Sem Falcao, Monaco tem aproveitamento melhor do que com ele em campo

Foto: L'Equipe - Falcao deverá perder o restante da temporada

Foto: L’Equipe – Falcao deverá perder o restante da temporada

Com Falcao García lesionado e, provavelmente, fora da temporada e também da Copa do Mundo, o Monaco precisará aprender a jogar sem o atacante colombiano… Ou será que já aprendeu?

Entre o final de novembro e início de dezembro, El Tigre se lesionou e desfalcou o time do Principado em quatro jogos. Porém, a ausência não foi sentida e o Monaco venceu as quatro partidas sem nem sofrer gols. Contra o Marseille, neste último dia 26, o ASM iniciou a longa jornada sem Falcao e começou em grande estilo, com mais um triunfo.

Com esses cinco jogos, mais uma partida da Copa da Liga em que não participou, constata-se que os monegascos chegaram a impressionantes 83,3% de aproveitamento, com média de 1,66 gols marcados por jogo. Tendo o colombiano em campo, o Monaco tem 68,4% de aproveitamento e média de 1,68 gols por jogo.

Em dados gerais, foram seis partidas sem Falcao, com cinco vitórias e uma derrota, além de 10 gols marcados e somente um sofrido. Com o atacante entre os jogadores utilizados, foram 19 jogos, 11 vitórias, seis empates e duas derrotas, com 32 gols marcados (11 de Falcao) e 16 sofridos.

Até mesmo nos últimos seis jogos com Falcao o desempenho não iguala as seis partidas sem ele. Foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, com 11 gols marcados (apenas dois do colombiano) e cinco sofridos, dando 72,2% de aproveitamento.

Ligue 1

Se formos trazer estes dados apenas para o Campeonato Francês, chegaremos à outra surpreendente conclusão: o Monaco tem 100% de aproveitamento sem Falcao. Foram cinco jogos, cinco vitórias, 10 gols marcados e nenhum sofrido.

E nas últimas cinco aparições do colombiano na Ligue 1, mais queda. Foram dois triunfos, dois empates e um revés, totalizando 53,3% de aproveitamento. O que faz com esses dados contrastem com os das últimas seis partidas gerais é que ele disputou duas partidas da Copa da França, ambas com times de divisões inferiores.

Dá conta?

Foto: Reprodução - Rivière fez a maioria de seus gols sem Falcao em campo

Foto: Reprodução – Rivière fez a maioria de seus gols sem Falcao em campo

Curiosamente, o contestado Emmanuel Rivière, autor de 11 gols na temporada, fez a maioria de seus gols sem Falcao em campo. Contra Nice, Ajaccio e Marseille, ele balançou as redes uma vez cada, sendo que o colombiano estava lesionado em todas as ocasiões. Contra o Marseille, no 1º turno, Rivière substituiu o Tigre aos 28 minutos da etapa final e deu o tento da vitória monegasca cinco minutos depois. Contra o Monts, na Copa da França, houve a mesma alteração (motivada pela atual lesão do colombiano) e o camisa 29 marcou duas vezes.

Em números gerais, seis dos 11 gols de Rivière foram sem Falcao García em campo.

Mas será que ele dá conta? Vale ressaltar que esta é a temporada mais prolífera em gols para ele. Anteriormente, a temporada com maior número de gols foi a temporada 2009/10, quando fez 10 gols, na época vestindo a camisa do Saint-Étienne.

A diferença de pontos pro PSG no Campeonato Francês já caiu para três pontos, e 15 destes pontos foram somados sem a presença de Falcao García entre os relacionados. Será o colombiano tão primordial assim para a campanha monegasca? Eu acredito que isto seja só uma fase (sombria de Falcao e iluminada de Rivière), mas só o futuro nos trará a resposta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s