O Novo Bayern Móvel

Com Mário Gomez no ataque, o Bayern tinha garantia de gols, mas não de movimentação. O centro-avante bávaro é o famoso “tanque”: lento, forte, bom no jogo aéreo e ótimo pra transformar as bolas quadradas em gol. Porém, havia um lado contrário. Por não ter tanta mobilidade, Gomez tornava algumas jogadas previsíveis. Os meias sempre iam atrás dele, mas não invertiam os flancos em busca de novas alternativas.

Nesta nova temporada da Bundesliga, Gomez iniciou contundido e Mario Mandžukić, recém contratado, se tornou o substituto. O croata não tem as mesmas características e quando surgiu no Dínamo Zagreb, jogava na linha de meio de campo. É um centro-avante de maior mobilidade e tornou o estilo de jogo do Bayern mais dinâmico e com mais alternativas.

Na importante vitória diante do Schalke 04, Mandžukić não teve grande atuação com a bola nos pés, mas em termos de movimentação, ajudou bastante a fazer o jogo bávaro fluir. Sem Ribéry, o croata teve ao seu lado Müller na esquerda e Robben na direita, além de Kroos jogando mais atrás. Confira abaixo como estava desenhado o ataque do Bayern:

Essa foi a configuração inicial do ataque do Bayern

Mas note também que durante a partida, os ponteiros inverteram:

Acostumado a jogar pela direita, o canhoto Robben foi para a esquerda

Sem a bola, o Bayern passou a adotar uma estratégia que o Borussia Dortmund se acostumou a fazer: o meia central avança, os ponteiros se juntam aos volantes e o time se fecha em duas linhas de quatro. Percebam na imagem abaixo que Kroos fica ao lado de Mandžukić na marcação e que Müller e Robben fecham ao lado de Gustavo e Schweinsteiger:

Note que o Bayern fechava em um 4-4-2

Thomas Müller, que também joga como centro-avante, inverteu sua função com Mandžukić. Isso valeu defensivamente…

Nesse lance, Müller e Mandzukic trocaram de posição

… Quanto ofensivamente, na hora do gol:

Perceba que no lance do gol, Müller é quem irá tabela com Kroos

Nota-se que a aquisição de Mario Mandžukić foi um negócio e tanto do Bayern. O croata dá novas opções ao técnico Jupp Heynckes. E isso não é só no ataque. Em todos os setores do time, os bávaros estão bem representados, com um elenco bem mais “gorducho” do que o anterior. As imagens acima são só representações do que esse time pode render.

Anúncios

Uma resposta em “O Novo Bayern Móvel

  1. Pingback: Verdades e mentiras sobre Guardiola no Bayern « Futebol Europeu Online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s