistentes duelos entre catalães e madridistas chegou a encher o saco de muitos, isso é fato. Alguns não agüentavam mais ver uns vangloriando o Barcelona, outros criticando a arbitragem, etc..

É um gigante duelo, sem dúvida, o Jogo da Década. Dois grandes times, grandes em história, grandes em jogadores, que tem potencial para ultrapassar as fronteiras decimais e protagonizarem um dos grandes duelos do século.

Por que não? É proibido ter jogo histórico atualmente?

One comment

  1. Concordo em quase tudo, salvo ter se esquecido de jogadores como Thomas Muller, Xabi Alonso e Marcelo. bom trabalho.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: