Pequenino Croix, da 5ª divisão, disputa derby inédito contra gigante do norte

Foto: Reprodução - Separados por 8 km, Croix e Lille se enfrentarão na Copa da França

Foto: Reprodução – Separados por 8 km, Croix e Lille se enfrentarão na Copa da França

Que a Copa da França proporciona histórias fantásticas e que demonstram que o futebol europeu tem, sim, suas raízes humildes, todos sabemos. Percursos de clubes como Quevilly e Epinal em temporadas recentes não me deixam enganar. Na próxima terça-feira, no norte do país, teremos outras dessas histórias.

O Iris Club de Croix, equipe localizada na pequena comunidade, de apenas 20 mil habitantes, chamada de Croix, no município de Lille, chegou a impensável fase de 16avos de final da Copa da França. Neste estágio da competição, o adversário será justamente o Lille OSC, maior clube da região e campeão francês em 2011.

Apenas 8 km separam os dois clubes e o confronto regional será deveras marcante para o nanico Croix. Líder do grupo B da CFA 2 (equivalente a 5ª divisão) e invicto na temporada, eles terão uma oportunidade única de enfrentar um dos principais times do país e que semanas atrás segurou o Paris Saint-Germain na capital.

Mais do que isso, o Croix observa esse jogo como uma fonte de renda. O pequeno Stade Henri-Seigneur, de gramado sintético e com capacidade para apenas duas mil pessoas, será resguardado e o clube ressuscitará um local de marcantes lembranças para os torcedores do adversário em questão, o Lille: a partida da próxima terça-feira será jogada no Stade Lille Metrópole, antiga casa dos Dogues.

Foi neste estádio que o Lille ganhou o Campeonato Francês em 2011, fez boa parte de suas campanhas em copas e recebeu adversários importantes em torneios UEFA, como foi o Liverpool na Liga Europa de 2010 e a Inter de Milão na Liga dos Campeões em 2011.

Como hoje o LOSC usa o moderno Stade Pierre-Mauroy, o antigo estádio, que fora inaugurado em 1976, ficou relegado a competições de atletismo, jogos dos times de base do Lille, além de partidas de rúgbi do Lille Metrópole Rugby.

Foto: Stadium LM - Para este jogo, o Stadium Lille Metrópole será utilizado

Foto: Stadium LM – Para este jogo, o Stadium Lille Metrópole será utilizado

Durante algumas semanas, até sugeriram a realização da partida no Stade Pierre-Mauroy, mas o Croix preferiu exercer seu mando em outro estádio. Sempre é bom lembrar que os mandos de campo na Copa da França funcionam da seguinte maneira: se o confronto envolve times que tem duas divisões de diferença, o time da divisão inferior tem o mando. Algo diferente disso passa para sorteio.

Equilíbrio no orçamento

Patrice Weynants, presidente do Croix, acredita que possa equilibrar o orçamento do clube com essa partida no Lille Metrópole. “Se conseguirmos 60 ou 70 mil euros para equilibrar o orçamento e acertar as contas do fim do mês, nos será bem vindo”, declarou em entrevista ao canal France 3. A única preocupação do presidente está em cima do gramado, já que o estádio tem sido palco de jogos de rúgbi.

Segundo o Google Maps, a distância entre os dois estádios é de pouco mais de 7 km, por isso, não deverá afetar tanto para o torcedor do Croix.

É uma oportunidade única para o clube do norte. Fundado em 1952, o Croix nunca avançou da quinta divisão e não tem grandes feitos em sua história. O grande título foi a divisão regional Nord-Pas-de-Calais Honneur, da 6ª divisão, em 2011 e que lhe colocou na 5ª divisão.

O momento em que mais apareceu na mídia francesa foi quando o seu atleta Geoffrey Cabaye, irmão de Yohan Cabaye (jogador do Newcastle e da Seleção Francesa) foi convocado pra seleção vietnamita.

Apesar disso, o Croix é um clube que podemos chamar de “arrumado”. Possui time reserva disputando divisões inferiores, equipe de veteranos jogando copas distritais e ainda conta com categorias de base com times do sub-9 ao sub-19.

Mas eles sonham alto nesta temporada. Além de liderarem a chave em que estão na 5ª divisão, o Croix é o único time invicto do grupo, com dez vitórias e dois empates. Em outras palavras: o Croix não perdeu na temporada, já que os duelos da Copa da França são em jogos únicos. Aliás, na Copa, eliminaram o Neiges Le Havre, o Lilas e o Saint-Armand, todos os clubes de divisões abaixo da 5ª. O Lille será o primeiro time “de cima” a cruzar o caminho do Croix.

É difícil imaginar que possa ir longe na Copa da França, mas não custa sonhar. Estamos falando da Copa da França, a copa dos feitos impossíveis. A copa em que um time do naipe do Quevilly conseguiu disputar uma decisão frente o poderoso Lyon. Por que não, Croix?

>> Leia também: relato de outro derby do norte, esse entre Croix e Wasquehal (em inglês);

2 respostas em “Pequenino Croix, da 5ª divisão, disputa derby inédito contra gigante do norte

  1. Bom dia

    Me chamo Tatiana e trabalho em uma agência de Marketing Digital. Meu trabalho é buscar blogs com conteúdo interessante e único para participar de uma campanha editorial no Brasil. Seu trabalho seria escrever um post sobre a Copa do Mundo no Brasil. Se está interessado por favor entre em contato comigo.

  2. Pingback: iG Colunistas – Le Blog du Foot Futebol francês » Copa da França viu Montpellier desbancar PSG, a dor de Falcao e a ironia com Giuly

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s