Ronaldinho e Lucas: Semelhanças na adaptação

Lucas tem chamado a atenção em Paris(Foto: Getty Images)

Lucas tem chamado a atenção em Paris
(Foto: Getty Images)

Lucas deve completar seu oitavo jogo na Europa neste fim de semana. Após cinco partidas pelo Campeonato Francês, uma pela Copa da França – única em que saiu do banco – e a estreia na Liga dos Campeões, o brasileiro já tem seu nome sendo lembrado em diversos pontos do planeta. No Brasil, inclusive, já há quem o trate como jogador “adaptado ao futebol europeu”. Não é bem assim, mas esse assunto será abordado mais à frente.

Sobre Lucas jogar na França, sempre falei que era bom para ele e que, de certa forma, deveríamos compará-lo a Ronaldo, Romário e, principalmente, Ronaldinho na questão da adaptação. Essa trinca de históricos jogadores brasileiros não parou logo em um grande centro europeu, eles passaram por uma liga menor antes de brilhar em um time gigante, no caso dos três, o Barcelona. É bom pra amadurecer, assim, chegam mais prontos para obter destaque nos grandes do continente.

Curioso quanto à adaptação de Lucas e Ronaldinho, revirei os arquivos da LFP, órgão que cuida do Campeonato Francês, e alguns vídeos no YouTube para ver como foram as apresentações de Ronnie quando este chegara ao Paris Saint-Germain. Tenho de admitir que Lucas está se adaptando mais rápido numa rasa comparação.

Luís Fernandez, técnico que teve problemas com Ronaldinho, tentava adaptar o brasileiro de uma forma diferente que a de Ancelotti e o revezava com Alex Dias. Para tomar de exemplo, Ronaldinho, que diferentemente de Lucas, atuou por uma temporada completa, jogou 28 partidas, sendo 19 como titular.

Ronaldinho entrou no lugar de Aloísio em sua estreia

Ronaldinho entrou no lugar de Aloísio em sua estreia

Sua estreia foi no dia 04 de agosto, no empate em 1×1 com o Auxerre no estádio Abbé-Deschamps. Ronaldinho entrou aos 25 minutos do 2º tempo no lugar de Aloísio, tentou alguns dribles e estava com vontade de mostrar serviço, esforço em vão no duelo igualado no marcador. Houve uma agitação poucas vezes vista no campo do AJA, jornalistas de toda França foram cobrir o jogo.

Nos dois compromissos seguintes, contra Sochaux e Monaco, atuou durante 90 minutos. No triunfo diante do Sochaux, Ronaldinho deu uma assistência para Aloísio, o que acabou sendo uma espécie de cartão de visitas para o torcedor parisiense que via sua nova joia em casa pela primeira vez.

As semelhanças entre Lucas e Ronaldinho começam a aparecer no quarto jogo do gaúcho. Ronaldinho entrou na etapa final do confronto contra o Rennes, a partida estava 0x0, até que Jay-Jay Okocha abriu o marcador… Aproveitando passe de Ronaldinho. O tento que fechou o jogo em 3×0 também foi originado do brasileiro, concluído pelo compatriota Aloísio. Lucas, em seu quarto jogo na Ligue 1, também deu duas assistências, foi no 4×0 sobre o Toulouse.

Outra semelhança está na primeira participação internacional: o sétimo jogo de ambos com a camisa parisiense foi em um torneio UEFA, Lucas contra o Valencia na Liga dos Campeões e Ronaldinho contra o Rapid Bucareste na Copa UEFA.

Já para tomar de exemplo para o futuro, Ronaldinho Gaúcho marcou pela primeira vez com a camisa do PSG em seu décimo jogo, no empate em 2×2 com o Lyon. O tento anotado pelo brasileiro foi de pênalti. Quatro dias depois, vieram seus primeiros dois gols internacionais, na goleada por 4×0 sobre o Rapid Viena, seu terceiro duelo internacional.

A adaptação de Ronaldinho foi paciente. Ele foi titular na maioria dos jogos, mas Luís Fernandez hesitava em coloca-lo em duelos mais importantes e em clássicos, isso na sua primeira temporada europeia, 2001/2002. Ainda assim, o saldo foi positivo, com nove gols marcados.

Na temporada seguinte, a última em Paris, Ronaldinho marcou um gol a menos, mas participou de 27 jogos, sendo 20 como titular e ainda teve atuações antológicas nas duas vitórias sobre o Marseille e na derrota para o Guingamp de Drogba e Malouda, 3×2.

Lucas, mesmo mais jovem que Ronaldinho na época, está se adaptando mais rápido. Há de se destacar as mudanças do futebol de lá pra cá e as funções diferentes exercidas por ambos. Em 2001/02, Ronaldinho atuava atrás do centroavante, sem ser exatamente um meia, mas sim um segundo atacante, flutuando por todas as partes do campo. Lucas tem ficado mais fixo na direita, porém, vindo por dentro.

Vale salientar que o atual camisa 29 do PSG tem encontrado dificuldades em furar as marcações adversárias. Lucas, diferentemente do que era visto no São Paulo, não entra em diagonal próximo da área, mas sim pela intermediária, o que faz com que esses avanços se concluam em passes e não finalizações. Esse é um ponto que mostra que sua adaptação ainda não está 100% concluída.

O desafio maior para Lucas começa a vir a partir do final de fevereiro, na 26ª rodada do Campeonato Francês, em um clássico que obrigará o Marseille a vencer para se manter com chances de título. Após esse duelo, o PSG encara o mesmo OM pela Copa da França e ainda enfrentará Saint-Étienne, Montpellier, Rennes e Nice até abril, todos os times com ambições na Ligue 1. Sem falar dos jogos da UEFA Champions League.

É precipitado falar que Lucas já está adaptado ao futebol europeu. É jovem, vem no embalo da torcida e da imprensa, é normal estar animado, mas agora virão os grandes jogos e o momento pelo qual Nasser Al-Khelaifi aguarda desde que comprou o clube, a hora de erguer troféus. Ronaldinho não embarcou em um projeto tão ambicioso quanto esse, ainda assim, gravou seu nome em Paris nos grandes jogos. Falta Lucas fazer isso.

Archives PSG

Uma resposta em “Ronaldinho e Lucas: Semelhanças na adaptação

  1. com todo respeito ,mais os times do campeonato francês são fracos,os times médios nem se falam,o olympique está brigando na ponta também é fraco,e o valência que o psg enfrentou é fraco,não é como antes,o psg ainda não enfrentou time forte,só depois disso pra saber como lucas vai!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s