h1

Quem serão os 23 de Deschamps?

11 de maio de 2014
Foto: FFF - Deschamps anunciará uma lista de 30 jogadores na próxima terça (13)

Foto: FFF – Deschamps anunciará uma lista de 30 jogadores na próxima terça (13)

A próxima terça-feira (13) será decisiva para a Seleção Francesa. Será neste dia que o técnico Didier Deschamps anunciará a lista com 30 atletas pré-selecionados para defender a França durante a Copa do Mundo deste ano.

O objetivo principal de DD é fazer os Bleus recuperarem a moral perdida desde o Mundial de 2006. De lá para cá, os franceses acumularam vexames nas Eurocopas de 2008 e 2012 e deixaram a última Copa do Mundo de forma vergonhosa com uma rebelião do elenco contra o técnico Raymond Domenech.

Atualmente a história é outra. Apesar de atletas como Franck Ribéry, Patrice Evra e Hugo Lloris permanecerem no elenco, o plantel de 2014 conta com jovens valores como Paul Pogba, Antoine Griezmann e Raphäel Varane, com meias em ótima fase (Blaise Matuidi e Yohan Cabaye) e com Benzema finalmente podendo jogar a primeira Copa, após desavenças com Domenech em 2010.

Mas ainda restam algumas dúvidas para DD. Quem será o terceiro goleiro? E a defesa já está definida? Apenas dois centroavantes serão convocados? E Griezmann, citado anteriormente, ganhou uma vaga com apenas um jogo?

Diante disso, acionei alguns fanáticos pela seleção francesa para tentar prever a convocação de terça-feira. Filipe Papini, Flávio Botelho e Vinícius Ramos, trio integrante de Le Podcast du Foot, recebeu uma lista de atletas selecionáveis e ranquearam a chance de convocação ou não.

O sistema de votação é por notas de 1 a 4. Entenda o que cada valor significa:

1 – Sem chances de ser convocado;

2 – Têm chances, mas a presença é incerta;

3 – Entre as dúvidas de DD, é um dos primeiros que pode ser lembrado para sana-la;

4 – Já está garantido na Copa do Mundo;

Além disso, o trio de especialistas apontará uma carta na manga de Deschamps. Este jogador é alguém pouco cotado ou até mesmo descartado por imprensa e torcida, mas que pode surgir em cima da hora.

Sem mais delongas, vamos aos pitacos de Filipe Papini, Flávio Botelho e Vinícius Ramos:

GOLEIROS

Goleiros

LATERAIS-DIREITO

Laterais-Direitos

LATERAIS-ESQUERDO

Laterais-Esquerdos

ZAGUEIROS
Zagueiro 2

Zagueiro

VOLANTES

Volante

Volante2

MEIASMeias1

meias2

ATACANTES

Atacantes2

Atacantes

Carta na manga – Filipe Papini

Não vou citar somente um, mas uma pequena lista e falar rapidamente sobre. Eu acho que na lateral ainda pode pintar um cara, além do Evra. Talvez Trémoulinas ou Kurzawa, que fazem ótimas temporadas, ao invés do Digne, que é banco. Na zaga, Mexès talvez seja lembrado pela experiência e por jogar em um time de ponta da Europa. Na frente, vejo somente Giroud, Benzema, Valbuena e Ribéry como nomes certos. Não me espantaria se aparecessem caras como Cabella, Thauvin, Ben Arfa (se prometer ficar quietinho) e até mesmo o Brandão… Quem sabe?!

Carta na manga – Vinícius Ramos

Alexandre Lacazette é mais um jovem da excelente base do Lyon. Sempre foi destaque na base francesa, mas só conseguiu se sobressair entre os profissionais nesta temporada pelo OL. Com 22 anos, corria o risco de ser mais uma “eterna promessa”, mas este parece ter sido o ano de afirmação de Lacazette, que conseguiu ser convocado pela primeira vez para a seleção principal (amistosos contra Uruguai e Brasil) em 2013. Apesar de não ter sido chamado novamente, pode ser a carta na manga de DD, caso ocorra um imprevisto.

Análises da convocação:

Filipe Papini: Dentre todas as seleções que vão pra Copa, a França, definitivamente, é uma daquelas que possui um dos maiores carteis de jogadores à disposição. Deschamps tem ótimos nomes nas mãos – inclusive de jogadores que são capazes de desequilibrar uma partida, como Ribéry, Benzema e Pogba, por exemplo. A questão é saber domar esse elenco, que desde muito tempo, e com outros dois treinadores, pipocaram na hora de competições internacionais importantes. É hora de mostrar quem é o verdadeiro dono do boné dentro do vestiário.

Vinícius Ramos: Deschamps ainda não tem o grupo pronto e isso ficou claro na decisão de treinar com 30 jogadores até a data limite. Pela dificuldade em se classificar nas Eliminatórias, DD acabou convocando muita gente e mostrou ainda ter dúvidas no amistoso diante da Holanda, em fevereiro, quando testou como titulares jogadores como Mangala e Griezmann, e ambos agradaram, o que pode fazer um medalhão sobrar no grupo.

Flávio Botelho: Didier Deschamps já tem o sistema defensivo praticamente definido e montado. A grande dor de cabeça será do meio de campo para frente. Griezmann, Payet, Nasri e Grenier brigam por duas, talvez até uma vaga no meio ofensivo, se DD optar por levar mais um volante ou um atacante. Payet e Nasri fizeram temporadas medianas, Grenier brilhou no início de temporada, mas decaiu ao longo dela, e Griezmann surge como um candidato a surpresa. Já no ataque, a dúvida recai sobre quem levar da dupla de ataque do Lyon: Gomis ou Lacazette, que fizeram um excelente segundo turno na Ligue 1. Gignac também ressurgiu das cinzas, e tem a seu favor o fato de já ter sido treinado por DD.

Portanto, se fizermos uma média das opiniões, a lista final de Deschamps seria a seguinte:

Goleiros: Hugo Lloris, Steve Mandanda e Stéphane Ruffier

Laterais: Mathieu Debuchy, Bacary Sagna, Patrice Evra, Lucas Digne/Gaël Clichy

Zagueiros: Mamadou Sakho, Raphaël Varane, Laurent Koscielny e Eric Abidal

Volantes: Yohan Cabaye, Paul Pogba, Blaise Matuidi, Rio Mavuba/Moussa Sissoko

Meias: Franck Ribéry, Mathieu Valbuena, Antoine Griezmann, Samir Nasri e Clément Grenier

Atacantes: Olivier Giroud, Karim Benzema e Loïc Remy

E vocês apostam em quem na convocação?

One comment

  1. Não concordo que a França fez um vexatório campeonato europeu de 2012, pois a equipe eliminou a anfitriã Ucrânia e empatou com a Inglaterra, mesmo não oferecendo resistência contra a Espanha nas quartas, e ficando aquém de seu futebol e de sua história…



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: